Tendo esclarecido quais ações serão desenvolvidas e qual é o momento adequado para investir nos trabalhos de treinamento e desenvolvimento, é chegada a hora de entrar em contato com os profissionais que poderão realizar os trabalhos desejados.
Desde já é importante enfatizar que há vários fatores que devem ser considerados na definição do profissional a ser contratado para realizar o trabalho:
• Experiência em trabalhos similares ao que está sendo contratado;
• Credibilidade do profissional envolvido;
• Indicações de outras empresas;
• Orçamento de acordo com o que a empresa pretende investir.
Apesar dos itens acima serem muito relevantes para a definição do profissional e para o sucesso do trabalho, eu gosto de salientar que há outros dois itens para os quais devemos prestar muita atenção antes de contratar um profissional para a realização do trabalho: a proposta técnica e a proposta de valor.
A proposta técnica tem a ver com a aderência da metodologia a ser utilizada no trabalho para com as demandas e os pontos de melhoria sinalizados pela empresa. É na proposta técnica que serão detalhadas as etapas e ferramentas que irão fazer parte do trabalho.
Da mesma forma, é na proposta técnica que o diagnóstico do estado atual da empresa está expresso com clareza, bem como o estado futuro (resultados desejados) para o trabalho. A proposta técnica deve abordar os pontos de melhoria a serem trabalhados e a forma como essas demandas serão trabalhadas.
Isso quer dizer que cada proposta técnica deve ser feita de forma customizada, ou seja, deve deixar claro que o que está descrito no documento foi desenvolvido especificamente para a empresa em questão, com base nas demandas que ela apresentou.
Além disso, uma proposta técnica bem estruturada também mostra que o consultor que visitou a empresa ouviu com atenção as demandas apontadas pela empresa e dedicou tempo para estruturar um trabalho que sirva às necessidades apontadas.
Por meio da proposta técnica já é possível ter uma ideia do grau de atenção que o consultor dedicou às demandas e do seu envolvimento para com os pontos de melhoria. Propostas técnicas bem elaboradas deixam claro que o trabalho irá de encontro com os pontos de melhoria apontados.
Outro ponto importante é a proposta de valor, que é a consequência de uma proposta técnica bem elaborada. A proposta de valor não tem somente a ver com o investimento a ser feito pela empresa, mas também (e principalmente) com a certeza de que os resultados esperados serão alcançados e que o fornecedor que irá trabalhar nestas demandas não foi contratado pela lei do “preço mais baixo”, mas sim pela sua capacidade de agregar valor à empresa e, efetivamente, atender os pontos de melhoria apresentados.
Ficará muito mais fácil de tomar a decisão quanto à contratação do prestador de serviço quando levarmos em consideração as propostas técnicas e de valor, pois quando elas estão bem alinhadas com a demanda da empresa o aproveitamento será muito maior.