No Brasil, o ano começa só depois do carnaval. Sei que pode parecer estranho, mas para muita gente essa frase é famosa e faz muito sentido. Pensando melhor, a frase não é só famosa. Ela é um verdadeiro mantra para parte da população e das empresas brasileiras.
Por mais curioso que possa parecer, para muita gente o ano somente começa depois do carnaval.
Os motivos são diversos:
- Estamos em pleno verão;
- Em época de férias escolares e, para muitos, férias no trabalho;
- Faz muito calor e as temperaturas elevadas geram aquela preguiça natural, de quem não quer voltar ao ritmo forte do cotidiano…
Aliás, o empresário, escritor e conferencista brasileiro Ricardo Semler afirma que o calor provoca uma certa letargia, que é um dos fatores que gera essa vontade de dar uma esticada no espírito das férias.
Pode-se dizer até que o calor é um dos fatores que inibe a melhor performance e produtividade das pessoas.
Não se pode dizer que o calor é o fator que joga contra a nossa força de vontade e produtividade. Assim como não dá para afirmar que o Brasil todo entra em “modo avião” no período entre o final do ano e o Carnaval. Mas, existem alguns fatos que ajudam a entender e reforçar a ideia de que no Brasil, as coisas começam a funcionar melhor depois do Carnaval.
As empresas demoram a voltar ao trabalho com força total, pois, para muitas organizações, essa é uma época do ano em que a sazonalidade está em baixa. Assim, elas vendem menos e, por consequência, produzem e compram menos. Além disso, também fazem menos investimentos e, provavelmente, fazem poucas contratações.
Essa morosidade na produção e no mercado reforça essa impressão, de que as coisas começam a voltar ao normal somente depois do Carnaval mesmo. Porém, eu sempre tive uma dúvida:
Essa é a causa ou é o efeito?
Em outras palavras: será que é a atividade econômica mais lenta, que nos permite concordar que o Brasil começa a funcionar depois do Carnaval, ou é justamente o fato das pessoas esperarem o fim do Carnaval que faz com que as empresas tenham queda na produção e nas vendas? Tem uma frase, do colunista Henrique Balbi, da Revista Época, que traduz bem esse pensamento:
“Não é que o Brasil só começa quando o Carnaval acaba; é o Carnaval que só acaba quando o Brasil começa.”
Confesso a vocês que cada vez mais eu acredito que a baixa sazonalidade de muitas empresas nessa época do ano é fruto da procrastinação das pessoas. É fruto da crença de que, no Brasil, as coisas só voltam ao normal mesmo depois do Carnaval. É uma pena pensar assim e agir desta forma, pois até que o carnaval acabe já terão ido embora quase dois meses do ano. É muito tempo para deixar os planos e objetivos de lado.