Transcrição do episódio "173 – Um recomeço"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
UM RECOMEÇO
—
Seja bem-vindo! Estamos começando a nova temporada do Coachitório Online!
Pois é, já estamos na sétima temporada! Com bastante dedicação e alegria, mas também com bastante planejamento e empenho, estamos no ar há quatro anos, sempre com episódios inéditos nos quais falamos sobre pessoas, carreira e liderança. E eu gosto de lembrar que todas as temporadas e episódios estão lá no site da Ponte ao Futuro e também na sua plataforma favorita de podcasts.
—
Mas eis que começa um novo ano e surge uma nova temporada. Confesso que definir a temática de uma temporada é a parte mais importante e, talvez por isso, a mais difícil de todo o processo. Digo isso porque o Coachitório Online tem a missão de se manter fiel a sua essência e propósito, que é o de levar informação e conhecimento relevantes para a vida e a carreira das pessoas. E isso precisa ser feito de forma instrutiva, planejada e pesquisada. E também precisa ser leve, acessível e, por que não dizer, de forma bem-humorada.
A temática de uma temporada do podcast tem a ver com simbolismos e com metáforas. Tem a ver com encontrar uma forma de falar com o lado emocional das pessoas, pois assim elas se conectam e absorvem mais facilmente aquilo que o lado racional quer aprender e processar. Para isso, a gente sempre procura uma forma lúdica, um tanto quanto artística, para escolher o tema da nossa temporada e escrever os nossos episódios.
Com a sétima temporada não será diferente. Iremos continuar sendo um podcast sobre pessoas, carreira e liderança. Mas eu não estarei sozinho nessa! Cada episódio terá um convidado diferente. São pessoas que vão passar por aqui porque temos muito a aprender com eles. Você conhece essas pessoas. Talvez conheça muito bem alguns deles. Outros talvez você tenha somente ouvido falar. Mas certamente você sabe que cada um deles tem o potencial de nos ensinar muitas coisas em pequenas frases.
—
Mas antes de revelar o tema desta temporada, eu vou voltar um pouquinho no tempo, mais especificamente para o último episódio da temporada passada. Naquele episódio eu comentei que o tema da última temporada foi uma releitura do que havíamos abordado lá na terceira temporada. Falamos novamente sobre temas relevantes para vidas e carreiras importantes e eu acho que esse tema caiu como uma luva para o nosso momento profissional. E naquele episódio eu comentei que o tema da sétima temporada também seria uma releitura, um retorno a um tema que abordamos em outra temporada.
Sendo assim, é com bastante alegria que eu apresento a vocês o tema da sétima temporada do Coachitório Online: grandes lições em pequenas frases. É isso mesmo que você ouviu. Iremos voltar ao tema que tratamos lá na segunda temporada, lá em 2019. Já faz tempo! Era um mundo que ainda não conhecia a pandemia e seus efeitos. Convenhamos que era um mundo diferente e é justamente essa diferença que nos inspirou a revisitar o tema que nós abordamos lá na segunda temporada.
Para refrescar um pouco a memória, em cada episódio da segunda temporada nós falamos sobre as grandes lições contidas em pequenas frases proferidas por grandes personalidades da nossa história. Algumas frases são muito conhecidas, outras nem tanto. Mas todas elas tinham grandes ensinamentos e o Coachitório Online se encarregou de citar essas frases e refletir a respeito das lições contidas naquelas palavras. E assim, em cada episódio, falávamos sobre algumas frases de uma determinada personalidade da história.
—
O fato é que aquela temporada foi um sucesso. Até os dias de hoje alguns daqueles episódios aparecem no ranking dos mais acessados do Coachitório Online. Exemplos disso são os episódios como o #21, no qual falamos sobre as lições de Abraham Lincoln sobre liderança, o episódio #33, no qual falamos sobre as lições de Winston Churchill sobre a coragem e o episódio #34, que tratou das lições de Theodore Roosevelt sobre julgamento.
E eu confesso a você que eu adorei fazer aquela temporada porque sou um frasista. Sou daqueles que adore ler e refletir sobre essas frases porque, sinceramente, eu penso que algumas destas frases trazem grandes lições em poucas palavras. Cabe a nós dedicar um tempo para pensar em cada uma delas e também cabe a nós encontrar um estímulo, uma provocação ou gatilho para que a gente pense mais a respeito delas. E decidimos que a sétima temporada do Coachitório Online será esse estímulo, esse gatilho.
Mas nessa temporada nós iremos fazer um pouco diferente. Iremos trazer frases de personalidades históricas e também de pessoas não tão famosas assim. A exemplo do que ocorreu na segunda temporada, cada episódio terá uma temática, mas as frases contidas em cada episódio virão de autores diferentes. Vamos procurar nos aprofundar um pouco mais em cada frase e vamos enriquecer cada um dos temas com citações e teorias que nos ajudarão a entender as lições contidas nas pequenas frases.
—
Só que o melhor ainda está por vir. Você poderá participar ativamente da nova temporada. Você será convidado não somente a ouvir, mas também a nos dizer que personalidades ou quais frases você gostaria de ouvir no Coachitório Online. Isso mesmo! Aquela frase ou pensamento que você adora pode aparecer em um episódio do nosso podcast! Para isso, tudo o que você precisa fazer é mandar uma mensagem para mim, nas redes sociais, ou também escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br. Estou ansioso pela sua contribuição e também para logo começarmos a trazer à tona as frases e as lições que irão nos acompanhar nesta temporada.
Então, falando nisso, vamos dar início aos trabalhos trazendo um pouquinho do que vai ser a nova temporada. Vamos dar o pontapé inicial com uma frase de um dos meus autores preferidos. Antoine de Saint-Exupery, o escritor de O Pequeno Príncipe. Essa obra de arte é o terceiro livro mais traduzido e vendido na história, ficando atrás apenas da Bíblia Sagrada e do Alcorão. Um livro simples, que faz muito sentido para crianças, jovens e adultos. E é nesse livro que eu encontro muitas das frases mais belas que eu já ouvi. Tanto é que na segunda temporada nós dedicamos o episódio #32 especialmente para falar das lições de Saint-Exupery sobre a amizade.
E a frase que eu escolhi para esse episódio de abertura é: não é a distância que mede o afastamento! Vou repetir: não é a distância que mede o afastamento.
—
Quem acompanha o Coachitório Online já deve ter me ouvido falar que muitos episódios são autobiográficos. Não sei se a expressão é esta, mas o que eu quero dizer é que muitos episódios falam sobre mim e o exercício de falar sobre eles aqui no podcast é muito bom e importante para mim. É isso que acontece com este episódio, ou melhor, com esta frase. Eu a tenho ouvido com certa frequência nos últimos tempos em vários ambientes em que eu tenho transitado.
Na vida profissional eu tenho visto os efeitos da pandemia, pois houve uma época em que o trabalho em home office foi a única alternativa segura e viável para continuarmos fazendo nossas atividades. Nos afastamos fisicamente das pessoas. Para alguns, o afastamento físico resultou em um afastamento verdadeiro de alguns colegas de trabalho ou pessoas com as quais nos relacionávamos diariamente. Para outros, o afastamento físico teve efeito contrário e acabou por estimular a aproximação entre pessoas que em outro momento estavam afastadas. Veja só: a mesma situação, com reações diferentes.
E num mundo muito distante, há mais de oitenta anos, Saint-Exupery nos ensinava que o verdadeiro afastamento não está na distância física, mas sim na distância emocional ou sentimental, no quanto nós permitimos que as pessoas fiquem longe de nós independente da distância. Até porque há casos que são completamente o inverso: estamos fisicamente presentes, mas distantes no coração. Há pessoas que estão ao nosso lado, mas não estão conosco. Isso serve para a vida pessoal e profissional.
No que diz respeito a mim, a pandemia também me ensinou essa lição. Descobri que a qualidade do tempo que estamos com alguém é mais importante do que a quantidade. Descobri que podemos estar sozinhos, mas ao mesmo tempo bem acompanhados. Descobri que o verdadeiro afastamento não se mede pela distância, mas sim do quanto deixamos de fazer com que pessoas e situações façam sentido nas nossas vidas. Bem como ensinou Saint-Exupery.
—
Fala, galera do Coachitório Online.
Espero que tenha gostado deste episódio de abertura, deste pequeno aperitivo do que virá pela frente. Assim será a sétima temporada do Coachitório Online, em que cada frase irá trazer ensinamentos que eu espero que provoquem em você boas reflexões sobre cada tema. É um processo de autoconhecimento.
Te faço também um pedido: escolha um episódio do nosso podcast para compartilhar com seus amigos, nas suas redes sociais e lembre-se de apertar o botão para seguir o nosso podcast. E fica também o convite para você curtir os episódios das outras temporadas do Coachitório Online, principalmente os da segunda temporada que eu citei neste episódio.
E volto a lembrar que você pode participar ativamente dessa temporada. Diga que frase ou personalidade você quer ver aqui no Coachitório Online. Deixe a sua mensagem e também as suas sugestões e opiniões nas nossas redes sociais. Se preferir, pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br
Também quero te convidar a conhecer a Jornada! É um processo que nós desenvolvemos para promover o seu crescimento pessoal e profissional por meio da metodologia e das ferramentas do Coaching. Tudo isso online! E o melhor de tudo: todo esse processo será conduzido pelo melhor Coach que você já conheceu: você! Conheça a Jornada e seja Coach de si mesmo! Para ter mais informações sobre a Jornada, é só clicar no link deste post.
Encontro você no próximo episódio! Um abraço!