Tendo feito o levantamento das necessidades de treinamento e definido o que deve ser feito prioritariamente, é hora de definir que ações serão efetivamente realizadas dentro do programa de treinamento e desenvolvimento da empresa.
Vale salientar que o mesmo raciocínio se aplica para as iniciativas individuais, ou seja, assim que a pessoa identificar os pontos que precisam ser trabalhados, ela pode definir com mais segurança que trabalhos ela deverá contratar.
Fazendo uma analogia com um tratamento médico, é possível dizer que as fases anteriores (levantamento das necessidades de treinamento e a definição de prioridades) representam a etapa de diagnóstico.
Na fase de diagnóstico, é feita a consulta e são realizados os exames que confirmarão a causa do problema que estamos tendo. Assim, a fase da ação é quando definimos o tratamento adequado para aquilo que foi apontado no diagnóstico.
O mesmo exercício é feito para chegarmos até aqui, pois realizamos o diagnóstico e descobrimos quais são os pontos de melhoria a serem tratados. Então, é hora de definir qual é o tratamento mais adequado para os pontos a serem desenvolvidos.
Muitas pessoas que nos acompanham até aqui, nesta trilha da elaboração do orçamento para treinamento e desenvolvimento, podem pensar que tudo dá muito trabalho e que talvez todo esse trabalho não valha a pena.
Faz sentido, até porque não estamos habituados a fazer planos muito elaborados para a área de Gestão de Pessoas. Para muitos faz sentido também porque afirmam que a maneira que têm feito sempre deu certo, sem que fosse necessário todo esse estudo prévio.
Só que ao mesmo tempo que essa afirmação faz sentido, muitas pessoas também perguntam como a área de Gestão de Pessoas pode se tornar mais estratégica para a empresa e, quando me perguntam isso, costumo dar a mesma resposta: fale o idioma que os diretores ou donos da empresa falam.
Isso não quer dizer que devemos falar somente de dinheiro, “desumanizando” o RH e tornando essa área mais uma daquelas que só vê números. Muito pelo contrário: tem a ver com apontar os pontos de melhoria da empresa em termos de recursos humanos, apresentar um planejamento de ações e os recursos necessários para executá-las, bem como os benefícios esperados.
Esse é o benefício principal de cumprir essa trilha. Além disso, a importância de cumprir essas etapas está no aumento da eficácia dos trabalhos que vamos contratar e, principalmente, na economia que será gerada na medida que são contratados serviços que são “certeiros”.
E é disso que trata a etapa que estamos falando neste texto, afinal de contas é preciso saber que metodologia é a mais indicada para lidar com aquele ponto de melhoria. É descobrir qual é o tratamento mais adequado para o problema apresentado.
Então, talvez faça sentido desenvolver um processo de Coaching em grupo se os líderes apresentam demandas ligadas à comunicação, gestão de conflitos ou feedback. Talvez, um treinamento sobre gestão do tempo e produtividade também seja uma boa dica.
Ou ainda, quem sabe, um Alinhamento Estratégico entre as lideranças a fim de colocar em prática as ações do planejamento estratégico a fim de preservar os propósitos organizacionais e o resultado da empresa.
Enfim, as alternativas são diversas. Cabe às pessoas que atuam na área de Gestão de Pessoas conversar com os consultores da área de Recursos Humanos a fim de compartilhar as demandas e encontrar a metodologia mais adequada.