Os fãs de Toy Story vão se lembrar dessa frase, falada pelo simpático astronauta Buzz Lightyear. Essa frase é muito emblemática, tanto é que, no ano de 2014, foi escolhida pelos britânicos como sendo a frase favorita de toda a história do cinema. Ela desbancou frases impactantes de filmes como Scarface, O Poderoso Chefão, Tubarão e por aí afora.

Qual será o “segredo” que fez com que essa frase se tornasse tão marcante e presente no coração dos amantes do cinema? Certamente tem a ver com o fato do filme ser, na realidade, uma simpática animação. Igualmente simpático é o próprio Buzz Lightyear, um verdadeiro herói. Mas o que dizer do real significado dessa frase?

O que pode estar além do infinito? Parece uma impossibilidade, pois se analisarmos a frase ao pé da letra vamos constatar facilmente que, se algo é infinito, não existe além. Não existe “depois” do infinito. É justamente nesta impossibilidade que está a grande força dessa frase. Na animação, Buzz Lightyear usa essa frase como uma espécie de mantra, de um chamado para a aventura e para superar os desafios que existem. É como se ele falasse para si mesmo que as adversidades e dificuldades podem ser superadas, pois a sua força e fé são infinitas.

Para muitas pessoas é apenas um jogo de palavras. Aquele tipo de frase motivacional típica do Coaching, que muitos Coaches utilizam repetidamente quando lhes faltam bases sólidas para aquilo que estão conversando com seus clientes. Mas, a verdade é que frases desse tipo têm o poder de disparar várias reflexões, insights e, principalmente, de fazer com que a pessoa acredite que o impossível é apenas uma questão de opinião (e aí está outra frase “motivacional”).

As palavras têm muita força. Tem o poder de mobilizar pessoas e de provocar decisões e ações importantes. É a partir dessas decisões e ações que as pessoas realizam as grandes mudanças que tanto desejam. E tudo pode começar por meio de uma singela frase, em poucas palavras. Por isso que eu sempre reforço a importância de ouvirmos mais, de prestarmos mais atenção ao que acontece à nossa volta, porque o ambiente fala conosco o tempo todo. Uma conversa despretensiosa ou a leitura de uma revista, jornal ou livro podem trazer frases que vão nos inspirar a fazer as grandes mudanças que desejamos.

Eu acredito nisso, porque já tive a oportunidade de vivenciar essa sensação. Basta ter olhos para ver e ouvidos para escutar!

Ah, em tempo: você sabia que o nome do Buzz Lightyear é uma homenagem ao astronauta Edwin “Buzz” Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua? Pois é, veja só onde os criadores de Toy Story foram buscar inspiração! No infinito e além!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *