A tecnologia atual tem sido tão benéfica para nós todos que permite que muitos trabalhos que outrora somente poderiam ser realizados de forma presencial, no modelo “face a face”, podem agora também ser feitos de forma virtual.

São inúmeros os exemplos de palestras, treinamentos e cursos que existem no mundo virtual, prontos para serem assistidos do conforto do nosso lar, do escritório ou até mesmo quando estamos sentados à sombra de uma árvore num belo parque.

Já vimos que o conceito de escritório mudou e essa mudança tem feito com que a gente procure um jeito de aproveitar a tecnologia existente da melhor forma possível; faz com que a gente precise reinventar novos conceitos sobre trabalho e carreira.

Tudo isso também tem provocado mudanças importantes nos processos de Coaching, afinal, esses avanços fazem com que o Coach tenha que dar um passo à frente a fim de se ajustar aos conceitos de trabalho virtual para que os processos possam também ser realizados de forma virtual.

Tenho notado que, além do crescimento natural que o Coaching vem tendo em nosso País, a modalidade de Coaching a distância também tem representado uma alternativa cada vez mais utilizada para as pessoas fazerem seus processos de Coaching.

Tem acontecido comigo. Recentemente tive a oportunidade de realizar processos de Coaching com clientes dos EUA, Portugal e até da Ásia. No Brasil, trabalhei virtualmente com pessoas nos estados de São Paulo, Paraná e até mesmo com pessoas que estão em cidades próximas a Blumenau.

Embora o Coaching ainda tenha muito o que crescer para solidificar ainda mais a sua imagem como importante metodologia de desenvolvimento humano e profissional, a atualidade mostra que o Coaching a distância é tão eficaz quanto o Coaching presencial justamente porque evoluiu em alguns aspectos fundamentais:

  • A prática do Coaching está mais difundida: antes de falar sobre Coaching a distância foi preciso falar muito sobre o que é Coaching. Há um processo gradativo de divulgação e difusão do que é o Coaching, como o processo funciona e quais os seus benefícios. Esse esclarecimento é fundamental para que as pessoas conheçam a metodologia para poderem optar com segurança pelo modelo de Coaching a distância;
  • Quebra de paradigmas: foi preciso que os profissionais de Coaching e as pessoas quebrassem seus paradigmas com relação à modalidade de Coaching a distância, pois muitos podem entender que todo trabalho que é presencial é melhor do que quando feito a distância. Esse é o paradigma a ser quebrado, pois no caso do Coaching a distância a garantia de sucesso do processo está no comprometimento do cliente e na capacidade do Coach. Quando isso acontece, o processo funcionará muito bem tanto no meio presencial quanto a distância;
  • Especialização dos profissionais: todo profissional que deseja prosperar em sua carreira precisa se especializar a fim de estar apto para dar conta das demandas que surgem. Com o Coaching não é diferente e, por conta disto, os Coaches têm visto a necessidade de estudar e ganhar cada vez mais experiência para trabalhar com bastante eficiência em seus nichos de atuação.

É por causa destas evoluções que eu digo que o Coaching a distância funciona. No entanto, notem que essa evolução não traz benefícios somente para o Coaching a distância, mas sim para a metodologia de Coaching como um todo.

Em minha opinião, a explicação é simples: todo o avanço tecnológico que temos presenciado tem invadido as nossas vidas e as nossas carreiras, fazendo com que tenhamos que estar em sintonia com o que está acontecendo.

Em outras palavras, faz com que todos os profissionais precisem buscar o contínuo desenvolvimento de seus comportamentos e atitudes, inclusive o Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.