Estando de posse de todos os orçamentos – lembrando que temos que analisar com carinho a proposta técnica, a proposta financeira e a proposta de valor – é chegada a hora de definir quem são os profissionais ou as empresas que iremos contratar para realizar os trabalhos que foram apontados lá no levantamento das necessidades de treinamento.
É importante lembrar que nesta fase é provável que ainda não tenhamos a aprovação da Diretoria ou dos proprietários da empresa, o que faz com que ainda não possamos comunicar ou contratar nenhum dos profissionais selecionados.
É por isso que logo após termos feito essa definição, torna-se importante colocar todas as informações numa planilha (cujo modelo você encontra aqui). A planilha é muito simples, pois ela foi feita com base na estrutura do 5W2H para que estejam contidas as informações básicas sobre todos os trabalhos propostos (quem, como, quando, por que, quanto, etc.).
Essa estrutura de informações é muito importante para o Diretor ou a pessoa que irá aprovar os orçamentos apresentados, pois nela estaremos deixando claro que o orçamento solicitado tem como objetivo principal sanar alguns pontos de melhoria que estão em evidência na empresa e, consequentemente, gerar mais produtividade e qualidade.
A planilha pode ser alterada da forma como você achar melhor. É possível inserir mais colunas ou linhas a fim de fazer com que ela fique mais completa. É possível inserir a logomarca da empresa e outras informações pertinentes. A planilha que sugerimos como modelo contém as informações que, em nosso entendimento, representam as questões mínimas e fundamentais para a proposição de qualquer orçamento.