Eu costumo dizer que comunicação é o principal elo entre as pessoas. Sem comunicação, não há relacionamento, pois qualquer relação pessoal, social ou profissional na qual a comunicação for falha tende a fracassar.

O elo tende a se enfraquecer e, posteriormente, a se romper, pelo simples fato das partes envolvidas não se comunicarem adequadamente ou sequer mostrarem vontade de se comunicar. Tanto é que, de cada dez empresas que visito pela Ponte ao Futuro, dez afirmam que comunicação é um dos maiores desafios com o qual os líderes precisar trabalhar no dia-a-dia.

Eu vejo o quanto as empresas têm investido em treinamentos e ferramentas com o objetivo melhorar a comunicação, mas muitas vezes estes esforços acabam não tendo o retorno esperado. 

E acredito que parte do problema da comunicação é justamente o fato de ela ser considerada uma arte. A comunicação é algo tão antigo quanto o ser humano. Sempre nos comunicamos e grande parte do nosso sucesso evolutivo se deve à nossa capacidade de comunicação.

Mas, quando afirmamos que comunicar-se bem é uma arte, estamos “romantizando” um processo que deveria ser natural para nós. Ao falarmos em arte, logo lembramos da pintura, escultura, música, literatura, interpretação, entre várias outras artes que conhecemos e admiramos. Olhamos para um artista com a admiração de quem olha para alguém que nasceu com o dom de expressar-se por meio da sua arte.

Assim, afirmamos de forma inconsciente que a boa comunicação é para poucos, pois, se a comunicação é uma arte, passamos a acreditar que para nos comunicarmos bem precisamos ter o dom digno dos artistas.

Talvez a comunicação seja mesmo uma arte… Digo isso porque o bom comunicador precisa ser um artista no sentido literal da palavra. Precisa partir de uma ideia ou conceito, escolher os materiais ou a forma adequada de expressar sua arte, investir tempo para criar a comunicação e ter a certeza de que a sua obra, ou melhor, a sua mensagem, poderá será vista ou ouvida de forma diferente. Tudo dependendo de quem a ouve e interpreta.

Mas, acho que podemos aprender tudo o que desejamos!

Em se tratando de comunicação, já é sabido que estamos falando de um processo que envolve:

  • O emissor;
  • O receptor;
  • A mensagem;
  • O meio;
  • E o feedback.

A mensagem é transmitida por meio de um canal (oral, visual, digital, etc.) do ponto A para o ponto B. A mensagem é interpretada e recebemos, em seguida, o retorno do que emitimos.

O processo é simples e, já que é um processo, pode ser aprendido. Para que este processo seja aprendido é preciso entender como ele funciona e, principalmente, desmistificar o fato de a comunicação seja uma arte exclusiva para poucos.

Claro que há bons comunicadores, que talvez tenham nascido com o dom de se comunicarem bem, assim como há pessoas que nasceram com talentos para habilidades específicas, como jogar futebol. Só que nem todo jogador de futebol é craque.

O craque pertence a uma parcela muito pequena do universo de jogadores.

Os demais são pessoas que se dedicaram a aprender o processo de jogar futebol. Treinam e se dedicam diariamente para exercerem o seu ofício. Se o jogador entende o processo e se dedica, aprende. Então, tenho certeza que, se entendermos o processo de comunicação e nos dedicarmos a ele, logo dominaremos a “arte” de nos comunicarmos bem.

Participe da discussão

3 comentários

  1. Tenho essa dificuldade: me comunicar e vc está certíssimo quando diz que é falta de estudo,ler, investir mais em si mesmo, excelente leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *