• 1ª Temporada
  • 19 Verbos que Devem Fazer Parte do seu Vocabulário

  • A inspiração para esta temporada veio de um eBook que lançamos em 2018, no qual pensamos em atitudes que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Apesar de ser um material de dois anos atrás, acredito que os episódios estão mais atuais do que nunca, pois vão nos ajudar a enfrentar com bastante coragem os desafios com os quais estamos lidando por conta de tudo o que tem acontecido no mundo.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

19 – Agradecer

Além de ser uma demonstração de educação e civilidade, agradecer é uma das mais poderosas ferramentas de aumento da produtividade, da autoestima e da melhoria do ambiente de trabalho. Quando agradecemos, estamos também reconhecendo a importância daquilo que foi feito para nós e isso faz com que a pessoa que foi agradecida sinta-se estimulada a repetir a gentileza outras vezes.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "19 – Agradecer"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

Você sabia que a gratidão é uma das formas mais eficientes de elevar a autoestima de alguém? Sabia que o agradecimento pode também contribuir para a elevação da produtividade das pessoas? É justamente sobre o verbo agradecer que o Coachitório Online vai falar hoje.

William Shakespeare – grande poeta e dramaturgo britânico – disse certa vez que “a gratidão é o único tesouro dos humildes.” E o Faustão, o folclórico apresentador Fausto Silva, sempre diz que “gratidão é coisa séria!” Concordo com eles! Temos que agradecer por tudo que acontece conosco, até mesmo por aquelas coisas que não nos parecem muito positivas.

Aliás, muita gente torce o nariz quando eu falo sobre agradecer até mesmo pelas coisas negativas. Ficam em dúvida sobre isso porque parece antagônico, afinal, por que agradecer por algo ruim? Nestes casos, eu digo que a gratidão está na lição que podemos aprender com o que nos aconteceu, para assim podermos evitar de cometer os mesmos erros futuramente.

Só que infelizmente dizer a palavra “obrigado” é difícil para muita gente, principalmente no meio profissional. Muita gente acaba não agradecendo às pessoas porque entende que elas devem, simplesmente, cumprir suas obrigações. E isso dispensa agradecimentos. Ledo engano. Temos que agradecer pelo que recebemos, mesmo quando aquilo que é entregue para nós for parte da obrigação de outra pessoa. O motivo é bem simples: a pessoa que recebe nossa gratidão irá se sentir mais motivada em fazer as coisas para nós com mais carinho, amor e atenção. Há muita energia positiva na gratidão.

Quando falo em gratidão, eu também lembro da letra de uma música do Zeca Pagodinho. Aquela que diz “Deixa a vida me levar!” Em determinada parte da música, o cantor traz uma mensagem de gratidão e confiança, de positividade e da necessidade de seguirmos em frente apesar das coisas ruins que podem ter acontecido conosco.

Quando Zeca Pagodinho canta “Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu!”, ele nos lembra o quanto a gratidão é importante, o quanto é importante lembrar do que realizamos e conquistamos, do que aprendemos e compartilhamos. É triste ver a falta de gratidão, porque ela deixa muita gente eternamente insatisfeita e mal-agradecida.

Além da gratidão, está muito clara na letra da música a importância do propósito, do destino. Isso fica claro quando a letra diz que temos que “agradecer e ser fiel ao destino que Deus me deu”. Há um propósito que em tudo o que ocorre e tudo que precisamos saber é que a nossa existência tem uma finalidade bem clara. As coisas são como precisam ser, no seu tempo, no seu lugar e há um aprendizado em tudo.

Qual é a intenção verdadeira da letra desta música? Acho que isso somente Zeca Pagodinho pode dizer. Por isso eu penso que cada um de nós irá absorver da letra desta música – e de tudo o que nos acontece – a lição que mais nos fizer sentido. E é também por isso que eu penso que o mundo em que vivemos hoje precisa muito mais de gratidão.

A gratidão e o propósito são muito importantes para nossas vidas, tanto é que vários ensinamentos religiosos, doutrinas espirituais e correntes filosóficas – como as Sete Leis Espirituais do Sucesso e o Ho´ponopono – ressaltam que devemos ser gratos pelo que nos acontece e recebemos, pois tudo tem um propósito.

A gratidão é um sentimento nobre e é possível afirmar que pessoas gratas são mais felizes porque reconhecem e valorizam o que possuem e porque souberam extrair lições positivas de tudo o que lhes aconteceu. Aliás, tem um documentário bem legal, chamado “Happy”, que fala sobre a felicidade e os fatores que deixam as pessoas felizes. Uma das constatações dos pesquisadores que falam neste documentário é que a gratidão e o reconhecimento são fundamentais para a felicidade. Ah, vale lembra que você encontra esse documentário no Youtube e no Netflix. O nome é Happy (feliz, em inglês).

Já reparou que quem agradece também recebe muitos agradecimentos? É a lei do retorno, aquela que diz que tudo o que vai, volta. Por isso que eu te convido a exercitar mais a gratidão. Torne a gratidão um hábito. Faça com que o verbo agradecer seja mais presente na sua vida. Agradeça, fale a palavra “obrigado”, pelo menos dez vezes por dia. Você verá que quando a gratidão preencher mais espaço na sua vida, não haverá lugar para sentimentos negativos. Garanto para você que funciona!

Essa é a mensagem de hoje.

Bom, já que falamos do verbo agradecer, agora é a minha hora de fazer os agradecimentos a quem está acompanhando o nosso podcast. E um agradecimento vai também para quem está ouvindo o Coachitório online pela primeira vez! Gratidão a vocês!

Então eu convido você a assinar esse podcast. Ele está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify. E convido você também para ouvir os outros episódios desta temporada através da sua plataforma favorita!

Mais legal ainda será saber que você está compartilhando o Coachitório online com os seus amigos.

E você pode deixar uma mensagem para nós. Pode escrever diretamente para mim, no e-mail fabiano@ponteaofuturo.com.br

E eu lembro que você pode acompanhar esse tema no ebook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro.

Um abraço e até a próxima!