Quando se fala em processo de Coaching é comum pensarmos que os momentos mais importantes do processo são aqueles em que a pessoa está reunida com o Coach, durante as sessões. Esse pensamento é verdadeiro, afinal é nestes momentos que o processo toma forma e é quando começamos a colocar em práticas as ações que precisamos.
No entanto, para que estes encontros sejam produtivos e o processo seja um sucesso é fundamental prestarmos atenção para o que acontece antes e depois do processo de Coaching. É o que chamo de pré-processo e pós-processo.
Costumo dizer que o processo de Coaching começa no pré-processo, que é quando a pessoa sente-se inquieta, com a sensação de que algo precisa ser feito, algo precisa ser mudado. É quando ela começa a ler mais sobre Coaching, pesquisa e entrevista profissionais e toma a decisão de começar o processo. É nesta fase que acontece dois passos muito importantes para a mudança: a descoberta e a decisão.
Outra etapa importante do processo de mudança é a ação, que acontece quando o processo está em andamento. É a fase da realização do processo de Coaching propriamente dito.
Quando o processo termina, é comum surgir um sentimento de que o Coaching deveria continuar. E o processo deve continuar mesmo, só que esta continuidade acontece quando a pessoa assimila e aplica novas competências, novos comportamentos e atitudes na sua vida. E haverá sempre, claro, a possibilidade de que o Coach continue acompanhando e conversando com a pessoa nesta fase de pós-processo.
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PRÉ-PROCESSO | ||
1 Inquietação | 2 Pesquisa | 3 Definição |
Motivos: a pessoa está inquieta, o que lhe motiva a procurar as causas desta insatisfação. | Competência: o currículo, experiência e referências do Coach são fundamentais para definir o profissional mais adequado para o trabalho. | Contratação: é a decisão! É o pontapé inicial do processo. |
Certeza: essa jornada em busca de resposta lhe traz uma certeza: a de que precisa e vai procurar ajuda especializada para trabalhar os motivos da sua inquietação. | Empatia: de nada adiantarão o currículo e experiência se a pessoa não se identificar com o Coach e não houver empatia entre eles. |
PROCESSO | ||
1 Início | 2 Desenvolvimento | 3 Fechamento |
Objetivos: a declaração de objetivos é fundamental para definir o rumo que o processo de Coaching deve tomar. | Aplicação: várias ações são acordadas entre o Coach e o cliente e é a aplicação delas que levará o cliente a alcançar os objetivos desejados. | Resultados obtidos: é a análise da evolução e crescimento do Coach e das metas alcançadas durante o processo. |
Estado atual: o estado atual da pessoa é o ponto de partida. Identificamos o perfil, os pontos fortes e os pontos que precisam ser desenvolvidos. | Feedback: em cada sessão há um feedback, um acompanhamento e um posicionamento a respeito do andamento das ações e do processo. | Próximos passos: tem a ver com a continuidade da aplicação das ações e as novas metas a serem alcançadas pelo cliente. |
PÓS-PROCESSO | |
1 Continuidade | 2 Acompanhamento |
Novas competências: são os novos comportamentos e atitudes que foram consolidados durante o processo e que passam a fazer parte da vida da pessoa. | Converse com seu Coach: o relacionamento entre Coach e cliente não acaba quando o processo termina. O Coach deverá ser visto sempre como um aliado para seus projetos. |
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