Há alguns dias, eu li uma matéria que achei muito interessante no site da revista Você RH1. A reportagem falava que a falta de reconhecimento tem feito com que profissionais mais experientes estejam pedindo a demissão das empresas em que trabalham.
A matéria também falava que, na outra ponta, os profissionais mais jovens estão pedindo a demissão quando lhe falta autonomia e perspectiva de crescimento.
Não é algo dos dias de hoje. Diferentes motivações para diferentes gerações é algo que já se observa há muito tempo. Em minha opinião, a diferença entre o que motiva os profissionais de gerações diferentes pode ser explicada por meio da Pirâmide de Maslow.
Profissionais mais jovens estão trabalhando na construção da sua carreira, por isso que as questões ligadas ao plano “material” fazem mais sentido. É uma fase em que muitos estão estudando, formando família e encaminhando sua vida profissional e isso faz com que a ambição seja natural nesta fase.
Os profissionais mais experientes – que em sua maioria fazem parte da Geração X – já passaram por isso. Ainda que exista ainda uma ambição e muitos tenham metas e objetivos bem claros, os profissionais mais experientes trabalham com a expectativa de que sejam reconhecidos pelo que já fizeram e ainda podem fazer.
Segundo a matéria da Revista Você RH, para a geração X, reconhecimento é importante. Esses profissionais costumam ocupar cargos de maior responsabilidade e senioridade, então, é natural que direcionem suas energias para dar continuidade ao desenvolvimento que já conquistaram.
Os profissionais que estão em início de carreira tendem a buscar desafios, por isso procuram empresas atrativas, que tragam possibilidades de crescimento e que sejam transparentes em seus processos. Para os nascidos após a segunda metade de 1990, o dinheiro importa, mas a autonomia e a perspectiva de movimentação são essenciais para permanecer em uma companhia.
Fica, então, uma pergunta:
- Qual é a melhor forma de reconhecer um profissional experiente?
Logicamente que a parte financeira é importante, mas se voltarmos à Pirâmide de Maslow logo iremos descobrir que o dinheiro não é o fator que vai fazer com que brilhem os olhos dos profissionais da Geração X.
- O que fazer, então?
Tenho certeza de algo que funciona para todo e qualquer profissional é a gratidão. Agradecer alguém pelas suas ações é uma forma de mostrar que prestamos atenção no que a pessoa faz e fala, e também na forma como ela se comporta. Outra forma importante de reconhecimento é convidar os profissionais mais experientes para liderar projetos importantes, fazer mentoria ou treinamento para os mais jovens, estimular que sejam procurados para aconselhamento, entre outras ações.
E sabe aquele brinde, aquele presentinho que muitas empresas costumam dar por conta do aniversário por tempo de serviço? Pois é, acreditem ou não, esse presente faz a diferença!
Reconhecer alguém pelos anos dedicados a uma organização é fundamental. Para a empresa, pode ser apenas mais uma pessoa recebendo um relógio ou uma placa com uma frase bonita. Para o profissional, é algo que será lembrado para sempre, que ele mostrará com orgulho para toda sua família.
1 Disponível em: https://vocerh.abril.com.br/futurodotrabalho/profissionais-experientes-pedem-demissao/