Os altos índices de desemprego têm assustado as pessoas em todo o país. Essa grande sombra está pairando sobre a cabeça de todos os brasileiros e tem feito com que a gente fique num constante estado de stress e alerta.
Acredito que todos nós conhecemos alguém da nossa família ou do nosso círculo de amizades que está desempregado. Acredito também que todos nós já testemunhamos aquela triste cena em que um colega de trabalho se despede de nós por estar sendo desligado da empresa. Acredito também que muitos de nós já estiveram no papel de quem diz adeus ao emprego.
É uma situação péssima!
Mas, eu também acredito que a perda do emprego não deve ser vista como o fim da linha, mas sim um recomeço. E a primeira coisa que a gente deve ter em mente quando isso acontece é saber que a perda do emprego não significa fracasso, mas sim apenas um revés temporário.
Claro, alguém pode dizer que, no final, dá tudo no mesmo. Afinal de contas, estou sem emprego. Só que faz uma diferença muito grande a forma como a gente assimila a perda do emprego, pois se pensarmos que somos fracassados nossa autoestima vai sofrer um grande prejuízo e iremos levar mais tempo para nos recuperarmos.
Talvez tenhamos errado em algum momento da nossa vida profissional e esses erros culminaram numa demissão, mas é importante lembrar também que errar é humano. Aliás, vale dizer que esta não é só uma frase de efeito, mas sim uma verdade universal.
Em entrevista à revista Época, o psicólogo e consultor de empresas americano Jeffrey Sonnenfeld comentou que as pessoas aprendem errando e que todas pessoas de sucesso erraram em algum momento das suas vidas. Lembra também que, em geral, as pessoas que não escondem seus erros inspiram mais confiança do que aqueles que preferem não admiti-los.
E já que eu acredito que a demissão deve ser vista como um recomeço, acredito também que o melhor remédio é a ação imediata logo depois da perda do emprego. Em sua entrevista, Sonnenfeld comenta que se fazer de vítima e ficar parado esperando que alguém nos ajude são os piores erros que podemos cometer logo após a demissão.
Ele comenta que a melhor forma de combater o sentimento de tristeza provocado pela demissão é agir ao invés de tirar férias. Ou seja, o empenho e a dedicação na retomada da carreira logo após a demissão fazem toda a diferença.
Posso dizer que estas colocações são muito verdadeiras por conta das experiências que eu vivenciei e que eu presenciei. As pessoas que sacudiram a poeira e logo foram em busca de um novo trabalho foram as que tiveram as melhores recolocações.
Algumas, inclusive, afirmaram que a demissão foi a melhor coisa que poderia lhes ter acontecido. O motivo é simples: quando damos um passo em direção de um objetivo, a ajuda aparece. Sempre haverá alguém para ajudar, mas precisamos dar os primeiros passos!