A cidade de Blumenau (SC), é o lugar em que nasci, cresci e onde eu moro atualmente. Assim como várias cidades de todo mundo, Blumenau tem uma relação íntima com o rio, que corta o seu território.

Ao longo da história, o rio proveu a cidade com irrigação para a agricultura, deu alimento às pessoas, serviu como via de escoamento de produtos, assim como para o deslocamento de pessoas. Também nos presenteia diariamente com as belezas que compõem a sua margem e, de vez em quando, protagoniza episódios tristes, das várias enchentes que assolaram o território da cidade.

Os rios têm uma importância estratégica para várias cidades mundo afora.

Um exemplo disso é a cidade de Londres, na Inglaterra. Tanto é que durante toda a sua milenar história, o rio Tâmisa desempenhou diferentes papéis de importância estratégica e econômica para a cidade e todo o país. Por conta desse protagonismo na história, certa vez o político britânico John Burns (1858-1943) chamou o rio Tâmisa de “história líquida”.

Gosto muito dessa forma de descrever o rio, pois a água é um elemento muito importante para as nossas vidas. Água é o símbolo da resiliência, pois é um elemento que se adapta a qualquer forma. Se colocarmos água em um jarro, ela assume o formato do jarro. Se colocarmos a mesma água num copo, ela assume a forma do copo. A água é tão fluída e resiliente que Bruce Lee dizia:

“Esvazie sua mente de modelos e formas.

Seja amorfo como a água”.

Acontece que os rios que cortam todas as cidades do mundo, fluem com um objetivo muito claro: ir ao encontro de outro rio maior ou ao encontro do mar. E para cumprir o seu objetivo, a água simplesmente flui. Não precisa fazer força. Ela simplesmente percorre o seu caminho até encontrar o seu objetivo com a naturalidade que lhe é peculiar. Quando encontra obstáculos, a água utiliza a sua força para superar as coisas que estão em seu caminho.

Acredito que é por isso que Bruce Lee nos dizia para sermos água, pois as nossas crenças limitantes são os maiores desafios que encontramos. E somos nós quem colocamos alguns desafios em nossas vidas. Naturalmente, obstáculos podem surgir e bloquear o caminho. Mas se agirmos com fluidez, naturalidade e um pouquinho de força, como a água, talvez a gente consiga passar de forma mais tranquila por todos os obstáculos.

A água é um elemento fundamental para a nossa vida.

É por isso que a maioria das cidades do mundo cresce às margens de rios, lagos ou mares. E vale lembrar que o corpo humano é composto por cerca 65% de água, que está presente nos nossos ossos, músculos, sangue e demais órgãos.

Geralmente, a água não precisa fazer força para seguir o seu curso. E se o nosso corpo é composto por uma parte significativa de água, penso ser correto afirmar que também podemos ser como a água; e contar com o fato de que a natureza irá agir em nosso favor, quando nos dedicarmos a objetivos nobres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *