• 1ª Temporada
  • 19 Verbos que Devem Fazer Parte do seu Vocabulário

  • A inspiração para esta temporada veio de um eBook que lançamos em 2018, no qual pensamos em atitudes que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Apesar de ser um material de dois anos atrás, acredito que os episódios estão mais atuais do que nunca, pois vão nos ajudar a enfrentar com bastante coragem os desafios com os quais estamos lidando por conta de tudo o que tem acontecido no mundo.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

17 – Receber

Dar é melhor do que receber! Só que saber receber é tão importante quanto saber doar. Sabe por quê? Porque a gente não sabe receber! Digo isso porque é da natureza do ser humano querer doar (ou doar-se). Nós gostamos da sensação de sermos úteis para alguém ou alguma causa. Só que quando a gente não sabe receber, estamos deixando de dar para as outras pessoas a oportunidade de se sentirem úteis para nós também.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "17 – Receber"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

Dar é melhor do que receber! Essa afirmação está numa passagem bíblica, do livro dos Atos dos Apóstolos. Só que saber receber é tão importante quanto saber doar. Quer saber por quê? É justamente sobre isso que o Coachitório online vai falar hoje: o verbo receber!

A gente não sabe receber.

É uma afirmação forte, não é? Eu digo isso por um motivo muito simples: quando recebemos um elogio, muitas vezes dizemos: “- Ah, nem é para tanto!” Ou quando elogiam uma roupa ou sapato que estamos usando, muitos se apressam em dizer: “- Comprei numa liquidação!” Quando as pessoas elogiam um trabalho que realizamos ou algo que conquistamos, às vezes dizemos: “- Não foi nada!” Quando recebemos um presente – independente do motivo – muitos dizem: “- Puxa, não precisava!”

Isso quer dizer que a gente tem o hábito de diminuir as coisas boas que realizamos. Fazemos isso de forma inconsciente porque muitas vezes não nos achamos dignos dos elogios ou dos presentes que estamos recebendo. Muitos até estranham quando recebem essa energia positiva. E até exclamam: “- Quando a esmola é demais, o santo desconfia!”. Em muitos casos, esse tipo de atitude faz parte da nossa criação. Fomos educados para sermos humildes e não nos tornarmos vaidosos. Fomos educados a saber qual é a nossa posição na vida e na sociedade. Muitos talvez até tenham ouvido – ou ainda ouvem – expressões do tipo: “- Isso não é para nós!”.

Não vejo problema com relação a exercitar a humildade a fim de evitar o orgulho excessivo, até porque tem pessoas que não têm limites para a vaidade.

Mas a pergunta é: como saber receber?
Eu penso que o segredo está justamente no merecimento. Receber e merecer são dois verbos que andam de mãos dadas, pois tudo o que recebemos e que é digno de agradecimento e elogios deve também ser fruto do merecimento. Devemos fazer por merecer os resultados que desejamos. E assim, devemos fazer por merecer os elogios que recebemos. Resultados e elogios andam lado a lado assim como os verbos merecer e receber. Tanto é que o grande filósofo grego Aristóteles afirmava que “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.”

Só que o fato de não saber receber pode ser ruim para as nossas vidas, porque as pessoas que nos compram presentes, nos elogiam ou agradecem fazem isso porque querem genuinamente que a gente se sinta bem com o elogio ou com o agrado que nos fizeram. E quando a gente diminui esse gesto, estamos também fechando lentamente as portas para futuros elogios e gestos de gratidão. Daqui a pouco, a gente não os recebe mais e passamos a ficar rotulados como mal-agradecidos.

É por isso que o verbo receber faz parte da Roda da Abundância. A Roda da Abundância consiste em quatro simples etapas que a gente deve cumprir sempre que pretende alcançar algo.

– a primeira etapa é declarar. Declarar quer dizer “deixar claro”. Trocando em miúdos, é simplesmente pedir, manifestando aquilo que pretendemos alcançar.

– a outra etapa é agir. Sem ação dificilmente teremos sucesso naquilo que desejamos e declaramos.

– a terceira etapa é justamente o verbo receber, pois depois de pedir e trabalhar para conquistar o que declaramos, é preciso receber.

– a última etapa é agradecer. É reconhecer que conquistamos o que muito desejávamos.

A gente esquece de que receber é quase uma arte. Faz parte de um ciclo que começou lá trás, quando declaramos e trabalhamos para realizar nossos objetivos. Não saber receber é como convidar uma visita para ir até a sua casa, preparar-se para receber a visita que foi convidada, mas fechar a porta para as pessoas quando elas chegam na sua residência. Não tem sentido.

Nós pedimos as coisas, mas na hora de receber fechamos as portas para o que chega até nós.

A visita que foi convidada, mas que encontrou as portas fechadas, ficará chateada com a situação e talvez prefira não voltar futuramente. Com os nossos sonhos e objetivos pode ocorrer a mesma coisa: talvez eles não queiram voltar porque na vez anterior encontraram a porta fechada.

Essa é a mensagem de hoje.

Para você que está nos ouvindo pela primeira vez, seja bem-vindo!
Para quem já está nos acompanhando, bem-vindo de volta!

Convido você a assinar esse podcast. Ele está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify. E convido você também para ouvir os outros episódios através da sua plataforma favorita!

Compartilhe o Coachitório online com os seus amigos e deixe uma mensagem para nós. Você pode escrever diretamente para mim, no e-mail fabiano@ponteaofuturo.com.br
E eu lembro que você pode acompanhar esse tema no ebook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro.

Um abraço e até a próxima!