• 1ª Temporada
  • 19 Verbos que Devem Fazer Parte do seu Vocabulário

  • A inspiração para esta temporada veio de um eBook que lançamos em 2018, no qual pensamos em atitudes que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Apesar de ser um material de dois anos atrás, acredito que os episódios estão mais atuais do que nunca, pois vão nos ajudar a enfrentar com bastante coragem os desafios com os quais estamos lidando por conta de tudo o que tem acontecido no mundo.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

18 – Evoluir

Crescimento e evolução são palavras que andam de mãos dadas. Só que elas têm significados distintos. O motivo é simples: para crescer não é preciso fazer força. Crescer é algo natural, inerente a todo e qualquer ser vivo. Só que a evolução é diferente, pois para evoluir é preciso que a gente aprenda coisas novas, saia da zona de conforto e construa diariamente uma versão melhor de nós mesmos.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "18 – Evoluir"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

Crescimento e evolução são sinônimos? O que você acha? Crescer e evoluir são a mesma coisa? Eu acredito que não… É por isso que o verbo de hoje do Coachitório Online é evoluir.

Crescer e evoluir são duas palavras que a gente costuma usar para se referir às mesmas coisas. Em geral, esses dois verbos são usados quando queremos falar que algo está melhorando. É comum a gente falar em “crescimento profissional”, ou que “a empresa está crescendo”. Da mesma forma, a gente usa o verbo crescer para se referir a outras coisas que acontecem em nossas vidas, tais como: “meus filhos estão crescendo” ou “as plantas estão crescendo”.

Mas, afinal, qual é a diferença entre crescer e evoluir?

Certa vez eu ouvi de um empresário que a maioria das empresas cresce, mas não consegue evoluir. O comentário desta pessoa dizia respeito à “facilidade” que as empresas têm para crescer – crescimento que pode facilmente ser medido pelo aumento das vendas, pela expansão da carteira de clientes, pelo aumento da produção e por aí afora. Mas o fato é que este crescimento não necessariamente corresponde à evolução.

O empresário continuou a explicação, dizendo que a evolução diz respeito ao que a empresa consegue quando cria um bom clima organizacional, quando nutre um ambiente de respeito e profissionalismo entre seus colaboradores, clientes e fornecedores. Enfim, a evolução acontece quando formamos vínculos que se transformam em parcerias e que levam as empresas à excelência. Empresas que crescem não necessariamente evoluem, mas empresas que evoluem são as que crescem e que atraem e retêm os bons profissionais e que têm os melhores resultados.

Embora este comentário tenha sido feito falando sobre as empresas, penso que é muito oportuno falarmos sobre esta relação entre crescimento e evolução no contexto pessoal e profissional, afinal as empresas são organismos vivos, que pulsam, somente porque nelas há pessoas que vibram e pulsam. Então eu acredito que nada é tão natural quanto vincularmos a evolução das empresas à evolução das pessoas.

Sobre esse assunto, eu lembro de ter lido um comentário bem legal algum tempo atrás. Era algo mais ou menos assim: para crescer não é necessário fazer força. A gente apenas cresce. As plantas não precisam fazer força para crescer. Os animais não precisam fazer força para crescer. O crescimento é algo natural, que faz parte do nosso ciclo. Assim, tudo o que um ser vivo precisa fazer para que o crescimento aconteça é justamente isso: ser vivo, manter-se vivo. O crescimento acontecerá sem que a gente precise fazer força.

Eu confesso que não me lembro a fonte deste comentário, senão eu faria jus ao seu autor. Para mim, essa afirmação faz muito sentido, porque ela deixa claro o seguinte: para crescer não precisamos fazer força, mas para evoluir, sim. É preciso dedicação para evoluir.

O filósofo alemão Immanuel Kant já dizia:

“Toda mudança para melhor depende exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.”

Tem tudo a ver com o que falamos sobre evolução, né?

Outra mente brilhante da nossa história, o cientista inglês Charles Darwin, afirmava que não é o mais forte que vence, e sim aquele que está disposto a se adaptar às mudanças.

Evolução e mudança são faces da mesma moeda. Não há como melhorar em algo se não quisermos mudar. Não há como evoluir sem que a gente passe por um processo que irá inevitavelmente nos tirar da zona de conforto em que estamos para conseguirmos chegar em outro nível, num nível melhor. Em outras palavras, para evoluir é preciso fazer força, é preciso ter dedicação.

Eu digo isso porque todos nós buscamos crescimento profissional. A gente estuda e procura se dedicar ao trabalho a fim de termos crescimento profissional. E eu arrisco a dizer que crescer profissionalmente é fácil. Ou melhor, bem mais fácil do que evoluir. A gente entra numa empresa ou começa um determinado empreendimento e naturalmente vamos subindo alguns degraus. Mas a pergunta é: será que estamos também conseguindo evoluir em nossa vida profissional? Ou melhor: será que queremos evoluir em nossa vida?

Se a resposta a essas perguntas for positiva, podemos ter certeza que estamos agregando valor à nossa vida e isso vai fazer a diferença no mercado de trabalho. É assim que vamos evoluir, e não só crescer. Até porque devemos contribuir para que as pessoas pulsem e vibrem positivamente, para que as empresas pulsem e vibrem da mesma forma.

—-

Essa é a mensagem de hoje.

Quero dar as boas-vindas para você que está nos ouvindo pela primeira vez! É bom ter você por aqui!

Para quem já está nos acompanhando, bem-vindo de volta! Fico muito feliz em ver que o Coachitório online está sendo ouvido por um número cada vez maior de pessoas.

Então eu convido você a assinar esse podcast. Ele está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify. E convido você também para ouvir os outros episódios desta temporada através da sua plataforma favorita!

Mais legal ainda será saber que você está compartilhando o Coachitório online com os seus amigos.

E você pode deixar uma mensagem para nós. Pode escrever diretamente para mim, no e-mail fabiano@ponteaofuturo.com.br

E eu lembro que você pode acompanhar esse tema no ebook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro.

Um abraço e até a próxima!