• 2ª Temporada
  • Grandes Lições em Pequenas Frases

  • A segunda temporada foi bem diferente. Eu sempre fui um frasista – uma pessoa que gosta daquelas frases clássicas, de grandes pensadores, que nos ensinam muitas coisas em poucas palavras. E foi justamente essa a inspiração para a segunda temporada: quais são as grandes lições que estão contidas nas pequenas frases que foram faladas ao longo dos séculos por pessoas muito importantes para a História da humanidade? Cada episódio traz um grande ensinamento para a sua vida.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

23 – Carlos Drummond de Andrade e a Comunicação

Muitos querem falar mas poucos têm algo a dizer. Não dá para generalizar, mas eu penso que a nossa capacidade de comunicação empobreceu muito nos últimos anos. As informações que precisamos acabam se perdendo em meio a uma enxurrada de coisas inúteis e é por essas e outras que a comunicação é um dos maiores desafios organizacionais deste século. Por isso que vamos lembrar de Carlos Drummond de Andrade e de suas lições sobre comunicação.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "23 – Carlos Drummond de Andrade e a Comunicação"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

Considerado um dos grandes artistas da língua portuguesa, Carlos Drummond de Andrade é um daqueles poetas que conseguia com maestria exprimir suas ideias e pensamentos com poucas, mas com poderosas palavras. O poeta mineiro viveu numa época distante de todas essas facilidades da vida moderna de hoje e talvez até tenha sido por isso que ele foi tão perspicaz e tão genial em seus pensamentos.

É por isso que o Coachitório Online de hoje vai falar, ou melhor, vai homenagear Carlos Drummond de Andrade e vamos descobrir quais são as lições sobre comunicação que o querido poeta deixou para nós.

Vivemos numa era que faz com que a simplicidade da comunicação de Carlos Drummond de Andrade possa parecer estranha para muita gente. Digo isso porque hoje em dia temos abundância nas formas de se comunicar, mas tem uma escassez gigante de conteúdo.

Muitos querem falar mas poucos têm algo a dizer. As informações úteis, que estão aí, disponíveis para nós, acabam se perdendo em meio a uma enxurrada de coisas de gosto duvidoso.

Esse é o perfil da comunicação nos dias de hoje. Claro, não dá para generalizar, mas eu penso que a nossa capacidade de comunicação empobreceu muito nos últimos anos. Nas empresas em que atuo como Coach e consultor, a comunicação é um problema onipresente. Todo mundo fala que a comunicação é deficiente.

O engraçado é que o ser humano tem em sua essência a capacidade de se comunicar de uma forma mais simples, direta e objetiva. Tudo o que precisamos fazer é de resgatar essa essência, de lembrarmos que a humanidade viveu praticamente toda a sua história de acordo com a premissa de que, na comunicação, ouvir é mais importante do que falar.

Então talvez faça sentido ler algumas frases de Carlos Drummond de Andrade para lembrarmos de como a comunicação é uma tarefa simples.

A primeira frase que eu vou citar é a que mais gosto: Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante.

Essa frase é muito poderosa para mim. Quando eu estava escrevendo meu primeiro livro, os 50 textos, tudo o que eu desejava era que a minha obra fosse muito mais do que um livro que apenas ocupasse estantes. Um escritor, mesmo os iniciantes e amadores, deseja muito que a sua mensagem faça sentido para as pessoas. Bom, mas essa mensagem também serve como uma metáfora para todos nós, porque muitas vezes o propósito da comunicação, o verdadeiro objetivo e a real intenção da mensagem que queremos transmitir acaba se perdendo na forma que foi utilizada para passar essa mensagem.

Muita gente pensa que quantidade é sinônimo de qualidade e assim acabamos ignorando que o excesso de informações ou a cansativa repetição de palavras vão fazer que a mensagem seja entendida mais facilmente. Na realidade, quando agimos assim, estamos agindo de forma semelhante ao que falou o poeta: as palavras vazias acabam ocupando os espaços vazios na estante da nossa mente. São os e-mails, mensagens e reuniões que somente ocupam espaço e fazem pouco sentido para nós.

Outra frase que toca na ferida é a seguinte: Dialogar é dizer o que pensamos e suportar o que os outros pensam.

Costumamos pensar que o processo de comunicação consiste somente em falar. E falar bastante. Só que um processo de comunicação eficiente somente ocorre quando a pessoa com quem você está falando ouve e assimila o que foi falado. Só que a comunicação começa a se tornar um desafio quando somos nós que temos que ouvir e assimilar o que nos é dito.

É um desafio porque é muito fácil falar do que ouvir. É mais fácil nos considerarmos donos da verdade quando tratamos de um assunto que conhecemos, até alguém nos contrariar ou expor um ponto de vista diferente do nosso. Nossa tendência é protegermos o nosso território, erguendo barreiras, deixando de ouvir e contradizendo a outra pessoa quando não concordamos com o que foi dito para nós.

Assim, a gente acaba criando ruídos na comunicação e perdendo várias oportunidades de conhecermos melhor as pessoas. Perdemos a oportunidade de expandir nosso ponto de vista e de aprender algo novo.

O problema da comunicação vai se resolver quando desenvolvermos a habilidade de ouvir tanto quanto temos a facilidade de falar.

Outra frase inquietante de Carlos Drummond de Andrade é essa: O branco é uma forma de silêncio.

Nas empresas há uma prática importante, mas temida por muitos: o feedback. O feedback é aquele momento em que, por meio de um procedimento estruturado, uma pessoa relata alguns aspectos dos nossos comportamentos e atitudes que precisam de atenção ou mudança.

Esse é o feedback formal. Mas eu digo que o feedback é algo mais comum e constante do que parece. Recebemos feedbacks a toda hora, mas estamos sempre tão distraídos e ocupando nossas mentes com outras coisas que acabamos perdendo palavras, momentos ou gestos que representam feedbacks poderosos para nós.

É por isso que eu digo que o silêncio, a concentração e a atenção são fatores fundamentais para ficarmos mais atentos ao que o ambiente e as pessoas têm a nos dizer, principalmente para aquilo que nos é dito sem palavras. O silêncio também é uma forma de aprendizado, pois somente em silêncio conseguimos refletir adequadamente sobre o que realmente merece a nossa atenção.

Acho que o silêncio e a atenção são ferramentas poderosas para uma boa comunicação.

E aí, pessoal do Coachitório online. O que vocês acharam das lições de Carlos Drummond de Andrade sobre comunicação? Frases como essa fazem sentido porque a poesia fala do nosso cotidiano. E as palavras do poeta falam do cotidiano da nossa comunicação.

E já que a ordem do dia é comunicação, eu convido você a se comunicar comigo! Deixe a sua mensagem para mim. No Instagram eu sou o fabiano.goldacker e você me encontra também no Linkedin e no Facebook. Você também pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br

Eu gosto muito de receber as mensagens de todos vocês e agradeço a todos que estão escrevendo.

Também quero agradecer a você, que tem nos acompanhado desde a primeira temporada! Obrigado! Fico feliz por encontrar você aqui novamente. E para quem está chegando agora, seja bem-vindo! Dê olhadinha também na nossa primeira temporada, a dos 19 verbos.

Vou ficar ainda mais feliz em saber que você está curtindo e acompanhando o Coachitório online. Compartilhe o nosso podcast nas suas redes sociais e convide os seus amigos a nos acompanhar nessa jornada.

O Coachitório online está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify. Escolha a sua plataforma favorita e vamos juntos!

Encontro você no próximo episódio! Um abraço!