Vários livros trazem lições, experiências pessoais e mensagens que fazem muito sentido em diversos momentos da nossa vida. Para cada situação ou desafio que encontramos há, certamente, um livro que pode nos instruir.

Isso faz com que a leitura seja uma das melhores formas de absorver novos conhecimentos e aprendizados. Além, é claro, de ser também uma grande fonte de diversão.

Inspirados pelas muitas listas que encontramos na internet, que mostram livros que inspiraram e provocaram mudanças em muitas pessoas, fizemos também a nossa lista. A lista de cinco livros que consideramos importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. São eles:

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen Covey)

A mensagem do livro: embora seja um livro muito utilizado como referência para a área de negócios, este livro lista sete atitudes que devemos adotar quando desejamos provocar mudanças em nós mesmos e, por consequência, nas pessoas e no ambiente ao nosso redor.

Por que é importante: há um ditado que diz que “o hábito não faz o monge”. Embora seja uma “sabedoria popular”, penso justamente o contrário. Bons hábitos como a definição de objetivos e prioridades e foco no que precisa ser feito para o crescimento e desenvolvimento mútuos acabam elevando nossa produtividade, desempenho e a qualidade dos nosso relacionamentos.

Virando a própria mesa (Ricardo Semler)

A mensagem do livro: ao herdar a empresa da família, o autor acaba quebrando paradigmas importantes de gestão ao colocar em prática uma forma diferente de fazer a gestão da empresa, questionando “verdades” que estão enraizadas até hoje na maioria das empresas familiares. Mostra que é preciso fazer coisas diferentes se quisermos resultados diferentes.

Por que é importante: valores como competência e profissionalismo são cada vez mais importantes que a “meritocracia” baseada no QI (quem indicou) e no sangue azul (a nobreza do parentesco com o dono da empresa). A mensagem do livro é importante ao mostrar que mais importante do que herdar é ser merecedor do que recebemos como herança.

Armas da Persuasão (Robert Cialdini)

A mensagem do livro: o livro trata a persuasão como uma arte que pode ser desenvolvida na medida que conseguimos aplicar qualquer uma das seis formas principais de influenciar positivamente as pessoas. Essas formas de persuasão são chamadas pelo autor de “Gatilhos Mentais”, que agem diretamente no subconsciente das pessoas levando-as a reconhecer nosso mérito diante de determinadas situações.

Por que é importante: somos seres de relações e em cada relação há interesse. Não necessariamente o interesse escuso, mesquinho, no sentido de sermos “interesseiros”, mas sim o interesse em promover trocas que devem ser benéficas para todos. O ponto mais importante do livro é mostrar que cada pessoa pode e deve exercer esses papeis no sentido de sermos reconhecidos nas mais diferentes relações sociais e profissionais das quais participamos.

Casais inteligentes enriquecem juntos (Gustavo Cerbasi)

A mensagem do livro: o orçamento familiar deve ser visto e gerenciado de uma forma tão atenciosa quanto as finanças de uma empresa. Todas as famílias têm receitas e despesas, assim como as empresas e, com base nisto, o autor ensina com muita propriedade hábitos simples que podem fazer com que o planejamento financeiro seja uma prática mais habitual para as famílias.

Por que é importante: em pesquisa publicada em fevereiro deste ano, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quatro entre dez casais brasileiros admitem que brigam por causa de dinheiro. Essas brigas derivam da falta de concordância sobre como gastar o dinheiro que o casal recebe e, principalmente, quando as despesas são maiores do que as receitas. Inevitavelmente, esta instabilidade reflete no nosso desempenho profissional.

Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

A mensagem do livro: um livro lançado há mais de setenta anos e um dos maiores best-sellers da história tem, em sua essência, uma mensagem muito simples: o modo como agimos com o próximo mostra quem verdadeiramente somos. O livro traz importantes mensagens sobre o poder da comunicação como forma de alimentar relacionamentos interpessoais saudáveis.

Por que é importante: esse livro foi o precursor de muitas outras publicações e teorias lançadas posteriormente. Mas a maior importância desta publicação reside no fato de que, à época de seu lançamento, o movimento de Relações Humanas ainda engatinhava e muito pouco se falava sobre a importância de ouvir as pessoas e da empatia como uma das melhores formas de se exercer a liderança. As mensagens deste livro são, ainda hoje, frutos para muitos treinamentos comportamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.