Há uma frase, atribuída à Filosofia do Sucesso de Napoleon Hill, que diz que “cedo ou tarde aquele que vence é aquele que pensa que pode vencer”.
A mensagem principal que está contida nesta frase é que a vitória começa com o pensamento. Quando acreditamos que realmente podemos ter sucesso, já teremos mais de meio caminho andado.
Muitos acreditam que esta é somente uma frase feita, aquele tipo de frase que a gente encontra em rodapé de agenda e que não passa de uma expressão de autoajuda. Muitos não veem sentido nessas frases até que experimentam a verdade que está contida nela. Aliás, nada melhor que outra frase para ilustrar isso. Esta é de Aldous Huxley:
“Os provérbios são apenas chavões até você experimentar a verdade contida neles.”
As batalhas e as conquistas do nosso dia-a-dia estão diretamente ligadas aos nossos sonhos e objetivos. Há coisas que desejamos realizar e para isso é necessário que a gente trabalhe de forma persistente em direção ao objetivo que desejamos.
No entanto, cada vez mais observamos que muitos desistem no meio do caminho sob a alegação de que não está dando certo, de que não vão conseguir chegar onde desejam.
Na realidade, a desistência ocorre, principalmente, porque queremos que tudo aconteça na nossa velocidade – ou seja, rápido, muito rápido – e ignoramos que tudo acontece no seu devido tempo. Já que falamos em frases, Abraham Lincoln disse certa vez:
“O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.”
Há muito mais gente que desiste do que gente que fracassa. Há muito mais pessoas que não acreditam em si mesmas do que pessoas dispostas a persistir até alcançar seus objetivos. Aliás, para mostrar que não estamos falando de frases feitas, mas sim da vida como ela é, é possível abordarmos essa questão a partir de casos de sucesso que tanto admiramos.
É legal olharmos para a história de sucesso de várias empresas e é mais legal ainda quando olhamos para toda a história, principalmente do começo, para vermos a superação que as pessoas por trás da história de sucesso tiveram.
Afinal, olhar só o final da história é fácil. Difícil é superarmos os desafios que essas pessoas tiveram que superar para que elas conquistassem o que conquistaram. Veja só:
- Antes de criar uma das mais importantes grifes masculinas do mundo, Ralph Lauren sofria bullying na escola e vendia gravatas de porta em porta para ajudar na renda da família;
- Antes de ser o fundador de uma das maiores montadoras do mundo, Soichiro Honda penhorou seus bens e teve os produtos que fabricava na pequena oficina de sua casa negados por várias empresas da época;
- Antes de ser um dos maiores corretores financeiros dos EUA e servir como inspiração para o filme “À Procura da Felicidade”, estrelado por Will Smith, Chris Gardner foi abandonado pela mulher e teve que dormir em abrigos com o seu único filho.
Os exemplos são vários e, certamente, há vários exemplos anônimos que estão ao nosso lado, nos quais devemos nos inspirar para ter a certeza de que, no final das contas, vence aquele que acredita que pode vencer. Vence aquele que persiste até experimentar a verdade contida nessa frase!