Transcrição do episódio "20 – Onde Todos Os Verbos Se Encontram"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
Nós começamos o Coachitório online com uma série de podcasts sobre os verbos, as ações que fazem a diferença nas nossas vidas. Esta série foi inspirada no eBook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro – e desde já eu aproveito para te convidar a dar uma olhada naquele material, que está bem rico.
Mas tem uma coisa que eu não comentei nos podcasts desta série: todos os 19 verbos têm uma relação direta entre si. Todos eles acabam convergindo, se encontrando no mesmo lugar. Quer saber que lugar é esse? Pois então, esse é o tema de hoje do Coachitório online.
—
Declarar
Agir
Receber
Agradecer
Essa é a Roda da Abundância. Esse é o lugar onde os 19 verbos se encontram. É para a Roda da Abundância que todos os verbos acabam convergindo.
Eu tenho certeza de que você já deve ter ouvido falar na Roda da Abundância, ou Roda da Prosperidade. Talvez você a conheça com verbos diferentes, mas que no fim das contas acabam representando a mesma ideia e acabam tendo o mesmo objetivo, que é apresentar de uma forma bem simples quais são os passos para que a gente comece a promover mudanças positivas em nossas vidas.
Na realidade, eu ainda vou além: a Roda da Abundância permite que a gente comece a ver de forma diferente as coisas que antes eram, para nós, difíceis ou negativas. É a quebra do paradigma, do pensamento negativo e das crenças limitantes que sabotam os nossos sonhos e até mesmo o direito de sonhar.
—
Mas aí você pode estar se perguntando: como funciona a Roda da Abundância? Por que ela é assim tão mágica e poderosa?
Bom, primeiramente eu devo dizer que esta ferramenta não é mágica. Longe disso. Aliás, eu costumo dizer para as pessoas que as coisas que a gente quer fazer não podem depender de mágica, porque quando acreditamos que determinadas ferramentas são mágicas, a gente acaba delegando o nosso sucesso e até o nosso mérito para uma força que está fora de nós.
Inclusive, há pessoas que acreditam que o Coaching é algo mágico porque promove mudanças importantes. Vale dizer que não é mágica. A mágica do Coaching tem a ver com planejamento, ação e uma boa orientação profissional.
Mas vamos lá. Voltando a falar da Roda da Abundância, eu confesso a vocês que ela não é mágica. Mas é poderosa. O poder da Roda da Abundância está nos quatro verbos que fazem parte dela: declarar, agir, receber e agradecer.
—
Eu gosto muito destes verbos porque, se analisarmos bem, eles começam e terminam um ciclo, que nos leva ao crescimento e à evolução.
Vamos dar uma olhadinha em cada um destes verbos?
Declarar é deixar claro. É, simplesmente, pedir. É dizer o que você quer. Você já reparou que as crianças fazem isso com maestria? Elas pedem o que elas querem. E, na maioria das vezes, recebem. Só que na vida adulta muita gente para de dizer o que quer. E eu estou falando em verbalizar mesmo. Pedir, como as crianças fazem. Acho que muitos adultos deixam de pedir as coisas porque ficam na esperança de que o outro adivinhe o que ele está pensando, sentindo ou desejando. Só que muita gente não tem esse poder de adivinhação. É por isso que temos que declarar, deixar claro o que desejamos.
Da lista dos 19 verbos da nossa série, alguns têm relação direta com o declarar:
Planejar
Estudar
Querer
Orar
Comunicar-se
Declarar
Todos eles estão lá no Coachitório online e vale a pena escutá-los novamente.
—
O segundo verbo da Roda da Abundância é agir. Agir é o verbo dos verbos. É o verbo que remete à ação propriamente dita. Foi o que eu comentei lá no podcast nr. 7, quando eu falei sobre a importância de arregaçar as mangas para conquistar o que desejamos. Só que o verbo agir não necessariamente remete a uma ação física. Agir é dar o primeiro passo. E, depois, o segundo e o terceiro.
Dou um exemplo bem simples: certa vez um cliente comentou que desejava fazer uma transição de carreira. Queria mudar de emprego. Veja só, ali ele já estava declarando… Só que ele me perguntou o que deveria fazer para promover essa mudança de emprego. Daí foi a minha vez de fazer uma pergunta: o seu currículo está atualizado? A resposta foi “não”. Então eu disse a ele que esse era o primeiro passo, porque sem currículo atualizado não haverá entrevistas. Ele declarou que queria trocar de emprego. Mas precisava agir, dar o primeiro passo. Agir é isso, é dar uma mãozinha para o Universo.
Além do verbo agir propriamente dito, há outros verbos da nossa série que têm uma relação direta com a ação:
Agir
Acreditar
Conhecer
Responsabilizar-se
Vender
Apoiar
Engajar
Agir
Para cada um destes verbos tem um podcast aqui no Coachitório online.
—
Receber é o terceiro verbo da Roda da Abundância. E por incrível que pareça, acho que para muita gente esse é o verbo mais difícil. Eu até lhe convido a ouvir o podcast nr. 17 que fala sobre a importância de saber receber. Quando a gente sabe receber, está sabendo também reconhecer a intenção positiva que a outra pessoa teve ao fazer ou dar algo para nós. Pode ser um elogio, um presente, um agradecimento, não importa. O mais importante é sabermos receber o bem que foi feito para nós. Caso contrário, as coisas boas que recebemos talvez não queiram voltar porque não encontram a porta aberta para entrar em nossas vidas. Ou podem até pensar que não são bem-vindas. Saiba receber. Se veio para você, é para ser seu.
Além do verbo receber, acredito que outros dois verbos têm uma relação muito estreita com ele:
Divertir-se
Evoluir
Receber
E você também encontra mais sobre esses verbos aqui no Coachitório online.
—
A Roda da Abundância tem o seu ápice na gratidão. No verbo agradecer. Nada melhor do que ter coisas pelas quais podemos agradecer diariamente. E nada melhor do que receber continuamente coisas positivas em nossas vidas e agradecer por elas. Aliás, reparem que eu comentei que o verbo agradecer é o ápice da Roda da Abundância, mas não é o seu final. Quando agradecemos, não estamos encerrando o ciclo da prosperidade. Estamos, na verdade, nos preparando para declarar coisas novas, para abrir um novo ciclo. O podcast 19 da nossa série fala bastante sobre a importância do agradecimento e da gratidão, até porque eu acredito que todo mundo gosta de ouvir o som da palavra “obrigado” quando alguém a diz com bastante sinceridade para nós.
Veja só quais verbos da nossa lista têm tudo a ver com agradecer.
Agradecer
Comemorar
Perdoar
Amar
Agradecer
Eu falo mais sobre cada um deles aqui no Coachitório online. Dê uma conferida!
—
E tudo o que eu desejo é que você pratique a Roda da Abundância. Que ela faça parte da sua vida!
Para lhe ajudar, temos um material novinho em folha lá no site da ponte ao futuro – www.ponteaofuturo.com.br – que vai lhe ajudar a colocar essa ferramenta em prática e, assim, a ajudar você a ter um novo olhar sobre os seus sonhos e objetivos. Vale a pena conferir lá no nosso site.
—
Essa é a mensagem de hoje.
—
Esse é o momento em que muita gente dá um stop no podcast. Só que os “créditos finais” valem a pena ser ouvidos. É que nem aqueles filmes que trazem um “making off” das cenas mais engraçadas, que não foram ao ar, mas que aparecem quando a gente acha que o filme já acabou.
Deixei esse discurso para hoje porque esse é o último episódio da nossa 1ª. temporada. Falamos sobre os 19 verbos que fazem a diferença em nossas vidas.
Mas todo fim é um começo!
E já temos uma 2ª. temporada preparada, prontinha para ser lançada e eu convido você a nos acompanhar nessa nova jornada. Me permitam dar um spoiler: iremos falar sobre grandes lições que estão contidas em pequenas frases.
Então eu já te faço um convite para continuar nos acompanhando na 2ª. temporada do Coachitório online. Estenda esse convite aos seus amigos! Eu fico muito feliz com a sua companhia e fico mais feliz ainda em saber que tem um número cada vez maior de pessoas nos acompanhando! Gratidão a todos!
Ah, lembre de assinar esse podcast. Ele está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify.
E você pode deixar uma mensagem para nós. Pode escrever diretamente para mim, no e-mail fabiano@ponteaofuturo.com.br
E eu lembro que você pode acompanhar esse tema no ebook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro.
Um abraço e até a próxima!