Várias são as pesquisas, textos e teorias que falam sobre os estilos de liderança. Mas, acabei descobrindo, com o passar do tempo, que todas convergem para os mesmos perfis, os mesmos exemplos.
Por isso que eu gosto de compartilhar as conclusões de uma pesquisa realizada com líderes de todo o mundo pela consultoria Hay Group.
A pesquisa mostra que uns mais amorosos, outros mais impositivos, mas que cada líder tem seu estilo bem particular de gerir pessoas. Na média, segundo pesquisa do Hay Group, os brasileiros tendem a ser mais coercitivos e democráticos na hora de coordenar seus subordinados.
E como qualquer semelhança não é mera coincidência, veja que os estilos de liderança apresentados pela pesquisa têm uma relação direta com o Perfil Organizacional. Isso quer dizer que o perfil de uma empresa molda também a forma como os líderes atuam.
Veja, a seguir, os estilos de gestão mapeados pelo Hay Group.
Coercitivo
Vigilantes e críticos, são ácidos e duros em suas críticas. Os coercitivos provocam medo em seus funcionários, uma vez que lideram com as ferramentas de punição a postos.
Esse estilo de liderança é mais comum de encontrar em organizações com o perfil hierárquico e perfil orientado para o mercado.
Dirigente
Com foco no longo prazo, o dirigente é o líder visionário, que dá direções claras para a sua equipe, dizendo exatamente o que espera de cada um. É um estilo que exige experiência e preparação do chefe em questão. É uma gestão baseada em diálogo e comunicação.
Esse estilo de liderança é mais comum de encontrar em organizações com o perfil ad-hocrático e perfil orientado para o mercado.
Afetivo
Quem dá mais atenção às pessoas que às tarefas é o chamado líder afetivo. Ele trata bem seus colaboradores e, não raro, são recompensados com lealdade e alto desempenho.
Esse estilo de liderança é mais comum de encontrar em organizações com o perfil de clã.
Democrático
Consenso é a palavra de ordem do líder democrático, que tira o melhor de sua equipe a partir da divisão de decisões e responsabilidades.
Esse estilo de liderança é mais comum de encontrar em organizações com o perfil de clã e perfil ad-hocrático.
Modelador
As instruções detalhadas e a alta exigência são as marcas registradas do líder modelador – que acredita ter sempre o melhor caminho para realização de um trabalho.
Esse estilo de liderança é mais comum de encontrar em organizações com o perfil hierárquico e perfil orientado para o mercado.
Treinador
Como um técnico de time de futebol, o treinador investe tempo e esforços na compreensão dos pontos fortes e fracos de cada membro da sua equipe. O objetivo é trabalhar com eles para que o desenvolvimento pessoal gere bons resultados.
Esse estilo de liderança é mais comum de encontrar em organizações com o perfil de clã e perfil ad-hocrático.
Mas, afinal, existe o estilo perfeito de liderança? A resposta é, definitivamente, não. O importante é a autenticidade.
O autoconhecimento é fundamental para que fragilidades e fortalezas sejam administradas de forma eficiente, sem perder o foco. Você pode até ter tendência a um perfil específico, mas tem de ter flexibilidade suficiente para aprender e incorporar outros estilos em caso de necessidade.