Comemorar conquistas e resultados é algo tão importante quanto o aprendizado e a conquista em si. A palavra comemorar vem do latim e tem um sentido bem claro em nossa língua: memorar juntos!

Ou seja, trazer à tona determinadas memórias, relembrar os fatos que aconteceram e que contribuíram para com a nossa conquista. E o mais importante é memorar juntos! Incluir na comemoração a lembrança das pessoas que nos ajudaram em nossa conquista.

Comemorar é agradecer! Quando lembramos do que passamos para conquistar os resultados que desejávamos é inevitável que a gente se lembre também das pessoas que nos ajudaram. Portanto, quando comemoramos estamos também celebrando as pessoas que estiveram ao nosso lado.

Já que está clara a importância de comemorar os resultados, a pergunta que fica é: como você comemora os seus resultados?

É muito comum que a gente tenha vários sonhos e objetivos, que a gente arregace as mangas para alcançar o que desejamos e que a gente peça ajuda divina para o nosso sucesso. É também comum que a gente realize muitas coisas que desejamos, só que infelizmente não é igualmente comum comemorarmos os resultados que conquistamos.

O que acontece? Por que muitas vezes esquecemos de comemorar?

Acredito que não tem a ver com um ato de egoísmo ou de sermos mal-agradecidos. Acredito que tem a ver com uma atitude do tipo “piloto automático” que acaba invadindo as nossas vidas e que faz com que a gente ache que ganhos e perdas são coisas normais do processo e que, por isso, não nos levam a refletir sobre o aprendizado das perdas ou a comemorar os ganhos que tivemos.

Essa vida no piloto automático faz com que a gente ignore muitas outras coisas, como a nossa saúde, nosso desenvolvimento intelectual ou até mesmo nossa vida social. E, logicamente, acabamos esquecendo de comemorar (e agradecer) pelas nossas conquistas.

Então, como podemos comemorar nossas conquistas? A resposta é subjetiva, pois acredito que para cada pessoa faz sentido comemorar da forma que achar mais adequada.

Mas, eu tomo a liberdade de compartilhar o que eu faço diariamente para lembrar e agradecer por tudo o que ocorreu: antes de dormir, eu procuro ler uma frase, uma reflexão que traga uma mensagem positiva. A gente as encontra facilmente em vários livros e na internet.

Depois, eu lembro rapidamente de tudo o que aconteceu ao longo do dia e agradeço por todas as reuniões, visitas, feedbacks e conquistas que aconteceram. Agradeço também pelas coisas que eventualmente não deram certo e até pelas respostas negativas, para que nelas a gente consiga encontrar alguma lição ou aprendizado.

Ao fazer isso, a gente acaba levando a nossa mente a focar nos aspectos positivos de tudo o que aconteceu e que fizeram o dia valer a pena.

Já que agradecer é uma forma de comemorar, que tal comemorarmos com pensamentos e atitudes de gratidão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.