Existem realmente diferenças entre um chefe e um líder? Há diferenças entre chefiar uma equipe e liderar uma equipe ou será que chefiar e liderar são apenas os dois lados da mesma moeda?

Os modelos de gestão têm evoluído muito e têm colocado diante dos gestores a necessidade irrecusável de exercerem o papel de verdadeiros líderes de suas equipes.

Essa demanda é verdadeira e faz muito sentido

É cada vez mais importante desenvolver competências de liderança, pois está claro que é somente por meio de pessoas engajadas, comprometidas e com um grande senso de pertencimento que as empresas conseguirão aprender, evoluir e prosperar num mercado cada vez mais complexo.

A necessidade de verdadeiros líderes nas organizações também se justifica porque a condução de equipes por meio da autoridade, da chefia e do comando direto tem se mostrado cada vez mais ineficaz. No entanto, quero chamar atenção para alguns pontos:

  • A maioria das pessoas que ocupa cargos de gestão, dentro das organizações, ainda exerce seu papel por meio da “chefia” e não da liderança;
  • Muitas destas organizações prosperaram, mesmo em tempo de dificuldades, apesar de seu modelo de “chefia”.

E, por último, mas não menos importante:

  • Acredito que muitos conceitos de chefia e liderança estão equivocados.

Há algum tempo, tenho visto que estamos colocando o chefe e o líder em posições antagônicas, como se o líder fosse o “policial bom” e o chefe o “policial ruim”. Estamos colocando estes dois perfis em posições tão distantes, separadas e diferentes entre si que acabamos demonizando o ato de chefiar.

Acabamos categorizando todos os defeitos de um gestor e dando a esses defeitos o nome de “chefe”, enquanto o lado iluminado e as qualidades do gestor recebe o nome de “líder”. Para mim, ambos os perfis são fundamentais para o sucesso na gestão das equipes, ou como disse no começo deste texto:

São os dois lados da mesma moeda

Naturalmente, há pessoas que têm em sua essência somente as características claramente relacionadas ao chefe, assim como há pessoas que têm em sua essência somente as características do líder.

Só que o sucesso de uma equipe – entendendo que sucesso é o alcance de resultados por meio de pessoas engajadas num bom ambiente organizacionaldepende da atuação do chefe e do líder, porque algumas pessoas respondem melhor ao perfil do líder. Pois, algumas pessoas produzem mais e melhor quando sua equipe é coordenada por um líder, sentem-se mais motivadas e engajadas quando veem que sua equipe está sendo liderada. 

No entanto, algumas pessoas respondem melhor ao chefe. Por incrível que pareça, há pessoas que precisam ser movidas pela cobrança; há pessoas que respondem melhor quando estão sob pressão. E, infelizmente, há pessoas que somente funcionam quando há um comando claro, direto e firme.

Até mesmo James Hunter, em seu famoso livro “O Monge e o Executivo”, dá indícios de que o líder também precisa ser firme, determinar regras e garantir que todos cumpram o que foi combinado.

Entendo que para muitos talvez seja difícil concordar com isto, muito embora a realidade do dia a dia nos dê exemplos do que eu comentei acima. Mas, não vamos nem tanto ao mar e nem tanto à terra, pois os extremos de cada perfil não são positivos para a equipe. A questão principal, portanto, é o equilíbrio, é saber quando e como usar as características úteis de cada perfil.

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