• 4ª Temporada
  • Grandes Lições de Grandes Personagens

  • A quarta temporada teve inspiração em grandes personagens das séries, da TV e cinema. Ao assistir ao seriado La Casa de Papel, eu aprendi com o Professor algumas lições sobre planejamento, formação de equipe e liderança. Foi o ponto de partida para fazermos uma temporada completa sobre as grandes lições de grandes personagens.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

85- O Pirata do Caribe

Esse é um daqueles raros casos em que não conseguimos imaginar um ator diferente para fazer esse personagem. Jack Sparrow somente faz sentido se for encarnado por Johnny Depp, um dos mais versáteis atores do cinema. Flexibilidade e capacidade de adaptação são os principais ensinamentos deste ator, que já desempenhou vários papéis complexos e marcantes no cinema, tais como Edward Mãos de Tesoura e o Chapeleiro Maluco. Essa capacidade de se adaptar às circunstâncias é fundamental para o nosso sucesso profissional também.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "85- O Pirata do Caribe"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

O PIRATA DO CARIBE

Embora eu seja extremamente leigo no que diz respeito às artes cênicas, eu acredito que ser ator é algo muito difícil. O ator precisa incorporar o personagem de uma forma tão profunda a ponto de fazer a plateia acreditar que ele é realmente aquela pessoa. Eu acho que é ainda mais difícil quando o personagem é caricato, assim como o nosso querido pirata do Caribe, Jack Sparrow, o personagem de hoje do Coachitório Online.

Johnny Depp é o ator que dá vida ao pirata Jack Sparrow e a escolha do seu nome para desempenhar esse papel foi uma das mais decisões que os produtores da saga Piratas do Caribe tiveram. Digo isso porque no que diz respeito a personagens caricatos, Johnny Depp dá um show. Você se lembra do icônico Edward Mãos de Tesoura? E do Willy Wonka, da fantástica fábrica de chocolates? E o Chapeleiro Maluco, do filme Alice no País das Maravilhas?

Pois é, nosso querido Johnny Depp sente-se muito à vontade para compor e atuar nesses personagens com maestria. E isso faz toda a diferença no produto final. Só que ele também se sai muito bem em papeis, vamos dizer assim, “normais”, como nos filmes “O Turista”, “Janela Secreta” e “Inimigos Públicos”.

E já que o propósito desta temporada do Coachitório Online é falar sobre as características de personagens clássicos das séries e do cinema, nada melhor do que começar falando justamente de uma das grandes características de Jack Sparrow, ou melhor, do Johnny Depp: a adaptabilidade.

Adaptação e seleção! Nosso estimado cientista Charles Darwin já falava que a seleção natural age por meio da competição, ou seja, dadas as regras de crescimento e sobrevivência em um determinado ambiente, a seleção natural irá permitir o desenvolvimento somente daqueles que mudarem, se adaptarem e apresentarem condições de competir neste ambiente.

Bom, eu sei que essa parte foi bem científica, mas foi necessário citar essa passagem dos estudos de Darwin para que a gente possa fazer um paralelo à questão da adaptabilidade, pois o mercado é competitivo não só para as empresas, mas também para os profissionais. Aliás, eu diria que quanto mais estratégico é o nosso trabalho, mais competitivo será a disputa pelas melhores posições, pelos melhores empregos.

Johnny Depp sabe se adaptar facilmente às necessidades que cada papel exige. Parece que ele faz isso com bastante naturalidade, parece que essa habilidade está no seu DNA. Deve estar mesmo, assim como muita gente se adapta facilmente às mudanças do mercado, do novo emprego, de uma nova tarefa, de um novo cargo, de uma nova equipe ou ainda de um novo líder. Nos dias de hoje, inclusive, é preciso que muitos precisem se adaptar ao home office. Percebeu como a lista é grande? Você notou com quanta coisa a gente precisa se adaptar ao longo da nossa carreira?

Não somos atores. Não somos Jack Sparrow ou Johnny Depp e muitas vezes temos que contar somente como nossos próprios esforços para conseguirmos nos adaptar bem para desempenhar os diversos papeis que a vida exige de nós. Ainda assim, é necessário que a gente tente e faça o melhor.

Isso nos leva a um outro ponto da relação entre Jack Sparrow e Johnny Depp: talvez o pirata do Caribe seja o personagem que melhor encarna o ator. Isso mesmo. De todos os papeis que Johnny Depp já desempenhou, talvez Jack Sparrow seja a imagem mais fiel do ator. Digo isso porque se olharmos para a vida pessoal do nosso querido astro de Hollywood vamos perceber que a sua vida pessoal anda um tanto confusa.

Não quero entrar no mérito da questão e fazer fofocas sobre a vida pessoal do ator. Deixa que os sites e as revistas americanas especializadas no assunto façam isso. Mas é importante fazer esse comentário para que a gente reconheça uma faceta do ator que se assemelha muito à do pirata: eles não são perfeitos. Eles erram, se desequilibram e caem. Assim como pode acontecer conosco.

Essa busca pela perfeição, ou melhor, a busca por viver uma vida sem cometer erros, acaba gerando uma grande pressão em cada um de nós. Queremos ser perfeitos em todos os papeis: pai, marido, profissional, amigo, aluno, etc. Além disso, queremos ter uma boa qualidade de vida, uma boa vida social e ascensão profissional. Claro que nem todo mundo pensa assim, ou seja, tem um monte de gente se lixando para essa questão de ser perfeito. Mas também é claro que é possível conseguir tudo isso, só que tudo tem o seu tempo e o seu custo.

Muitas vezes a gente vê pessoas que têm uma vida profissional de sucesso admirável, mas que têm uma vida social ou particular que dá dó. Ou vice-versa. Essa situação existe e é mais comum do que você imagina. Johnny Depp e Jack Sparrow são apenas um exemplo conhecido, clássico e notório disso.

Mas vamos falar um pouco mais do personagem e outra característica importante que ele deixa bem claro: seus valores. Na história de Piratas do Caribe, Sparrow é o capitão de uma embarcação de propriedade de uma empresa chamada CIO. Tudo ia bem, até que um belo dia Sparrow recebe a ordem de transportar escravos em seu navio. Ele se recusa a cumprir essa ordem e liberta todos os escravos embarcados na costa da África. Aos olhos do seu empregador, ele cometeu uma insubordinação. Em sua própria opinião, Sparrow agiu de acordo com os seus valores, pois achava a escravidão algo imoral.

Isso faz com que ele seja banido da companhia e seja rotulado como pirata pelo seu antigo empregador. Esse rótulo de pirata lhe cai bem e ele decide assumir o status de fora da lei e inicia o seu empreendimento na pirataria até se tornar bem-sucedido na atividade.

Nesse momento, você deve estar se perguntando onde estão os valores, pois se eles eram tão fortes assim Jack Sparrow jamais se tornaria um pirata. Eu acho que é nesse ponto que esse episódio se assemelha um pouco ao episódio anterior, quando falamos sobre o Coringa. Se você não ouviu, te convido a ouvir e curtir o episódio.

O fato é que apesar de Jack Sparrow ser um pirata, fica difícil rotular esse personagem como um criminoso. Claro que isso se deve muito à empatia e à popularidade que a gente acaba desenvolvendo pelo personagem. Mas o fato é que percebemos um grande senso de justiça no pirata do Caribe. Vale dizer que eu me refiro à justiça de acordo com o conceito e o julgamento do personagem, e não no sentido jurídico ou legal do termo.

Sparrow é bastante arrogante e prepotente. Muitas vezes é sarcástico. Mas é preciso reconhecer que ele não foge das suas disputas e persegue seus objetivos. Ao longo de todos os filmes da saga Piratas do Caribe, Jack Sparrow nos ensina que obstáculos existem para serem superados e que não há nada melhor para a vida do que ter objetivos definidos, um plano para conquistá-los e uma boa equipe para trabalhar contigo.

Fala, galera do Coachitório Online.

Tenho aqui uma curiosidade sobre o Jack Sparrow. Johnny Depp confessou que se inspirou fortemente em algumas figuras muito peculiares para compor o seu personagem. Sua principal inspiração foi Keith Richards, o guitarrista dos Rolling Stones. Johnny Depp é fã declarado da banda e do guitarrista, tanto é que afirma que o visual de Jack Sparrow é claramente inspirado no figurino do guitarrista.

Outra inspiração vem de um personagem dos quadrinhos, que não é muito conhecido no Brasil: Pepe, o Gambá. Esse personagem é um galanteador, metido a conquistador, meio arrogante. Bem no estilo de Jack Sparrow. E, claro, também tem a questão do gambá não cheirar muito bem, assim como o pirata.

Outro fato curioso na vida de Johnny Depp é que ele também é músico e até já se apresentou no Rock in Rio. Foi em 2015. Johnny Depp é guitarrista de uma banda chamada Hollywood Vampires – os vampiros de Hollywood. Para você ter uma ideia, também fazem parte da banda o imortal e icônico cantor Alice Cooper e o guitarrista Joe Perry, do Aerosmith. Acho que o nome da banda caiu muito bem.

Esse é o Coachitório Online! Muitas histórias, curiosidades e algumas lições que podem inspirar as nossas vidas e as nossas carreiras. Muito obrigado a você que nos acompanha semanalmente aqui no nosso podcast sobre pessoas, carreira e liderança. Estamos na quarta temporada e eu aproveito para te convidar a curtir todos os nossos episódios e temporadas pela sua plataforma favorita.

Te faço também um pedido: escolha um episódio do nosso podcast para compartilhar com seus amigos, nas suas redes sociais e lembre-se de apertar o botão para seguir o nosso podcast. Vamos aumentar o número de pessoas que está nos acompanhando nessa jornada.

Ah, e por falar em jornada, também te convido a conhecer a jornada de autoconhecimento, que está lá no site da Ponte ao Futuro. Vale a pena dar uma olhada para identificar, entre outras coisas, qual é o seu estilo de liderança.

E volto a lembrar que você pode participar ativamente dessa temporada. Diga que personagem você quer ver aqui no Coachitório Online. Deixe a sua mensagem e também as suas sugestões e opiniões nas nossas redes sociais. Se preferir, pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br

Encontro você no próximo episódio! Um abraço!