Entra ano e sai ano e a gente vai pensando sobre as coisas que deixamos de fazer no ano que acabou. Ficamos com uma sensação estranha, de que muito trabalhamos, mas pouco fizemos. Fica a sensação de que, embora o ano tenha sido bom, ele poderia ter sido ainda melhor e poderíamos ter feito mais.
Eu também tenho essas percepções e confesso que elas me incomodam. E aí está o “x” da questão: é preciso saber o que nos incomoda porque desta forma fica mais fácil da gente se comprometer e fazer aquilo que não foi feito. Saber o que nos incomoda e decidir mudar de atitude é o primeiro passo para sair da zona de conforto.
Quando a pessoa chega nesta fase, eu recomendo que ela faça uma lista de objetivos. Recomendo que ela liste tudo aquilo que pretende fazer, pois assim fica mais fácil de saber o andamento das coisas, além de que a lista aumenta o nosso comprometimento com cada item que nela está descrito.
Mas o que colocar na lista? Parece fácil, mas às vezes não é. Às vezes, a pessoa não consegue ter clareza sobre aquilo que lhe é importante.
Para elucidar isso, costumo dizer que não há nada melhor do que fazermos algumas perguntas, e é justamente com este objetivo que eu as compartilho a seguir – divididas em algumas áreas muito importantes da nossa vida – que nos farão refletir melhor sobre cada assunto.
Dê uma olhadinha:
SAÚDE
- Como está a sua saúde atualmente?
- Há quanto tempo você não vai ao médico para fazer um exame preventivo?
- Quais são os cuidados com a saúde que você precisa fazer na idade em que você está?
- Qual é a atividade física que você está praticando?
DINHEIRO
- Quais são os teus objetivos, as coisas que você deseja ou precisa fazer este ano e para as quais você precisa de dinheiro?
- Você terminou o ano de 2018 com lucro ou prejuízo?
- É possível cortar algumas despesas desnecessárias?
- É possível aumentar as suas receitas?
AUTODESENVOLVIMENTO
- Que livros você gostaria de ler? Sobre quais temas?
- Quais cursos você quer fazer?
- Faculdade? Pós-graduação? Como estão seus estudos?
CARREIRA
- Você vislumbra a oportunidade de ser promovido?
- Você deseja procurar por melhores oportunidades profissionais?
- Quais são os pontos nos quais você precisa trabalhar para crescer profissionalmente?
MENTE E ALMA
- Você tem momentos de reflexão ou meditação?
- Você se permite desacelerar e, verdadeiramente, relaxar?
- Tem investido na sua fé?
RELACIONAMENTOS
- O tempo que você passa com a sua família é suficiente para você?
- Você tem encontrado com seus amigos na frequência que você deseja?
É provável que não tenhamos ações ou objetivos em cada um destes itens. Mas, eu acredito que algumas das perguntas acima podem colocar uma pulga atrás da orelha. Esse é o sinal que devemos dar atenção para aquele ponto.
Então, eu recomendo que faça uma lista a partir das suas respostas. Tenho certeza de que esta lista é o primeiro passo para várias ações poderosas que vão melhorar muito o seu ano.