• 4ª Temporada
  • Grandes Lições de Grandes Personagens

  • A quarta temporada teve inspiração em grandes personagens das séries, da TV e cinema. Ao assistir ao seriado La Casa de Papel, eu aprendi com o Professor algumas lições sobre planejamento, formação de equipe e liderança. Foi o ponto de partida para fazermos uma temporada completa sobre as grandes lições de grandes personagens.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

97 – Resumo da Ópera – O que Aprendemos Nesta Temporada

Este episódio é um resumo da ópera. É o momento de resgatarmos o que falamos ao longo de mais de vinte episódios e descobrirmos o que houve de mais importante nesta temporada. Naturalmente, o planejamento, a disciplina e a dedicação sempre serão lições importantes em todo e qualquer projeto, mas o melhor de tudo é que quando passei a refletir sobre os aprendizados desta temporada, descobri que a inspiração para o tema dos episódios foi uma grande lição, porque cada personagem que passou pelo Coachitório Online deixou as suas marcas!

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "97 – Resumo da Ópera – O que Aprendemos Nesta Temporada"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

RESUMO DA ÓPERA: O QUE APRENDEMOS NESTA TEMPORADA?

Queridos ouvintes do Coachitório Online, a quarta temporada do nosso podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança está chegando ao fim. Quem está sempre nos acompanhando deve se lembrar que ao final de cada temporada nós fazemos uma espécie de balanço, um flashback – ou um #tbt, como se fala nos dias de hoje. Esse balanço dos episódios que fizeram parte da temporada serve para relembrar alguns pontos importantes que abordamos em alguns episódios e até convidar você a ouvir novamente aqueles que mais lhe agradaram ou chamaram a atenção.

O último episódio da temporada também serve para falar para quem está chegando agora ao Coachitório Online sobre o que abordamos nos episódios anteriores. Serve para que a gente consiga fazer uma reflexão sobre os temas abordados e os principais aprendizados que tivemos ao longo desta temporada, tanto com os temas quanto com o planejamento e a execução da temporada em si.

E para falar sobre isso, nada melhor do que contar uma história, pois, como dizia o poeta francês Jean de la Fontaine, “se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história, porque é assim que se despertam as consciências.” E a história começa justamente com o enredo desta temporada.

Confesso que não sou um grande consumidor de televisão. Assistir TV sempre foi algo muito chato para mim, ainda mais se considerarmos a programação que está disponível hoje em dia. Mas eis que surgem as maravilhas da internet, dos canais por assinatura e do streaming, o que faz com que o tempo que eu passo diante da TV seja dedicado a assistir a alguma série ou filme que me agradam.

Numa dessas andanças pelas plataformas de streaming, comecei a acompanhar a famosa série La Casa de Papel. Todo mundo falava dela e eu decidi começar a assisti-la. A série logo prendeu a minha atenção, principalmente por conta do seu personagem principal, O Professor. Como sou formado em Administração, fiquei impressionado com a capacidade de planejamento e execução do Professor. Claro que a história é uma ficção e o que reforçou ainda mais minha admiração pela série foi a capacidade que os roteiristas tiveram para pensar em toda aquela trama e amarrar tão bem a história.

Eu imagino o quanto isso é difícil, pois, guardadas as devidas proporções, desafio semelhante eu enfrento cada vez que eu preciso pensar sobre uma nova temporada, planejar seus episódios, pesquisar e escrever tudo o que você vai ouvir aqui no Coachitório Online

Só que La Casa de Papel deu uma ajuda muito grande! Foi aquele estalo que faltava para encontrar um tema legal para a nova temporada que se aproximava. E foi assim que a quarta temporada surgiu, com a proposta de falar sobre granes lições que aprendemos com grandes personagens do cinema e das séries. E foi assim que aconteceu ao longo dos 25 episódios que você encontrou no nosso podcast semanal sobre pessoas carreira e liderança.

E, como não poderia deixar de ser, O Professor de La Casa de Papel foi o primeiro personagem que convidamos para o Coachitório Online. Além de toda a inspiração que a série trouxe para construirmos essa temporada, o primeiro episódio precisava ser com o Professor porque as lições de planejamento e execução que ele traz ao longo da série são muito legais. Mas isso eu já falei antes. Acho que o que vale a pena destacar neste personagem é a sua capacidade de formar e liderar uma equipe.

Os primeiros episódios deixam claro como ele processa tudo isso. Ele tem um objetivo em mente e, para isso, sabe que precisa formar uma equipe em que cada pessoa tenha uma habilidade única, que pode ajudar diretamente no alcance do objetivo de toda a equipe. É muito legal ver também o desenrolar da história no que diz respeito ao que não deu certo, a necessidade de um Plano B, a visão antecipatória que ele tinha (aliás, fica aqui a dica para você ouvir o episódio #54, no qual falamos sobre a visão além do alcance). Enfim, há uma série de temas que são abordados durante a série que são fundamentais para as nossas carreiras e para as empresas nas quais trabalhamos.

O episódio com o Professor foi o mais ouvido e o mais curtido. Mas houve outros que foram muito curtidos pelos nossos ouvintes e um deles foi o episódio #84, no qual falamos sobre o Coringa. Esse episódio foi impactante porque igualmente impactante é a história deste personagem, que foi contada no filme lançado em 2019 pela Village Pictures. Quando eu era criança, eu aprendi que o Coringa era o grande inimigo do Batman. Bom, ele continua sendo! Mas eu confesso a vocês que minha percepção a respeito do Coringa mudou bastante após o filme lançado em 2019. O filme mostra o vilão e a sua crueldade, mas mostra também o quão cruel as pessoas “normais” podem ser com outro ser humano – principalmente com os menos afortunados.

Penso que o grande ensinamento deste episódio foi a empatia. Eu não pude deixar de me colocar no lugar dele e tentar imaginar o quão difícil era suportar as dificuldades, o desdém e a falta de “ser humanice” das outras pessoas. Aliás, fica a dica para você ouvir o episódio #66, no qual nós falamos sobre a empatia e eu tenho certeza de que aquele podcast se encaixa como uma luva na história do Coringa. Devo dizer, claro, que não concordo com as decisões que ele tomou e com o rumo que ele deu para a sua vida. Não acredito que a violência deva ser tratada com violência e não acredito que a gente deva devolver na mesma moeda o mal que é feito para nós. No entanto, o Coringa não é apenas um personagem, mas sim a personificação de muita coisa negativa que foi construída ao longo da sua vida. Máscaras têm esse efeito, o de permitir que a gente se esconda atrás de um personagem e assuma outra identidade, assim como a máscara de Salvador Dali foi utilizada com sucesso e viralizou em La Casa de Papel.

Mas temos que cuidar com as máscaras. No sentido metafórico, é claro. Temos que cuidar com as máscaras que estamos usando no dia-a-dia e o quanto estamos usando estas máscaras para nos escondermos da realidade no dia-a-dia.

Esta temporada do Coachitório Online também foi muito legal porque eu contei com uma ajuda para lá de especial em alguns episódios. Valentina, minha filhota que é amante da leitura e uma excelente aspirante à escritora me ajudou, ou melhor, se encarregou de escrever três episódios deste podcast. É dela o roteiro para os episódios sobre Harry Potter e a sua melhor amiga, Hermione Granger, que são os episódios #78 e 96 do nosso podcast. Também é dela o roteiro do episódio #89, no qual falamos sobre Aaron Burr, uma das mais controversas figuras da nascente república dos EUA.

Mas o que esses episódios têm em comum?

São histórias sobre amizade e seus efeitos – sejam eles positivos ou negativos. Harry Potter é o personagem central de toda a saga construída por J. K. Rowling. Ele é o predestinado, aquele que deve acabar com Voldemort. Mas ele sabe que nada conseguirá sem a ajuda de seus amigos. Hermione é uma dessas amigas e a amizade de Harry com ela e com outros personagens da história permite que o bruxinho de Hogwarts mostre o seu lado humano, seus medos e fraquezas. Esta fantástica história de ficção mostra que heróis são pessoas comuns e que o heroísmo não tem a ver com superpoderes, mas sim com o efeito do bem que a gente pode fazer para as pessoas e para o ambiente em que estamos.

A história de Aaron Burr é diferente por dois motivos: é uma história real e é uma história que mostra uma amizade que vira traição. Aaron Burr tinha tudo para se tornar uma das mais importantes figuras da independência americana. Tinha tudo para entrar para a história pela porta da frente, mas sua inveja fez com que ele atropelasse tudo. Ficou cego de raiva e acabou fazendo coisas que custaram a sua carreira, credibilidade e a vida de um de seus melhores amigos.

O que eu quero dizer com tudo isso? Que muito embora a caminhada seja nossa e sejamos predestinados, não conseguiremos realizá-la sozinhos. Ao longo desta temporada a gente trouxe para o Coachitório Online a história de muitos predestinados. Harry Potter, Neo da Matrix, Rocky Balboa, Katniss Everdeen, entre outros, foram pessoas ou personagens que tinham uma missão a cumprir. Mas não conseguiriam ter realizados todos os seus feitos sem a ajuda que receberam.

Talvez seja essa a grande lição desta temporada. Assim como há pessoas que trabalham para que este podcast tenha episódios inéditos toda semana, há pessoas que estão ao nosso lado e que nos auxiliam de forma importante na nossa trajetória. A caminhada é sua, mas isso não quer dizer que tenhamos que caminhar sozinhos.

Fala, galera do Coachitório Online.

O fim desta temporada coincide com o final do ano de 2020, um ano marcado por pandemia, lockdown, crise econômica, política e profissional. Mas pior do que tudo isso, é a saúde e as vidas que foram prejudicadas e perdidas pelo Coronavírus. O episódio de hoje foi dedicado a fazer uma reflexão sobre o que aprendemos ao longo desta temporada, mas eu torço que para você também seja uma forma de refletir a respeito dos aprendizados que você conseguiu ao longo deste ano de pandemia.

Digo isso porque uma coisa é certa: crises vão e vêm. Cada uma delas é uma oportunidade de aprendermos e de ficarmos mais fortes e preparados para o que der e vier. Se este simples podcast pode contribuir com o seu desenvolvimento e com as suas reflexões, ficamos muito felizes. Ficaremos mais ainda se você curtir e compartilhar alguns episódios com seus amigos nas redes sociais.

E já que estamos falando em final de ano e final de temporada, fica sempre aquela dica tradicional que eu gosto de fazer nos trabalhos que eu realizo pela Ponte ao Futuro: faça uma reflexão sobre o seu ano, mas também faça planos para o ano que vai começar. Agradeça pelo ano que terminou e fique receptivo para o ano que irá começar. Temos tudo para fazer um ano excelente.

Ah, e eu quase ia me esquecendo de um detalhe muito importante: estamos terminando a quarta temporada, mas o nosso podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança vai continuar em 2021 com toda força e vigor. Nova temporada, um novo tema, novos episódios e muita coisa boa para acontecer na 5ª. temporada do Coachitório Online. O tema já está definido e já estamos preparando alguns episódios para a nova temporada, que vai ser muito especial. Só que essas novidades eu vou guardar para o nosso próximo episódio, o primeiro de 2021, no qual eu vou contar como vai ser a nova temporada do Coachitório Online.

Eu conto com a sua audiência e te convido a deixar a sua mensagem, sugestões e opiniões nas nossas redes sociais. Se preferir, pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br

Também quero te convidar a conhecer a Jornada! É um processo que nós desenvolvemos para promover o seu crescimento pessoal e profissional por meio da metodologia e das ferramentas do Coaching. Tudo isso online! E o melhor de tudo: todo esse processo será conduzido pelo melhor Coach que você já conheceu: você! Conheça a Jornada e seja Coach de si mesmo!

Encontro você na próxima temporada! Um abraço!