Recentemente, publiquei um episódio no Coachitório Online em que eu falei sobre o meu propósito. Nesse episódio do podcast eu comento que o meu propósito é despertar o melhor de cada ser humano e ser uma influência positiva para as pessoas.
O assunto rendeu alguns comentários e eu tive a felicidade de reencontrar uma pessoa que conheço há muito, que disse que esse episódio do podcast a inspirou a formalizar o seu propósito de vida. Ela me confidenciou que o seu propósito de vida era ser uma versão melhor de si mesma, diariamente.
Fiquei encantado com o depoimento pelo fato de um singelo episódio de podcast ter inspirado alguém a colocar em palavras aquilo que ela há muito já fazia. Porém, fiquei mais feliz ainda por ela ter decidido compartilhar comigo o seu propósito, para que essa frase se una a uma espécie de colcha de retalhos gigante, em que vários propósitos de vida são costurados um ao lado do outro a fim de que cada uma destas mensagens inspire cada vez mais as pessoas.
Não posso deixar de dizer que o propósito de vida da minha colega me inspirou também, afinal, quem é que não deseja ser uma versão melhor de si mesmo a cada dia que passa?
É claro que talvez não consigamos ser uma versão melhor todos os dias, pois há momentos mais difíceis, momentos de tristeza e momentos de desesperança. Às vezes, temos a impressão que temos que dar um passo para trás para darmos dois passos para frente. É verdade, nem todos os dias conseguimos ser uma versão melhor de nós mesmos.
Mas, se não conseguimos bater a meta do dia, talvez a gente consiga bater a meta do mês, ou a meta do ano!
- Se olharmos para trás a fim de nos compararmos com a pessoa que éramos há um mês, podemos dizer que estamos melhores?
- Se compararmos a nossa situação atual com a pessoa que éramos há um ano, a que conclusão chegamos?
Acredito que o objetivo é podermos olhar para a nossa vida a fim de refletir se a nossa caminhada está fazendo com que a gente cresça e evolua. Ou seja, que estejamos sendo uma versão melhor de nós mesmos.
Eu sei que essa autoanálise pode ser difícil para muita gente, afinal de contas a vida é tão corrida e fazemos tantas coisas no piloto automático que nem nos damos conta de que o mês acabou e que mais um ano se passou. Muitos não conseguem “fechar para balanço” a fim de refletir se há sentido em tudo o que têm feito. Outros tanto não querem e para muitos também falta coragem para encarar a verdade de frente.
Mas, está tudo bem! Cada dia é uma oportunidade para mudar aquilo que não nos agrada ou que não contribui positivamente para a vida dos outros, a fim de que comecemos uma jornada que fará com que sejamos uma versão melhor de nós mesmos.
O certo mesmo seria ter uma receita para isso, você não acha?
Então, eu pedi à pessoa que compartilhou o seu propósito comigo, que falasse sobre o processo de descoberta do propósito dela, e como ela faz para ter certeza de que o seu propósito está sendo cumprido. Ela disse o seguinte:
“É que nem ir na academia, fazer meditação, yoga ou praticar algum esporte: os resultados somente aparecem depois de algum tempo! Mas aparecem! Por isso que é importante ter paciência e seguir em frente!”
Resposta simples, mas poderosa! Assim eu espero que esse texto ajude a cumprir dois propósitos: ser uma influência positiva para você e lhe ajudar a ser uma versão melhor de si mesmo.