Muita coisa acontece em um ano. Algumas coisas a gente planeja e elas tendem a acontecer, mesmo que às vezes por linhas tortas. Mas outras coisas acontecem sem o nosso planejamento e acabam surpreendendo a gente. Há um ano eu realizei um sonho: lancei meu primeiro livro, “Desenvolvimento Humano, Liderança e Gestão: 50 textos pare refletir, comentar e compartilhar”.

A história deste livro começou em julho de 2015, em São Paulo (SP). Eu estava numa formação de Mentoring e pelo fato da formação lidar muito com aspectos emocionais e comportamentais das pessoas, em certo ponto da formação o treinador perguntou aos participantes quais eram nossos sonhos, aqueles que estávamos postergando por algum motivo. Muita gente se manifestou, até que um dos participantes declarou: “- Quero escrever um livro!”. Essa declaração chamou minha atenção – e a do treinador – que respondeu a ele dizendo: “- Pois então hoje você vai começar o seu livro. Escreva as duas primeiras páginas e traga para nós amanhã!”

Entendi a força deste recado, tanto é que naquela noite, no quarto do hotel onde eu estava, escrevi as duas primeiras páginas do meu livro. Mas faltava algo. Essas duas primeiras páginas precisavam de continuidade e o insight que faltava veio de um amigo que, ao ler um texto que eu havia escrito me perguntou: “- Por que você não reúne esses textos que você escreve e publica um livro?” Era a peça que faltava para completar o quebra-cabeças.

Foi assim que eu decidi que o meu livro seria uma coletânea de textos sobre desenvolvimento humano e organizacional. Alguns deles foram escritos ao longo dos meus anos de carreira como executivo, consultor e professor de graduação e pós-graduação. Outros textos foram escritos exclusivamente para este livro. Mas o fato é que do dia em que eu recebi a peça que faltava para completar o quebra-cabeças até o dia em que eu terminei de escrever o livro passaram-se três meses. Em apenas três meses eu tinha 50 textos. Em apenas três meses eu tinha o livro.

Aliás, a inspiração para escrever e publicar 50 textos veio também de algo bem original: o livro (que depois virou filme) 50 tons de cinza!

Antes do livro ser finalmente lançado, recebi o convite do meu primo para que eu fizesse em sua empresa uma palestra sobre o livro. Palestra? Confesso que eu não tinha pensado em fazer uma palestra sobre o livro, mas diante do convite e com uma considerável dose de coragem, aceitei o desafio e montei a minha primeira palestra. Assim, no dia 06/04/2016 apresentei pela primeira vez “A Excelência Contagia” para um grupo de cerca de 50 pessoas. E no dia desta primeira palestra, ao divulgar e comemorar o sucesso do evento, eu declarei nas redes sociais: “- Que venham muitas outras!” E elas vieram! Desde então, foram mais de 30 palestras, para mais de 3 mil pessoas.

Ah, está lembrado que eu falei das duas primeiras páginas que eu escrevi, ainda em São Paulo, que deram origem ao livro? Essas páginas eram justamente o texto cujo título é “A Excelência Contagia”. Foi o primeiro texto, foi o primeiro tema da palestra e foi a primeira palestra.

E o livro? Bom, um grande aprendizado que eu tive foi constatar que entre escrever um livro e publicar um livro há uma distância e desafios muito grandes. Mas eles valeram a pena, pois ao longo deste caminho eu constatei também que quando a gente decide iniciar projeto muita gente surge para nos ajudar ao longo do caminho. Os recursos que nos faltam acabam aparecendo! E isto inspirou, inclusive, a criação da segunda palestra do livro, “Construa sua Ponte”, que acabou de ser lançada e vai ganhando força neste ano, sendo inclusive a palestra de comemoração do primeiro ano de lançamento do livro.

Neste primeiro ano tive a felicidade de ver o livro ganhando espaço em vários estados do Brasil e, inclusive, no exterior. E faço questão de agradecer a todos que o adquiriram, leram, comentaram e compartilharam os 50 textos pois, como disse certa vez o saudoso professor João Benjamim da Cruz Junior, autor do prefácio do livro, “livro é um grande exercício de humildade, pois quem o lê reconhece que precisa buscar novos conhecimentos!”

Essa é a história do livro. Em apenas poucas frases, pois lhe garanto que nas entrelinhas houve muitos momentos de alegria, ansiedade, dúvidas e medo. Houve muitos risos e lágrimas. Houve momentos difíceis, mas que valeram a pena. Conheci muita gente por conta desta obra e muitas portas se abriram para mim.

Planejamento é algo muito importante para mim, principalmente por ser Administrador e professor de Administração. Mas esse livro me deu várias lições e, sem dúvida, uma delas é que muitas vezes o que acontece sem planejar pode nos surpreender.

Já faz um ano! Ou melhor, só fez um ano!

Que venham muitos outros!

 

 

Para falar um pouquinho mais sobre essa data especial, resolvi gravar um pequeno vídeo que você confere abaixo:

 

https://youtu.be/ahD3p5yiQQk

 

P.S. Não comprou o livro ainda? Você pode adquirir ele aqui e utilizar o cupom 50TEXTOS para ganhar 15% de desconto!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.