Essas três palavras costumam povoar as promessas e resoluções de ano-novo de muita gente. Vários são os textos, vídeos, livros, podcasts e postagens em geral, que abordam cada um desses temas.

Na Ponte ao Futuro não é diferente! Se você procurar, certamente vai achar muito conteúdo sobre cada um desses temas.

Mas, o que me intriga é que, geralmente, enxergamos essas palavras de forma isolada, independente umas das outras. Raramente a gente vê as três palavras juntas, colocadas no mesmo cesto, como se uma fosse necessária para o sucesso da outra. E devo dizer que me incluo no grupo que poucas vezes pensou nas três palavras juntas…

O fato é que não faz sentido falar em foco sem falar de planejamento. Tampouco faz sentido falar em planejamento e foco sem falar em prioridades.

O motivo é muito simples: não adianta ter foco em algo que não é prioridade! E não há como fazer um planejamento bem-sucedido se igualmente ignorarmos as prioridades.

Perceba que o segredo do sucesso está na palavra “prioridade”. E aí eu aproveito para lhe perguntar se você consegue reconhecer o que é prioritário na sua vida pessoal e profissional e se, a partir dessas prioridades, você consegue se planejar e focar no seu plano.

Fala-se muito em ter foco. A falta de foco parece ser um dos grandes problemas da atualidade porque são muitas as distrações que existem ao nosso redor. Muita gente afirma ter dificuldade de concentração e foco e procura as regras de ouro que vão milagrosamente ensinar a como ter mais foco e concentração.

É verdade que muitas dicas ajudam e eu compartilho e utilizo muitas delas. No entanto, é inútil querer resolver a questão foco se não conseguirmos identificar o que é prioritário no momento. E se não conseguimos identificar as prioridades, torna-se difícil elaborar um planejamento que faça sentido e que possa ser aplicado com sucesso.

Então, é possível afirmar que estamos em uma espécie de trilha, que começa nas prioridades, passa pelo planejamento e chega no foco.

Bem ao contrário do que muita gente acaba fazendo ao tentar ter foco para daí planejar algo que deve ser transformado em prioridade. Na matemática há uma regra que diz que a ordem dos fatores não altera a soma. Só que no que diz respeito à nossa vida e ao nosso trabalho não é bem assim, pois a ordem dos fatores vai influenciar em muito o resultado final.

Significa dizer que a minha proposta é que você pense de forma diferente da usual e descubra o que é prioridade para cada momento da sua vida.

  • O que é prioridade no seu trabalho no momento presente?
  • O que é prioridade na sua vida pessoal no momento presente?

Quando identificamos o que é prioritário, fica mais fácil planejarmos o nosso dia-a-dia e faz mais sentido ter foco no que estamos fazendo. E o melhor de tudo é que nos tornamos mais produtivos, pois não adianta ter foco e concentração em atividades que pouco agregam ou que não são importantes para aquele momento.

Tenho certeza de que não estou inventando a roda e que não sou o primeiro a falar sobre o tema desta forma. Mas, também tenho certeza de que a nossa vida pessoal e profissional mudam de forma significativa quando descobrimos o que é prioritário, pois é ali que o nosso foco deve estar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *