• 6ª Temporada
  • Temas Relevantes para Carreiras Importantes

  • Nossa missão é compartilhar conteúdos que influenciam positivamente as pessoas. Para isso é fundamental estarmos atualizados e termos à disposição informações e conhecimento que ajudem você. Esse ponto foi determinante para elegermos o tema da 6ª Temporada do Coachitório Online.Nesta nova temporada, traremos notícias, informações e fatos atualizados sobre pessoas, carreira e liderança. E mais do que isso, comentaremos cada assunto com o objetivo de mostrar como as informações abordadas podem alavancar a sua vida pessoal e profissional!

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

171 – Equilíbrio Dinâmico

“A vida é como andar de bicicleta. Para se manter em equilíbrio, é preciso estar em movimento!” Esta frase de Albert Einstein faz com que a gente pense não só nas leis da Física que explicam porque uma bicicleta somente se mantém de pé quando está em movimento, mas também nos faz refletir sobre a nossa vida pessoal e profissional. A frase de Einstein remete ao conceito de equilíbrio dinâmico, que nos ensina que as coisas precisam estar movimento para estarem em equilíbrio. Por isso é importante estar estudando, aprendendo coisas novas e se desafiando. É fundamental estar aberto à mudança, a formas diferentes de pensar e ao autoconhecimento.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "171 – Equilíbrio Dinâmico"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

EQUILÍBRIO DINÂMICO

Para mim, Albert Einstein é o cientista mais brilhante que já andou por aqui. A minha opinião se baseia não só na forma como ele revolucionou a Física e pelo fato de ele ter sido extremamente visionário. Minha opinião se baseia também na simplicidade de alguns de seus ensinamentos. Saber ensinar algo complexo de forma simples e objetiva é, para mim, um grande sinal de sabedoria.

No caso de Einstein, tem uma frase dele que eu gosto demais: “A vida é como andar de bicicleta. Para se manter em equilíbrio, é preciso estar em movimento!” Simples e verdadeira, essa frase faz com que a gente pense não só nas leis da Física que explicam porque uma bicicleta somente se mantém de pé quando está em movimento, mas também faz com que a gente use essa frase como metáfora para refletir sobre a vida.

A frase de Einstein remete ao conceito de Equilíbrio Dinâmico, que é o que ocorre no caso da bicicleta. Estando em movimento, ela se mantém em equilíbrio. Se estiver parada ela cai se não estiver apoiada em algum lugar. Assim é com a nossa vida. Bem assim. E ao pensarmos na nossa carreira, podemos rapidamente associar a frase de Einstein à zona de conforto, que foi tema do episódio #61 do Coachitório Online, lá da 3ª. temporada. Embora necessária, a zona de conforto deve ser temporária, pois nela não há novidade, nada cresce, não há evolução.

A zona de conforto é, sem dúvida, o principal ponto em que tocamos quando falamos do equilíbrio dinâmico. Na nossa vida profissional, é fundamental estarmos em movimento, ou seja, estarmos estudando, aprendendo coisas novas e se desafiando. É fundamental estarmos abertos à mudança, a formas diferentes de pensar e ao autoconhecimento. É bem verdade que cada pessoa estará no seu ritmo, no seu jeito e na sua direção, mas o fato é que se ficarmos parados certamente ficaremos desatualizados e seremos engolidos pela tecnologia e ultrapassados por aqueles que têm encarado o equilíbrio dinâmico de uma forma muito séria.

Também não se trata somente de ficar estudando e empilhando diplomas. Também já falamos disso lá no episódio #142 do Coachitório Online, quando conversamos sobre a obesidade do conhecimento. Não se trata apenas de ficar estudando, mas sim de colocar em prática aquilo que aprende. O equilíbrio dinâmico somente tem sentido se os movimentos que estamos fazendo geram aprendizado e resultado.

Mas eis que surge um grande desafio. Muito embora o mercado mostre que precisamos estar atentos às mudanças e reagir de forma rápida a elas e muito embora a gente ouça toda hora o quanto é importante estarmos sempre aprendendo e atualizados, muitas empresas ainda são engessadas com relação a essa questão do dinamismo. Parece contraditório, mas o mesmo mercado que fala da indústria 4.0, de tecnologia e inovação, ainda está impregnado de empresas cujas estruturas e processos priorizam a estabilidade, não a mudança.

Até aí, tudo bem! Estabilidade é importante. Aliás, é fundamental. Mas às vezes a gente esquece que a estabilidade é a tal da zona de conforto. Esquecemos também que equilíbrio é mais importante ou duradouro do que a estabilidade, pois para chegarmos ao equilíbrio é importante estarmos em movimento, inovando, promovendo e aceitando as mudanças que ocorrem. Às vezes é preciso balançar o barco, que nem falamos lá no episódio #105 desse podcast. Aliás, agora eu reparei o quanto eu estou resgatando episódios anteriores do Coachitório Online que, de certa forma, abordaram temas parecidos com o de hoje. Vale a pena ouvi-los de novo.

Mas voltando à questão da mudança, tanto a mudança quanto a estabilidade são aspectos críticos da vida organizacional. Da mesma maneira que é preciso estabelecer objetivos e persegui-los com obstinação, é vital não se tornar um obcecado. A linha divisória entre ambição e o desequilíbrio doentio é muito tênue. Quer dizer que as mudanças e os movimentos que fazemos somente tem sentido se forem para promover o equilíbrio.

É por isso que eu defendo que ao invés de falarmos de mudanças, é melhor falar de evolução, porque evolução remete a algo contínuo, dinâmico por essência. E também remete a algo melhor. Evoluir é mudar para melhor, crescer com substância e sustentação e não apenas mudar por mudar. Para entendermos melhor esse ponto, vale voltar à metáfora da bicicleta que foi proposta por Einstein. Digo isso porque um simples movimento vai colocar a bicicleta em equilíbrio. Mas há aqueles que não sabem pedalar e assim colocam a bicicleta em movimento de forma vacilante e desequilibrada. A bicicleta está andando, está se movendo. Mas está desequilibrada e é provável que caia. Quer dizer que não é qualquer movimento e não é qualquer mudança que vai nos colocar sempre em equilíbrio.

O equilíbrio é um assunto tão importante que nos dias atuais há um campo de estudo que está olhando com muito cuidado para o equilíbrio do ser humano. Nesse caso específico para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Trata-se do Work Life Balance que, traduzido de uma forma literal, representa o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Em tempos em que há mais vagas em aberto do que pessoas disponíveis para o trabalho, empresas que promovem condições para que seus colaboradores encontrem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional encontram resultados consistentes em termos de desempenho, inovação, sem falar no clima organizacional. Até não muito tempo atrás, falar sobre equilíbrio entre a vida pessoal e profissional era algo utópico, do tipo que seria bom se tivesse, mas a gente sabe que não tem. Mas os tempos mudaram e hoje esse tema deve fazer parte das rodas de conversa das áreas de RH, lideranças e gestão das empresas. 

Mas é preciso cuidar para não misturar as coisas. Uma matéria da Revista HSM é enfática. Ela diz o seguinte: esqueça o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Calma, a matéria não é contra o Work Life Balance e tampouco afirma que é impossível esse equilíbrio nos dias de hoje. A matéria fala sobre algo que tratamos lá no episódio #157 do Coachitório Online, quando falamos sobre a dificuldade que muitos têm de enxergar a linha divisória entre vida pessoal e profissional. Essa separação é difícil, pois cada vez mais nos vemos tendo uma vida integral, em que aspectos da vida profissional invadem a pessoal e vice-versa. Essa “mistura” não é nem boa, nem ruim. Apenas é! É um fato, uma realidade, que somente nos fará mal se nos levar ao desequilíbrio, ao invés do equilíbrio. É precisamente neste ponto que entra o Work Life Balance, pois muitas empresas conseguem adotar ações que permitem que o colaborador se sinta mais tranquilo e respeitado com relação a sua vida pessoal, pois sabe que para muitos é difícil desligar completamente do serviço quando estão em casa.

Então é hora de colocar a ciência em campo. Uma matéria da Revista Época Negócios trouxe este assunto à tona sob a ótica da ciência. Segundo a matéria, a pandemia fez com que as pessoas passassem a dar mais valor a questões intangíveis, como a felicidade, a paz de espírito, a plenitude, entre outros pontos. É curioso notar, inclusive, o quanto as redes sociais estão sendo cada vez mais abastecidas de material sobre essas questões subjetivas e intangíveis, o que mostra que as pessoas estão começando a dar um novo significado para a sua relação com o trabalho, com a sociedade e consigo mesmas.

A revista cita o trabalho da psicóloga britânica Lis Ku, cuja pesquisa partiu do pressuposto que a relação das pessoas com o trabalho se equilibra em dois eixos importantes: o primeiro ponto é a relevância ou o quanto o trabalho faz sentido, no que diz respeito ao quanto o trabalho de uma pessoa contribui para a sociedade. O outro ponto está associado à presença de sentimentos positivos no trabalho, como a alegria, por exemplo.

Segundo a pesquisadora, 75% das pessoas se sentem mais felizes quando esses dois pontos estão presentes na sua vida profissional, pois entendem que um trabalho realizado com propósito e no qual predominam sentimentos positivos contribui muito mais para o bem-estar pessoal.

Fala, galera do Coachitório Online. 

É claro que não dá para estar em movimento o tempo todo, em todas as esferas da vida. Haverá momentos de desequilíbrio, que vão fazer com que a gente repense muitas coisas. Essa reflexão pode ser o pontapé inicial para mudanças que vão nos colocar novamente em equilíbrio. Bem como a teoria do equilíbrio dinâmico nos ensina. Ao olhar para este tema, confesso a você que já entrei em desequilíbrio e equilíbrio várias vezes ao longo dos anos, cada uma delas em um aspecto diferente da vida. E assim eu tenho certeza de que continuará sendo, pois eu acredito cada movimento desse tem um propósito bem específico: aprender e evoluir.

Mas eu quero ouvir você! Que ponto da sua vida você considera que está em desequilíbrio? Deixe a sua mensagem em nossas redes sociais ou escreva para fabiano@ponteaofuturo.com.br Ficarei muito feliz com a sua mensagem.

Esse é o Coachitório Online. Obrigado a você que sempre acompanha os episódios do nosso podcast sobre pessoas, carreira e liderança. E por isso eu tenho um pedido: escolha um episódio para compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais e lembre-se também de apertar o botão para seguir o nosso podcast, pois assim a gente aumenta o número de pessoas que acompanha o Coachitório Online. Para você que está chegando agora, seja bem-vindo. Temos vários episódios para você ouvir e curtir, feitos com muito carinho para você!

Também quero te convidar a conhecer a Jornada! É um processo que nós desenvolvemos para promover o seu crescimento pessoal e profissional por meio da metodologia e das ferramentas do Coaching. Tudo isso online! E o melhor de tudo: todo esse processo será conduzido pelo melhor Coach que você já conheceu: você! Conheça a Jornada e seja Coach de si mesmo! Para ter mais informações sobre a Jornada, é só clicar no link deste post.

Encontro você no próximo episódio! Um abraço!