Esse livro é antigo. Foi lançado em 1936 e é considerado uma das primeiras obras a falar sobre a importância dos relacionamentos interpessoais, das conexões e networking, que são importantes não só na vida profissional, mas também na vida pessoal.

O autor, Dale Carnegie, é mundialmente conhecido, pois muita gente já fez e, ainda hoje, procura pelos famosos treinamentos comportamentais que levam o seu nome. O mais interessante, é que esses treinamentos levam o seu nome porque foi o próprio Dale que os desenvolveu e os aplicou no início da sua carreira.

Quero dizer, Dale Carnegie foi um grande treinador comportamental no início do século passado, uma época em que falar sobre competências comportamentais e relacionamentos interpessoais parecia ser coisa de outro mundo. E o melhor de tudo isso: esses treinamentos comportamentais serviram como base e inspiração para Carnegie escrever o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Esse livro é fruto das várias experiências e observações que o autor fez ao longo de 24 anos de treinamentos comportamentais. Não à toa, o livro lançado há mais de oitenta anos e um dos maiores best-sellers da história, tem em sua essência uma mensagem muito simples: o modo como agimos com o próximo mostra quem verdadeiramente somos!

A obra traz importantes mensagens sobre o poder da comunicação como forma de alimentar relacionamentos interpessoais saudáveis, este livro foi precursor de muitas outras publicações e teorias lançadas posteriormente. Mas, a maior importância dessa publicação reside no fato de que, à época de seu lançamento, o movimento de Relações Humanas ainda engatinhava e muito pouco se falava sobre a importância de ouvir as pessoas. Bem como, da empatia como uma das melhores formas de se exercer a liderança. As mensagens deste livro são, ainda hoje, inspiração para os treinamentos comportamentais do instituto Dale Carnegie.

Aliás, o instituto Dale Carnegie é, atualmente, uma rede mundial com mais de três mil instrutores, presente em quase cem países ao redor do mundo. Mais de nove milhões de pessoas já fizeram o treinamento Dale Carnegie. Todo esse movimento inspirou um livro que, por sua vez, inspirou a continuidade desse trabalho de Dale Carnegie. Graças ao sucesso obtido por essa publicação e por seus trabalhos, Carnegie se tornou conselheiro de vários líderes mundiais. Escreveu também para vários jornais e também teve um programa de rádio de relativo sucesso.

Tudo isso faz com que esse livro de Dale Carnegie mereça ser lido, principalmente, por quem gosta de treinamentos comportamentais e por quem já teve a oportunidade de fazer o treinamento do instituto Dale Carnegie.

FICHA CATALOGRÁFICA:

CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. São Paulo: Nacional, 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.