Toda empresa tem sua cultura organizacional, que é bastante particular. Tudo aquilo que aprendemos nos livros se torna bastante verdadeiro quando olhamos a realidade de uma empresa.

No dia a dia, há uma série de situações que acontecem com as pessoas e no relacionamento com os colegas de trabalho que demonstram claramente o tipo de cultura e clima organizacional.

Tanto a cultura quanto o clima organizacional têm muito a ver com as lideranças. A cultura se formou através do comportamento dos líderes com relação aos colaboradores e as tomadas de decisões diárias, por isso dizemos que existem culturas mais conservadoras e outras mais modernas.

A cultura reflete a maneira como as pessoas fazem as coisas na empresa, as crenças e os costumes que retratam um modo de ser. Já o clima organizacional é resultado da interação dos indivíduos e se estabelece no dia a dia, incluindo as percepções, opiniões e o convívio diário com os pares e líderes.

O clima organizacional é muito importante quando tratamos de Gestão de Pessoas, pois determina a dinâmica organizacional e, consequentemente, os resultados.

E para que consigamos entender a dinâmica da empresa e também aumentar os resultados, é importante a realização periódica de uma pesquisa de clima organizacional, que pode ser semestral ou anual.

Dificilmente uma pesquisa terá resultados idênticos a outra, mesmo que ela seja realizada em um curto intervalo de tempo, pois tudo muda, o tempo todo. As pessoas mudam, as opiniões mudam e a rotina organizacional também.

Assim, é importante para a gestão da empresa saber o que está acontecendo na sua empresa e principalmente o que se passa na cabeça dos seus colaboradores, até para poder definir melhor as estratégias e tomar as melhores decisões.

Na pesquisa de clima são diagnosticados vários pontos importantes da vida organizacional, como o grau de satisfação dos colaboradores com relação à empresa, o grau de aceitação dos processos de mudança e posterior satisfação dos colaboradores após sua implementação e principalmente a concordância dos valores organizacionais pelos mesmos.

A partir do resultado de uma pesquisa de clima conseguimos agir em prol de conquistar alguns benefícios para a empresa, tais como a retenção de talentos, a diminuição do turnover e absenteísmo, o levantamento das necessidades de treinamentos que sejam congruentes com os objetivos organizacionais, o aumento do comprometimento dos colaboradores, maior produtividade, melhor comunicação interna, credibilidade e maior integração entre as pessoas e as lideranças.

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