Localização

Rua Paulo Zimmermann, 118 - Sl 506

Telefone

47 3209-5956

E-mail

contato@ponteaofuturo.com.br

  • Ponte ao Futuro
  • Editora
  • Podcast
  • A Jornada
  • Blog
  • Materiais
  • Livros
  • Contato
  • Sobre
    • Equipe
  • Coaching
  • Consultoria
  • Palestras
    • A excelência contagia
    • Como usar as emoções ao nosso favor?
    • Construa sua ponte
    • Entrevista de emprego: e agora?
    • Tudo por dinheiro?
  • Treinamentos
    • Ações que geram resultados
    • Os desafios da liderança
    • Inteligência Emocional para Lideranças
  • Cases
  • Sobre
    • Equipe
  • Coaching
  • Consultoria
  • Palestras
    • A excelência contagia
    • Como usar as emoções ao nosso favor?
    • Construa sua ponte
    • Entrevista de emprego: e agora?
    • Tudo por dinheiro?
  • Treinamentos
    • Ações que geram resultados
    • Os desafios da liderança
    • Inteligência Emocional para Lideranças
  • Cases

Tudo Por Dinheiro – O que Seu Espelho Pensaria Disso?

  • Publicado em 23 de novembro de 2016

Dinheiro é um meio ou é um fim? A resposta para essa pergunta aparentemente simples é o que vai determinar as atitudes do nosso dia-a-dia, pois as ações costumam estar sempre focadas em conseguir o que desejamos. É o que acontece quando falamos de Coaching, afinal, um processo de Coaching tem como norte o estado futuro que a pessoa deseja alcançar. Esse estado futuro, que são os objetivos que a pessoa deseja alcançar, podem estar relacionados à mudança ou desenvolvimento de determinados comportamentos e atitudes que ela deseja adotar. Os objetivos que a pessoa deseja alcançar podem também estar relacionados à conquista de coisas concretas e mensuráveis.

 

É justamente nesse último ponto que o dinheiro se faz mais presente, pois na maioria das vezes a realização de sonhos de consumo passará pela questão financeira necessária para adquiri-los. Por conta disto que eu penso que a resposta à pergunta do começo desse texto é a seguinte: dinheiro é um meio. Dinheiro deve sempre ser meio, pois se encararmos o dinheiro como a única coisa que vale a pena ser alcançada, estaremos dispostos a arriscar tudo para consegui-lo.

 

A diferença é sutil, pois no final das contas a gente sempre acaba agindo e tomando decisões que na maior parte das vezes está pautada nas questões financeiras. Fazemos pesquisas de preço, estudamos melhor o tipo de investimento a ser feito e o momento para fazê-lo. Pesquisamos as melhores condições para pagamento e ficamos extremamente desconfortáveis quando o dinheiro nos falta e compromete nossa capacidade de honrar nossos compromissos financeiros.

 

No entanto, quando o dinheiro é o fator que mais importa e todo nosso esforço é em função de consegui-lo, há aí um sinal de que nos falta um propósito ou nos faltam sonhos. Assim, o dinheiro passa a ser o objeto de conquista e para ter sucesso nessa busca acabamos comprometendo muitas coisas, inclusive a nossa própria imagem. Infelizmente, esse comportamento é visível em muitas situações nas quais pessoas agem de forma a preservar o seu ganho em detrimento da sua própria felicidade, satisfação e realização profissional, podendo inclusive prejudicar outras pessoas pelo caminho. Esse comportamento é explicado por Napoleon Hill:

 

 

“Todo ser humano que atinge a idade de compreender a finalidade do dinheiro passa a desejá-lo.”

 

 

Note que a palavra finalidade está grifada na frase acima. Embora remeta muito claramente à questão do dinheiro como sendo um fim, o contexto deixa claro que o dinheiro será desejado por qualquer pessoa quando entendermos para o que ele serve. É o dinheiro sendo visto como o meio pelo qual iremos realizar nosso propósito e nossos objetivos. Nesse sentido, o dinheiro é visto como uma forma de realizar nossos sonhos, só que essa visão traz consigo a responsabilidade de agirmos de forma correta e sustentável para que esses sonhos sejam realizados. Pode ser que os sonhos estejam ligados à compra de uma casa própria, de pagar os estudos dos filhos ou de fazer aquela tão desejada viagem.

 

Quando tratamos o dinheiro como meio, fazemos tudo que é congruente e coerente com nossos valores para alcançarmos o que desejamos. Assim, construímos uma imagem de credibilidade e persistência, pautada numa história que valerá a pena ser ouvida.

 

Quando temos sonhos e objetivos, nos dedicamos para realizá-los. Com um detalhe importante: respeitaremos os sonhos e objetivos das outras pessoas pois, caso contrário, estaremos prejudicando de forma importante a nossa imagem e o sonho de outras pessoas.

Deixe a sua opinião Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arte de fundo preto e detalhes circulares em laranja com título central que se lê Você só precisa de Poucos Minutos para se conhecer melhor. Comece a sua jornada gratuitamente aqui. O logo da Ponte ao Futuro está abaixo.
Mais lidos
  • 5 perguntas que você deve responder para si mesmo
  • Ao infinito e além!
  • Por que Devemos Comemorar?
  • Livro: Encontro com Homens Notáveis
  • Por que a hierarquia é importante?
Temas
  • 50 Textos
  • Cases
  • Coaching
  • Coaching a Distância
  • Coaching de Carreira
  • Coaching Financeiro
  • Coachitório Online Gold
  • Desenvolvimento
  • Gestão de Empresas
  • Gestão de Pessoas
  • Institucional
  • Liderança
  • Livros
  • Podcast

Criando a Cultura do Lucro - Os 3 Passos para a Mudança

Previous thumb

Planejando (E Agindo) Para 2017

Next thumb
Scroll
Ponte ao Futuro
Nossa missão é despertar a melhor parte de cada ser humano, exercendo influência positiva na vida das pessoas. Mais do que uma missão, esse é um propósito de vida!
BLOG
  • Atraia pessoas mais talentosas do que você
  • Coachitório Online Ep. 103 – O Semblante das Pessoas!
  • Cuide de si para cuidar dos outros
  • Coachitório Online Ep. 102 – Não se estresse! É só mais uma mudança!
  • Coachitório Online Ep. 101 – É tudo mentira!
@2020. Ponte ao Futuro. Todos os direitos reservados.
  • Ponte ao Futuro
  • Editora
  • Podcast
  • A Jornada
  • Blog
  • Materiais
  • Livros
  • Contato