Transcrição do episódio "96 – A Melhor Amiga de um Bruxo"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
A MELHOR AMIGA DE UM BRUXO
—
Todos os episódios do nosso podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança são especiais. São criações feitas com muito carinho para você, que sempre nos acompanha. O episódio de hoje é novamente mais do que especial, e você já deve estar imaginando o porquê. Quem escreveu o roteiro sobre o personagem de hoje foi a Valentina, minha filhota que adora ler e contribuir com o Coachitório Online. Ela é fã declarada de Harry Potter e sugeriu que fizéssemos um episódio sobre uma pessoa muito importante para Harry. Hoje nós vamos falar de Hermione Granger, a melhor amiga do bruxinho de Hogwarts.
Harry Potter é um produto da literatura fantástica, o mesmo tipo de literatura que foi criada por Tolkien quando escreveu O Senhor dos Anéis e que inspirou J. K. Rowling a escrever todos os livros da saga Harry Potter. A riqueza de detalhes de cada livro e de cada filme permite que cada personagem tenha sua personalidade analisada e descrita com detalhes, e foi isso que a Valentina fez com a Hermione e é isso que vamos descobrir no episódio de hoje.
A primeira vez que Hermione aparece na saga é no livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. O primeiro encontro deles foi inusitado: Harry e Rony salvam Hermione de um troll no banheiro feminino. Depois disso, ela se torna a melhor amiga deles. É uma aluna que manda muito bem na escola. Ela se destaca pelas notas e é descrita pela autora como “muito lógica, correta e do bem”. A personagem costuma usar seu conhecimento enciclopédico para ajudar em situações terríveis e reunir as informações necessárias para derrotar Voldemort, o “Lorde das Trevas”.
—
Vamos começar com os traços positivos de Hermione. Sem dúvida, a sua principal característica é a inteligência: Hermione é considerada uma das mais brilhantes alunas de sua geração. Só que o seu brilhantismo não vem de graça, pois ela trabalha muito para conquistar todos os conhecimentos e habilidades que demonstra. Ela é ridicularizada por ser uma espécie de “sabe-tudo”, mas isso não a detém, muito menos a desanima. A bruxinha não sente necessidade de se adaptar e segue agindo como ela mesma. Também é leal e nunca vacilou em sua amizade com Harry e com as demais pessoas que estão ao seu lado.
Ela não tem medo de falar o que pensa e nem de se envolver em causas que favorecem um bem maior. Um exemplo disso é quando Hermione criou o F.A.L.E., Fundo de Apoio à Liberação dos Elfos. Ela teve essa iniciativa após ficar profundamente horrorizada com o tratamento e as perspectivas gerais dos elfos domésticos, que eram escravizados, tanto em Hogwarts quanto no restante do mundo mágico. Então ela decidiu criar a fundação, bater o pé e batalhar para defender os direitos dos elfos e questionar a lei dos bruxos. Ela continuou firme com seus ideais, mesmo recebendo desaprovação de outros bruxos e dos próprios elfos, que haviam sido treinados para servir sem questionar.
—
Outra qualidade relevante, mas um pouco menos óbvia, é o fato de ela não depender de sua aparência física para gostar de si mesma. As meninas são frequentemente, e às vezes até inconscientemente, ensinadas que devem se importar excessivamente com sua aparência. A Hermione que é retratada no livro e não nos filmes quebra esse estereótipo com sucesso, pois ela não é uma personagem definida apenas por suas características físicas. Embora fique claro que ela possa parecer atraente quando quer, sabemos que ela opta por não agir assim porque isso não significa nada para ela. Ela não acha que ser atraente seja um requisito e não acha que sua autoconfiança dependa disso.
Além disso, a ficção popular tende a retratar mulheres cujo objetivo final na vida é encontrar uma “alma gêmea”. Do contrário, mulheres de carreira bem-sucedidas costumam ser retratadas como pessoas que lamentam a sua solidão. Hermione quebra a banca porque é independente e focada unicamente em seus objetivos. Todo o restante fica em segundo plano e mesmo quando tem uma decepção amorosa, ela não perde o interesse pela vida, como outras personagens femininas populares. Ela escolheu um caminho e se mantém nele.
—
A Hermione é um doce de pessoa e é ao mesmo tempo forte e decidida. Mas assim como Harry Potter, ela também tem seus pontos de melhoria. Aliás, fica a dica para você ouvir o episódio #78 do nosso podcast, no qual falamos sobre as características de Harry Potter. Fica claro que pessoas do bem – os verdadeiros heróis – também tem seus medos e defeitos.
Muitos acreditam que Hermione é um farol do feminismo, quando, no entanto, ela carece de sororidade, que é a capacidade que uma pessoa tem de estabelecer uma relação de irmandade, união, afeto ou amizade entre mulheres. Hermione desgosta de outras personagens sem motivo nenhum e algumas vezes acha que gostar de coisas consideradas femininas é um sinal de fraqueza.
Embora os comentários críticos de Hermione sejam quase sempre precisos, ela é insensível quando ignora a dor ou a raiva de outra pessoa. Houve um exemplo em que o coelho de estimação de uma colega de Hogwarts morre e Hermione perde a oportunidade de ficar quieta e isso acaba por magoar a sua colega.
—
Hermione também é extremamente racional e se mostra contrária a qualquer desvio do pensamento convencional. Isso é mostrado especialmente em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando Harry precisa utilizar um livro de poções gasto e passa a seguir as anotações manuais que o antigo dono fez no livro, ao invés de seguir as instruções que o livro realmente traz. Hermione fica bastante irritada com isso, principalmente porque Harry acaba tirando notas mais altas do que ela naquela matéria. Além disso, no último livro da saga ela acha que a história sobre as Relíquias da Morte é tão boba que nem se dá o trabalho de discuti-las, mesmo com todas as evidências de que seriam verdadeiras.
Estas características deixam claro o quanto o perfil comportamental retrata as pessoas. O perfil comportamental explica porque a gente pensa como pensa, fala o que fala e faz o que faz. Fica aqui novamente o convite para você revisitar um episódio do nosso podcast, desta vez lá da 3ª. Temporada. O episódio #52 fala sobre perfil comportamental e da importância do perfil para o conhecimento de nós mesmos e das outras pessoas.
Voltando a falar da nossa personagem, Hermione também pode ser vingativa, implacável e tem tendência a expressões violentas de raiva sem motivo. Como quando ataca Rony Weasley apenas porque o viu beijando uma garota. Uma autêntica cena de ciúmes.
—
Hermione se desenvolve significativamente ao longo da história e faz contraste com o personagem de Harry também. Quando conversa pela primeira vez com Harry no trem para a escola, ela está ansiosa para impressioná-lo com seu conhecimento, enquanto Harry só quer fazer amigos. No início ela é uma perfeccionista irritante que nunca quebra as regras. Porém, é provável que seu lado exibicionista é uma defesa contra seus sentimentos de inferioridade, visto que ela, assim como Harry, não está familiarizada com o mundo dos bruxos. Tanto em Hermione quanto em Harry, vemos que aprender magia requer uma grande dose de ajuste social e autoconfiança.
—
Fala, galera do Coachitório Online.
Hermione é muito popular. A versão de desta personagem que foi interpretada no cinema pela atriz Emma Watson durante os oito filmes de Harry Potter foi eleita a melhor personagem feminina de cinema de todos os tempos em uma pesquisa realizada por profissionais de Hollywood pela The Hollywood Reporter em 2016. Sem dúvida, grande parte deste mérito vai para a própria Emma Watson, que incorporou muito bem a personagem desenvolvida por J. K. Rowling.
Mas tem uma curiosidade: apesar de Hermione ser provavelmente a personagem mais popular da saga (mais até do que o próprio Harry Potter), a personagem favorita da minha filha é a Luna Lovegood. E o mais interessante é que a minha filha tem muito a ver com a Luna mesmo.
Aproveito para deixar aqui novamente a minha gratidão para a minha filhota, que se empenhou em escrever o roteiro deste episódio do podcast. Obrigado, filha! Papai fica sempre orgulhoso!
Esse é o Coachitório Online. Obrigado a você que sempre acompanha os episódios semanais do nosso podcast sobre pessoas, carreira e liderança. Para você que está chegando agora, seja bem-vindo. Estamos no final da quarta temporada, que fala sobre as lições importantes de grandes personagens das séries, da TV e do cinema.
Eu tenho um pedido para você: escolha um episódio para compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais e lembre-se também de apertar o botão para seguir o nosso podcast, pois assim a gente aumenta o número de pessoas que acompanha o Coachitório Online. Também te convido a deixar a sua mensagem, sugestões e opiniões nas nossas redes sociais. Se preferir, pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br
Também quero te convidar a conhecer a Jornada! É um processo que nós desenvolvemos para promover o seu crescimento pessoal e profissional por meio da metodologia e das ferramentas do Coaching. Tudo isso online! E o melhor de tudo: todo esse processo será conduzido pelo melhor Coach que você já conheceu: você! Conheça a Jornada e seja Coach de si mesmo!
Encontro você no próximo episódio! Um abraço!