A terceira lei de Newton diz que para toda ação há uma reação igual, com a mesma intensidade. Isaac Newton foi uma das mentes mais brilhantes da humanidade e um de seus grandes méritos foi o de observar e explicar fatos e fenômenos que sempre se fizeram presentes em nossas vidas, mas que nunca entendemos ou reparamos.
A lei da ação e reação é um exemplo.
Embora esta lei tenha sido anunciada no mundo da Física, e toda a explicação e comprovação de que ela existe tenha sido nesta área de conhecimento, me parece que a lei da ação e reação serve para explicar muito mais do que apenas a relação existente entre a força de dois corpos físicos.
Ela pode muito bem descrever nossos comportamentos e atitudes!
Ou seja, pode ser utilizada para nos ajudar a entender porque nós reagimos da forma com reagimos diante de determinadas situações. Melhor ainda: serve para entendermos porque as outras pessoas reagem ou se comportam conosco da maneira como o fazem.
A lei da ação e reação mostra que a força ou a energia que a gente empenha nos nossos relacionamentos gera força e energia iguais contra a gente.
Em outras palavras, a lei da ação e reação diz que recebemos em retorno os mesmos comportamentos e atitudes que temos para com as outras pessoas. Seria algo semelhante com o que diz aquela sabedoria popular: a gente colhe o que planta!
Isso equivale a dizer que se a gente semeia boas relações – pautadas na educação, no respeito e no bem querer – é bem provável que a gente receberá isso em troca. Desnecessário dizer que a recíproca é verdadeira, certo? Para mim, tudo isso faz muito sentido!
Tanto é que quando a gente começa a observar isso de forma mais consciente, conseguimos também medir e depois controlar os nossos próprios comportamentos para que as nossas atitudes não firam ou prejudiquem as outras pessoas.
Só que muita gente ainda é cética a respeito disso e eu entendo perfeitamente esse ceticismo. Até porque, essas pessoas ainda não viram as “provas” de que a lei da ação e reação sai do mundo da Física e invade o nosso cotidiano e as nossas relações interpessoais.
As provas existem, só que às vezes a gente não consegue (ou não quer) vê-las. Fica, então, uma dica: se você tem o hábito de reclamar de muitas coisas durante o dia, provavelmente também há pessoas ao seu lado que têm o mesmo hábito.
Então, que tal passar um dia sem reclamar das coisas ou das pessoas? E se, ao invés de reclamar, você passar a elogiar e agradecer mais?
Garanto que essa experiência dá certo e vale a pena!
E tenho certeza de que, com o tempo, você criará um ambiente diferente ao seu redor. Pessoas positivas vão se aproximar de você. Pessoas negativas vão se afastar. E tudo se resume a algo explicado pela genialidade de Isaac Newton há alguns séculos: a lei da ação e reação. Tudo o que vai, volta!