• 1ª Temporada
  • 19 Verbos que Devem Fazer Parte do seu Vocabulário

  • A inspiração para esta temporada veio de um eBook que lançamos em 2018, no qual pensamos em atitudes que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Apesar de ser um material de dois anos atrás, acredito que os episódios estão mais atuais do que nunca, pois vão nos ajudar a enfrentar com bastante coragem os desafios com os quais estamos lidando por conta de tudo o que tem acontecido no mundo.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

2 – Estudar

A gente estuda para aprender. É assim que funciona. Só que por mais óbvio que isso possa parecer, a impressão que dá é que não temos conseguido aprender o que temos estudado. Não temos conseguido colocar em prática aquilo que estudamos. Por que será?

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "2 – Estudar"

Olá pessoal! Tudo bem? Aqui quem fala é o Fabiano Goldacker e o tema do nosso podcast de hoje é Estudar.

Penso que esse tema é muito apropriado para este momento, pois nesta época do ano milhões de pessoas estão voltando às aulas em todo o país. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e a melhor idade, em vários cantos do Brasil, estão se preparando para voltar à rotina dos estudos. Não importa se estamos entrando no Terceirão ou ingressando no Doutorado. O sentimento que predomina na pessoa que está prestes a começar o ano letivo é sempre o mesmo: ansiedade pelo desconhecido, por saber que irá precisar se dedicar bastante para aprender.

Pois é! Aprender!

O dicionário nos informa que aprender é adquirir conhecimento e habilidade por meio do estudo. Isso quer dizer somente existe aprendizagem se existe estudo. E se a gente analisar somente o que ocorre no Brasil, vamos poder constatar que nunca se estudou tanto. A oferta de cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e à distância, gratuitos ou pagos, nunca foi tão alta. Assim como nunca foi tão alta a oferta de cursos de extensão.

Podemos estudar de tudo. Para tudo há um curso online ou presencial. Para tudo há um tutorial na internet ou um pequeno manual que nos explica como operar adequadamente a repimboca da parafuseta.

Por outro lado, estamos aprendendo pouco. Estamos estudando muito, mas estamos aprendendo pouco. Parece incoerente afirmar isso, eu sei! Mas eu penso que esse é um dos grandes problemas da nossa Sociedade atual.

Quando eu falo que estamos estudando muito, mas estamos aprendendo pouco, eu baseio o meu raciocínio em coisas que eu vejo no dia-a-dia. Pessoas formadas, em diversos níveis, que apresentam dificuldades gigantescas para realizar tarefas que elas deveriam dominar porque estudaram para aquilo.

Estudaram, mas não aprenderam.

Sabe o que está acontecendo? É um fenômeno chamado de empilhamento de diplomas. São vários cursos, vários treinamentos. Certificados aos montes. Muito estudo, mas pouco aprendizado.

Eu tenho a oportunidade de vivenciar esse fenômeno nas em duas pontas: uma delas é o meio organizacional. As empresas. É lá que todo o conhecimento que adquirimos nos nossos estudos deveria ser aplicado e graças aos meus trabalhos de Coaching, Mentoria e Consultoria eu tenho visto o quanto as empresas estão carentes de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

A outra ponta é a escola. É lá que esse conhecimento deve ser ensinado, estudado e aprendido. Sou professor de pós-graduação na área de Administração. Já lecionei em cursos técnicos e faculdade. Estou em sala de aula há muito tempo e um dos comentários que os alunos mais fazem é que deveria ser repensada a forma como essa relação de ensino e aprendizagem acontece. Não é esse o rumo que eu quero dar para essa prosa, até porque eu tenho minhas opiniões a respeito. Mas tem uma frase, do escritor americano Alvin Toffler, que faz muito sentido para mim quando o assunto é estudar. Em seu livro “O Choque do Futuro”, Alvin Toffler disse: “o estudante tem o seu foco dirigido para trás, em vez de para a frente. É como se não houvesse futuro. O futuro foi banido da sala de aula e também banido da sua consciência.”

Essa frase é forte, não é mesmo?

Tanto é que eu tomei uma decisão quando li essa frase pela primeira vez. Decidi que não faria mais nenhum curso, treinamento, pós-graduação, se aquilo não fizesse sentido para mim. Decidi que em cada livro, palestra ou treinamento que eu viesse a participar deveria estar ligado aos meus objetivos. Decidi que iria levar a teoria para a prática, que iria de alguma forma aplicar o que eu estivesse estudando.

Esse é o convite que eu faço para você! Estude!! Estude muito e estude sempre! Mas estude com objetivos. Te garanto que você vai aprender de forma mais rápida e mais fácil.