Essa é a última frase do livro “Nas margens do Rio Piedra sentei e chorei”, de Paulo Coelho. Mais do que ser uma simples frase de encerramento de um bom livro, ela deixa claro para nós uma verdade retumbante:

Sonhos dão trabalho! E como!

Os sonhos começam a dar trabalho a partir do momento que deixam de ser apenas sonhos e passam a ser um objetivo, uma meta a ser alcançada, uma obra a ser realizada, algo a ser feito. E todas essas palavras:

  • Alcançar,
  • Realizar,
  • Fazer.

São afirmações que nos levam diretamente à ação. São essas as palavras que irão construir a ponte que se faz necessária para superarmos o abismo que há entre o sonho e a conquista. 

Por isso, considero que a grande força não reside no querer, mas sim no fazer! A grande mudança não decorre do ato de sonhar, mas sim em quando arregaçamos as mangas e decidimos fazer o que precisa ser feito para que os sonhos se tornem realidade. Logicamente, neste caminho haverá percalços, desafios inesperados, vontade de desistir e dificuldades para as quais talvez não estávamos preparados. Mas, aí é que mora o grande segredo:

Quando assumimos o compromisso de transformar o sonho em realidade, toda a ajuda necessária para superarmos os desafios irá aparecer para nós. Quando declaramos nossos objetivos e começamos a construir a ponte que separa o sonho da realização, acabam surgindo os recursos que precisamos para realizar o que desejamos. 

Não é mágica

  • É apenas gentileza atraindo gentileza;
  • Lei da Atração;
  • Lei de Causa e Efeito…

O nome não importa muito, pois tudo se resume à excelência que contagia as pessoas, o ambiente e, isso faz com que coisas positivas sejam atraídas para o nosso propósito.  Acreditar nessa possibilidade é importante porque, dessa forma, deixamos de creditar nosso sucesso ou fracasso à sorte ou ao azar.

Quando acreditamos que é por meio das nossas ações e do nosso trabalho que podemos realizar nossos sonhos, começamos a chamar para nós mesmos a responsabilidade sobre tudo o que nos acontece ou deixa de acontecer. Começamos a constatar que o único responsável pelo sonho não realizado somos nós mesmos e, com isso, paramos procurar e apontar culpados pelas coisas que acontecem. 

Por isso que sonhos dão trabalho. E o primeiro grande trabalho é mudar nosso padrão de pensamento.

É derrubar as crenças limitantes (ex.: não vou conseguir, não é para mim, não vai dar certo, outros já tentaram, etc.) e realmente começar a olhar o copo meio cheio. É acreditar que vai dar certo. O primeiro grande trabalho é aquele que a gente precisa fazer em nós mesmos. Por quê? Adivinhem só:

Muitas vezes, nós somos o abismo que separa o sonho da realidade

Só que tudo começa com o sonho. E devemos sonhar sempre! Sonhos dão trabalho, mas valem a pena ser sonhados pois a realidade somente existe porque um dia alguém sonhou com ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *