Eu sempre gostei de pensar que poucas palavras, quando ditas na hora certa, valem mais do que longos discursos ou uma tagarelice sem sentido. Eu me considero um “frasista”, aquele que gosta de frases cujo conteúdo tem um efeito poderoso e fazem muito sentido.

E é por isso que eu pensei em compartilhar algumas frases que eu gosto muito, que podem nos inspirar em momentos difíceis ou trazer aquele insight que faltava para a gente virar o jogo.

Essas frases já me inspiraram antes, tanto é que eu as utilizei na abertura de alguns capítulos do meu livro “50 textos”. Então, vamos dar uma olhada nessas frases e nos ensinamentos que elas podem nos trazer?

 

“Excelência não é uma exceção. É uma atitude permanente.”

(Colin Powell – ex-Secretário de Estado americano).

Eu sou um entusiasta da ideia de que a excelência contagia, pois influenciamos e somos influenciados pelos comportamentos e atitudes das pessoas. E tudo o que a gente precisa para confirmar isso é reparar ao nosso redor, pois quando percebemos que as pessoas que estão à nossa volta e o ambiente que nos cerca é positivo, tenha certeza de que você é parte importante para a construção disso. Mas, quando o contrário for verdadeiro, é importante prestar atenção nos nossos comportamentos e atitudes.

 

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.”

(Platão – filósofo e matemático grego).

Platão foi uma das pessoas mais sábias da humanidade. Isso pode ser comprovado pela simplicidade da sua frase e pela atualidade da sua mensagem. Platão fala de arrependimento, mas principalmente do arrependimento que sentimos quando nos damos conta de que o tempo passou e que dedicamos uma parte significativa das nossas vidas para coisas que hoje não têm importância. E, por causa disso, deixamos de ficar com nossas famílias, de curtir as amizades e as melhores coisas que a vida traz para nós.

 

“Todas as pessoas que chegaram aonde estão tiveram que começar por onde estavam.”

(Robert Louis Stevenson – poeta e escritor britânico).

Esse é um dos pontos mais importantes do Coaching, quando falamos de projetos pessoais e profissionais: é fundamental saber onde estamos, porque é no momento atual e no lugar em que estamos hoje que encontraremos o apoio e as condições necessárias para seguir em frente. Quando conhecemos bem o nosso estado atual fica mais fácil determinar a direção que desejamos tomar e, principalmente, dar o primeiro passo desta caminhada.

 

“O que você tem todo mundo pode ter, mas o que você é ninguém pode ser.”

(Clarice Lispector – escritora brasileira).

Muitas pessoas baseiam sua vida em coisas que estão do lado de fora. Me refiro aos bens materiais, ao status e tudo que deixa claro para os demais o quanto somos bem-sucedidos. Não há nada de errado nisso, desde que o crescimento do “exterior” seja acompanhado pela evolução do que é “interior”. O problema é que aquilo que está em nosso interior – aquilo que a gente é! – não é tão visível quanto os bens materiais que possuímos. Talvez seja por isso que muita gente opta por deixar em segundo plano a sua evolução enquanto ser humano.

 

 “Um profissional é aquele que faz o seu melhor trabalho quando menos tem vontade de fazê-lo.”

(Frank Lloyd Wright – arquiteto e escritor americano).

Todos nós passamos por momentos difíceis e por fases de desmotivação. É natural até que essas sensações fiquem evidentes em nosso trabalho: o rendimento cai, ficamos desanimados e alguns até ficam doentes. O problema é que os reflexos que a desmotivação causa em nosso trabalho fazem com que a sejamos avaliados e até julgados. É nessas horas que a gente precisa mostra que temos profissionalismo, pois o fato de não estarmos nos nossos melhores dias não deve influenciar de forma negativa o nosso trabalho. Muito pelo contrário, pois entendo que deve ser um fator de estímulo para que a gente faça ainda melhor. Acredito até que esta atitude irá contribuir para que a gente vire o jogo!

 

E quais são as frases que você gosta, que te inspiram e que fazem muito sentido para você? Compartilhe sua frase conosco nos comentários deste texto e ficaremos felizes em conhecer um pouco mais sobre o que te motiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.