• 1ª Temporada
  • 19 Verbos que Devem Fazer Parte do seu Vocabulário

  • A inspiração para esta temporada veio de um eBook que lançamos em 2018, no qual pensamos em atitudes que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Apesar de ser um material de dois anos atrás, acredito que os episódios estão mais atuais do que nunca, pois vão nos ajudar a enfrentar com bastante coragem os desafios com os quais estamos lidando por conta de tudo o que tem acontecido no mundo.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

5 – Divertir

Será que precisamos sempre esperar por uma data festiva, um feriado ou até mesmo as férias para encontrarmos a diversão? E se eu lhe dissesse que diversão é um hábito que está ao nosso alcance e que podemos praticar diariamente? Tudo o que precisamos é encontrar essas fontes de diversão e lazer.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "5 – Divertir"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

A ordem do dia é diversão! O tema do nosso podcast de hoje é se divertir! Até porque estamos em pleno Carnaval e, tradicionalmente, esta é uma data dedicada à diversão. Ou, como muitos gostam de dizer, à folia!

Vocês já devem ter ouvido falar que no Brasil as coisas começam a acontecer somente depois do Carnaval… Pois é, eu sempre custei a acreditar na verdade escondida por trás desta frase, mas às vezes não dá para negar: parece que as coisas começam a engrenar somente depois do Carnaval.

Mas vamos aos fatos! Não quero que vocês pensem que sou contra o Carnaval. Longe disso. Na verdade, eu trouxe esse assunto de que o Brasil começa a funcionar somente depois do Carnaval porque me parece que há também outra verdade escondida por trás desta afirmação. Parece que há uma mensagem subliminar que diz que “a vida é legal até o Carnaval. Depois o ano fica chato.”

Você já reparou numa coisa? -> até antes do Carnaval parece que vivemos numa espécie de “réveillon estendido”, estimulado pelo calor do nosso Verão e pelas férias que muitas pessoas acabam pegando nessa época. Aliás, o Carnaval muitas vezes coincide com o final do Verão – e também com o final do horário de Verão – e com o início do Outono. Os dias ficam mais curtos e parece que a energia das pessoas muda.

Resumindo, parece que somente há diversão numa parte do ano. É como se a diversão fosse algo que tivesse que ficar confinado a uma determinada época do ano. E daí, no restante dos dias, tudo o que a gente tem que fazer é trabalhar à espera do final do ano e das datas nas quais a gente “pode” – entre aspas – se divertir.

Para muita gente isso faz sentido. Mas também é uma reação inconsciente. Você percebe que isso faz parecer que a gente vive em lados opostos? O riso ou o choro. A luz ou a sombra. A alegria ou a tristeza. Eu até acho que estes extremos são fundamentais para a nossa vida, pois é só quando a gente está no extremo negativo que a gente se lembra do quanto é importante valorizar o extremo positivo.

Só que eu também acho que a gente não deve viver dias de tensão ou aborrecimento para só então termos direito a viver dias de alegria e diversão. Eu acho que a gente deve se divertir sempre. Acho que devemos equilibrar, ou melhor, compensar a tensão do dia-a-dia com momentos dedicados ao lazer e à diversão. Podemos (ou melhor, devemos) ter momentos de relaxamento, lazer ou diversão mais constantes. Talvez até diariamente, pois só assim iremos conseguir lidar melhor com o stress, a pressão e a cobrança que é imposta pelos outros e por nós mesmos todos os dias.

Só que a pergunta que não quer calar é a seguinte: o que é diversão? Ou melhor, como eu posso fazer para encontrar esse lazer e essa diversão sempre que eu quiser?

Antes de responder, penso que é importante dizer que para que a gente se divirta não é preciso encontrar um bloco de Carnaval ou sair pulando atrás de um trio elétrico todos os dias. Traduzindo para a realidade da minha cidade, Blumenau, não é necessário que a gente tenha uma Oktoberfest eterna para encontrarmos diversão.

Se olharmos no dicionário, vamos ver uma definição interessante. O dicionário diz que diversão é um desvio. É algo que diverge. É uma alteração de direção, uma mudança de rumo. Tem tudo a ver com o que estamos falando, pois para que a gente consiga bons momentos de lazer, basta fazer coisas que tirem o nosso foco da agitação e do stress do dia-a-dia e nos coloque em outra direção, em outra batida, em outra vibe.

Isso quer dizer que até as mínimas coisas passam a representar fontes de diversão para nós: ver um filme ou aquele seriado favorito, brincar com os teus filhos, ler um bom livro ou aquela revista que você adora. Ou talvez seja tomar aquele café ou comer aquele doce especial. Passar um tempo com os amigos, praticar um esporte, ir para academia ou, simplesmente, descansar. Ou seja, a diversão está em fazer coisas que tiram o nosso foco do stress e das preocupações.

Você percebeu que quando a gente simplifica um pouco o significado da palavra a gente descobre que diversão é algo que está ao nosso alcance e que podemos fazer da diversão um hábito? Basta apenas que você decida que sim e que determine que todos os dias você terá um encontro consigo mesmo para se divertir.

Fica a dica. Fica o convite. Funciona!

Se você gostou, não deixe de assinar esse podcast. Ele está lá no site da Ponte ao Futuro e no Spotify.

Lembro que você pode acompanhar esse tema no ebook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro.

Qualquer dúvida, fale comigo. Escreva para fabiano@ponteaofuturo.com.br

Espero encontrar você novamente! Um abraço!