• 1ª Temporada
  • 19 Verbos que Devem Fazer Parte do seu Vocabulário

  • A inspiração para esta temporada veio de um eBook que lançamos em 2018, no qual pensamos em atitudes que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Apesar de ser um material de dois anos atrás, acredito que os episódios estão mais atuais do que nunca, pois vão nos ajudar a enfrentar com bastante coragem os desafios com os quais estamos lidando por conta de tudo o que tem acontecido no mundo.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

12 – Conhecer

Somente conseguimos ter controle sobre as coisas que conhecemos. Isso inclui nossos comportamentos e atitudes, pois somente conseguiremos adotar uma nova postura e novos hábitos a partir do momento que eu conhecer melhor a mim mesmo. Além disso, o autoconhecimento é a chave para que a gente conheça melhor as outras pessoas e desenvolva relacionamentos mais positivos.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "12 – Conhecer"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o Universo. Essa frase, foi escrita há mais de 2.500 anos no templo de Delfos, na Grécia. Veja só, naquela época já se falava sobre a importância de nos conhecermos. E esse é o verbo que nós vamos falar hoje no Coachitório Online: conhecer!

O conhecimento é a grande mola propulsora dos nossos dias. Ainda no final do século XXI, Peter Drucker – um dos maiores autores da área da Administração – advertia que no século XXI entraríamos na chamada Era do Conhecimento. A sua teoria tinha como base o fato de que a humanidade estava (ou melhor, está!) gerando muita informação. Só que essa informação não necessariamente leva ao conhecimento. Então, para o Peter Drucker, o primordial seria desenvolver a habilidade de gerar conhecimento a partir da informação.

É claro que num primeiro momento essa abordagem parece muito voltada para a Administração, ou melhor, para as empresas e o mundo organizacional. De fato, essa teoria faz muito sentido para as empresas. Mas o que poucas pessoas sabem é da visão humanista que havia por trás da teoria da Era do Conhecimento, porque ele se baseava fortemente no pressuposto de que, no futuro, o conhecimento é o que vai valer a pena. O conhecimento será a nossa maior riqueza, tanto no meio profissional quanto no meio pessoal.

Mas veja só! O futuro a que se referia a teoria da Era do Conhecimento é, na realidade, o nosso presente. É o que estamos vivendo nos dias atuais. Isso quer dizer que hoje o conhecimento já é o ativo mais valioso para as nossas vidas.

Eu concordo muito com esse pensamento, tanto é que eu vejo que as pessoas têm buscado bastante outro tipo de conhecimento. Estão buscando, na realidade, o autoconhecimento. As pessoas estão sedentas por informações que permitam que elas encontrem explicações para os seus comportamentos e atitudes, assim como para os comportamentos e atitudes dos outros. As pessoas estão querendo respostas.

Não acho que a nossa vida ficou mais complexa ou que as perguntas ficaram mais difíceis. Eu penso que as respostas que estamos recebendo para as nossas perguntas não estão mais nos satisfazendo e isso tem feito com que a gente procure respostas em outros lugares. O mais interessante é que parece que ficou

Acho que essa busca é muito legal, pois parece que as pessoas decidiram procurar respostas no lugar mais próximo e mais óbvio, mas talvez também mais difícil de acessar: dentro de si mesmos! Aliás, o famoso psicanalista suíço Carl Jung já dizia que “quem olha para dentro, desperta!”

Um dos princípios da Administração é o controle. Partimos da premissa que somente podemos gerenciar algo que a gente conhece, e somente conhecemos algo que conseguimos medir. É a premissa básica dos indicadores de desempenho, expressos atualmente pelas mais modernas ferramentas de B. I.

Só que esta máxima serve perfeitamente para as nossas vidas, pois quaisquer mudanças de comportamento e atitude que desejamos promover exigem que a gente saiba como esses comportamentos afetam a nós mesmos e as pessoas ao nosso redor. Somente conseguiremos mudar as coisas sobre as quais temos consciência. E somente teremos consciência das coisas que queremos mudar quando conhecermos melhor a nós mesmos.

O que está ao nosso alcance, conseguimos mudar. O restante é apenas preocupação!

Se você gostou, não deixe de assinar esse podcast. Ele está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify.

Lembro que você pode acompanhar esse tema no ebook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro.

Qualquer dúvida, fale comigo. Escreva para fabiano@ponteaofuturo.com.br