• 1ª Temporada
  • 19 Verbos que Devem Fazer Parte do seu Vocabulário

  • A inspiração para esta temporada veio de um eBook que lançamos em 2018, no qual pensamos em atitudes que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Apesar de ser um material de dois anos atrás, acredito que os episódios estão mais atuais do que nunca, pois vão nos ajudar a enfrentar com bastante coragem os desafios com os quais estamos lidando por conta de tudo o que tem acontecido no mundo.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

13 – Engajar

O engajamento acontece quando nos comprometemos com algo que faz nossos olhos brilharem. Muitas vezes nos engajamos em causas que não foram iniciadas por nós, mas que tornam-se nossas porque fazem muito sentido.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "13 – Engajar"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

Eu tenho uma dúvida: por que tantas pessoas se comprometem com trabalhos voluntários ou defendem causas que parecem não ter sentido para outras pessoas? Por que algumas pessoas se identificam tanto com o lugar em que trabalham? A resposta para estas perguntas está no engajamento e nos motivos que levam a pessoa a se engajar. É isso mesmo! O verbo de hoje é engajar!

O dicionário nos diz que o verbo engajar pode ser utilizado de diversas formas, mas todas elas dizem respeito à dedicação. Engajar significa fazer algo com muita força de vontade. Tem ainda outro significado que eu gosto muito. O idioma inglês tem uma palavra muito parecida para o verbo engajar: é o verbo engage. No idioma inglês essa palavra também tem alguns significados diferentes, mas um deles me chama a atenção e serve para mostrar a importância do significado. Em inglês, engage também significa noivado. Significa o compromisso que as pessoas assumem quando decidem que vão se casar.

Claro que em português o sentido da palavra é o mesmo, muito embora a gente não use a palavra engajar para se referir ao compromisso que a pessoa assume quando decide noivar e se casar. Mas dá para usar como exemplo para mostrar a força desta palavra.

Só que nós vamos falar de outro tipo de engajamento, o engajamento para com a nossa carreira, com o nosso trabalho. Quando falamos da nossa vida profissional, vale dizer que engajar tem a ver com identificar-se com a cultura organizacional e com a missão, visão e valores da empresa. A gente pode se engajar com toda e qualquer organização, desde que os valores desta organização sejam parecidos com os nossos.

O engajamento profissional é o vínculo que o colaborador tem com uma determinada empresa, que supera o vínculo formal que é estabelecido pelo contrato de trabalho. O engajamento diz respeito às conexões emocionais que uma pessoa estabelece com a empresa.

Aliás, lá no site da Ponte ao Futuro tem um eBook em que a gente fala sobre a importância de ter um olhar diferente sobre os propósitos organizacionais da empresa. Vale a pena dar uma olhada, porque nesse eBook a gente fala justamente que as pessoas se engajam quando a conexão que estabelecem com a organização vem de dentro para fora. Acontece naturalmente. O engajamento acontece quando as coisas fazem sentido.

O que eu quero dizer é que as pessoas se engajam somente com aquilo com que se identificam e acreditam. A gente se engaja somente quando percebe um propósito claro, um motivo, naquilo em que estamos nos envolvendo.

Digo mais: o engajamento é uma atitude que nós deveríamos ter em vários pontos da nossa vida: no trabalho, nos relacionamentos, nos estudos e por aí afora.

Mas tem outras perguntas importantes a serem respondidas: quais são os efeitos positivos do engajamento? O que acontece quando a empresa tem pessoas engajadas em suas equipes? Pode haver muitas respostas para estas perguntas, mas eu acho que tem duas coisas que são inegáveis quando encontramos pessoas engajadas:

Pessoas engajadas são bem-sucedidas. Ou seja, pessoas engajadas têm sucesso. E que fique claro que não estou me referindo somente ao sucesso financeiro – muito embora esse também seja um efeito positivo. A pessoa engajada tem sucesso porque acaba atraindo pessoas igualmente motivadas para perto de si e, assim, tudo aquilo em que elas se envolvem acaba sendo feito com muita dedicação, capricho e amor.

Pessoas engajadas também trazem sucesso para a organização em que trabalham. Não importa se é um trabalho voluntário ou remunerado. Pessoas engajadas trazem resultado. E o melhor de tudo é que esse resultado vem automaticamente, como num passe de mágica, tudo por conta da capacidade de mobilização que as pessoas engajadas têm para com aquilo que estão fazendo.

E daí o líder, o empresário, o gestor, me pergunta: como eu encontro pessoas engajadas? E a resposta que eu dou para esta pergunta é simples: seja você o primeiro a ser engajado. Seja um exemplo para tudo, inclusive para o engajamento, porque se você não for, não espere que outras pessoas sejam. Se o dono da empresa ou seus líderes não estiverem engajados, ninguém mais estará.

Se você gostou, não deixe de assinar esse podcast. Ele está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify.

Lembro que você pode acompanhar esse tema no ebook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro.

Qualquer dúvida, fale comigo. Escreva para fabiano@ponteaofuturo.com.br