Dados do CAGED1 (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que o Brasil teve um aumento de 56% no índice de rotatividade, no ano de 2022; o que nos posiciona como o país com a maior taxa de rotatividade do mundo.

Outra informação importante do levantamento do CAGED é de que o número de pedidos de demissão no país, em comparação ao de demissões por parte da empresa, passou de 33% para 48%. Uma evidência de que quase a metade da rotatividade no país é oriunda de desligamentos voluntários das pessoas.

Entre as principais causas da rotatividade no nosso país estão:

Essas informações merecem atenção por parte de colaboradores, consultores, líderes e gestores organizacionais! São dados para ficar atentos, pois indicam que no Brasil, o número de pessoas que estão pedindo a demissão está muito mais alto em comparação com outros países do mundo.

E mais ainda!

Os motivos que levam as pessoas a pedirem a demissão não têm a ver com questões de estruturais, operacionais ou de cargos e salários. Ao invés disso, as pessoas estão pedindo a demissão porque:

  • O relacionamento interpessoal não está bom;
  • Não enxergam claramente os propósitos da empresa;
  • Ou não veem oportunidades de crescimento.

A leitura que eu faço a partir dos dados fornecidos pelo CAGED é que as pessoas estão pedindo a demissão de pessoas.

Não é de hoje que eu observo isso nas empresas. Vejo pessoas saindo das empresas pois o clima está ruim, porque o líder não dá atenção ou não sabe se relacionar ou se comunicar adequadamente. Pessoas pedindo a demissão porque alegam que não há treinamento, só cobranças.

E pior do que a saída do profissional em si é o fato de as empresas não estarem se perguntando porque os seus colaboradores estão saindo e, consequentemente, não estarem promovendo ações de melhoria para aumentar o engajamento e a permanência dos colaboradores na organização.

Vejo que falta um olhar bem estratégico para estes pedidos de demissão, pois:

Quanto maior for a rotatividade de uma empresa, maior é a perda de capital intelectual, de conhecimentos e experiência.

A rotatividade faz com que o tempo médio de empresa diminua e, assim, diminua o ritmo de trabalho, a qualidade, a produtividade e a performance geral da empresa. Além do impacto negativo para o clima da empresa, a alta rotatividade provoca queda no desempenho e nos resultados da empresa. 

Essa relação direta entre pedido de demissão, rotatividade e queda no desempenho é muito clara. E se expandirmos a nossa visão, os dados do CAGED nos alertam que um clima organizacional ruim, relacionamentos interpessoais tóxicos, liderança despreparada e falta de identificação das pessoas com os propósitos da empresa terão impacto negativo nas empresas.

Os números estão aí e está mais do que na hora da gestão das empresas olharem de forma mais estratégica para os dados estatísticos ligados à área de gestão de pessoas!

 1 Disponível em https://acesso.mte.gov.br/portal-pdet/o-pdet/registros-administrativos/caged/

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