• 3ª Temporada
  • Temas Relevantes para Vidas Importantes

  • A terceira temporada fala de temas relevantes para vidas e carreiras importantes. Falamos sobre felicidade, criatividade, visão, zona de conforto, conhecimento... Enfim, vários temas abordados de uma forma didática porque são assuntos que fazem muito sentido para a nossa vida e carreira. Afinal de contas, na nossa vida profissional é preciso falar sobre temas como trabalho em equipe, perfil comportamental, empatia, entre outros.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

55 – O que você carrega na sua mochila

Para cada escolha, uma renúncia. Essa frase nos diz que se eu preciso fazer uma escolha, decidir entre várias alternativas, haverá somente uma opção que será a escolhida. As outras serão deixadas de lado, serão renunciadas. Isso acontece várias vezes ao longo das nossas vidas. Só que o problema não está em escolher uma das alternativas que a vida nos traz. O problema está em desapegar daquilo que não faz mais sentido. Esse é o grande teste, porque para conseguirmos algo novo será preciso desapegar de algo que está somente fazendo peso na nossa mochila.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "55 – O que você carrega na sua mochila"

Você sabia que o Coachitório Online tem uma versão Premium, com conteúdo exclusivo para os assinantes? É o Coachitório Online Gold. A versão Premium traz postagens de blog, newsletters, ebooks, webinars e podcasts exclusivos para nossos assinantes. Para assinar é fácil. Basta clicar no link do post.

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

O QUE VOCÊ CARREGA NA SUA MOCHILA?

Para cada escolha, uma renúncia. Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar, certo?

Ela é muito clara: se eu preciso fazer uma escolha, decidir entre várias alternativas, haverá somente uma opção que será a escolhida. As outras serão deixadas de lado, serão renunciadas. Isso acontece com todo mundo, várias vezes ao longo da vida. Acontece nas provas de múltipla escolha que a gente faz no vestibular ou na faculdade, na decisão entre comprar esse ou aquele objeto, entre ir para essa ou aquela empresa ou até mesmo sobre qual carreira seguir.

Mas a cada dia que passa eu vejo que essa frase vem tomando outro sentido. Eu tenho percebido que as pessoas (e eu me incluo nesse grupo) querem abraçar o mundo. A gente quer fazer tudo, quer coletar tudo, dar conta de tudo. Quer dar atenção a tudo e a todos e fazer tudo bem feito.

Só que não dá. Às vezes é preciso fazer renúncias, deixar de lado coisas que não fazem mais sentido para nós ou não fazem mais parte da nossa vida. Não dá para fazer escolhas sem fazer renúncias.

Muita gente diz que tem dificuldade em tomar decisões, em fazer escolhas. Tomar decisões é, de fato, algo que pode ser complicado para muita gente. Tem pessoas que fraquejam diante de determinadas decisões. Há os que ficam em cima do muro porque são naturalmente indecisos e há os que têm o medo de errar. A gente até elaborou um ebook que fala sobre a tomada de decisões, que está lá no site da Ponte ao Futuro e eu vou deixar aqui o link para esse material.

Eu também acredito que a tomada de decisão faz parte de uma trilha. Eu chamo essa trilha de descoberta-decisão-ação. Descobrir é ter consciência das coisas. Descobrir é “tirar o que te cobre”, pois assim você consegue ter mais clareza sobre a situação e o que precisa ser decidido. É a primeira parte do processo de decisão. A decisão em si é o segundo passo. É a escolha. Só que a decisão, por si só, muitas vezes não leva a lugar nenhum porque a gente tropeça na última parte: a ação. A ação significa cumprir aquilo que decidiu: trocar de emprego, começar um novo projeto e por aí vai.

Descobrir-decidir-agir: não tem como escapar dessa trilha.

Eu quis trazer à tona esse exemplo da trilha da tomada de decisão porque eu percebo que muita gente (e eu me incluo novamente nesse grupo) não têm dificuldade com a escolha, com a tomada da decisão. Nós temos problemas com a ação, ou seja, temos dificuldade de colocar em prática o que decidimos.

Sabe por quê?

Porque para podermos dar início a uma nova jornada, aquela que vai nos levar para onde nós queremos, é preciso desapegar. E a dificuldade está justamente em saber o que devemos desapegar nesse momento da vida.

Novamente, eu me incluo nesse grupo porque estou passando por essa fase. O ano mal havia começado e eu já tinha dado início a alguns projetos que logo me levaram a fazer escolhas. Está bem clar