Transcrição do episódio "13 – Engajar"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
Eu tenho uma dúvida: por que tantas pessoas se comprometem com trabalhos voluntários ou defendem causas que parecem não ter sentido para outras pessoas? Por que algumas pessoas se identificam tanto com o lugar em que trabalham? A resposta para estas perguntas está no engajamento e nos motivos que levam a pessoa a se engajar. É isso mesmo! O verbo de hoje é engajar!
—
O dicionário nos diz que o verbo engajar pode ser utilizado de diversas formas, mas todas elas dizem respeito à dedicação. Engajar significa fazer algo com muita força de vontade. Tem ainda outro significado que eu gosto muito. O idioma inglês tem uma palavra muito parecida para o verbo engajar: é o verbo engage. No idioma inglês essa palavra também tem alguns significados diferentes, mas um deles me chama a atenção e serve para mostrar a importância do significado. Em inglês, engage também significa noivado. Significa o compromisso que as pessoas assumem quando decidem que vão se casar.
Claro que em português o sentido da palavra é o mesmo, muito embora a gente não use a palavra engajar para se referir ao compromisso que a pessoa assume quando decide noivar e se casar. Mas dá para usar como exemplo para mostrar a força desta palavra.
—
Só que nós vamos falar de outro tipo de engajamento, o engajamento para com a nossa carreira, com o nosso trabalho. Quando falamos da nossa vida profissional, vale dizer que engajar tem a ver com identificar-se com a cultura organizacional e com a missão, visão e valores da empresa. A gente pode se engajar com toda e qualquer organização, desde que os valores desta organização sejam parecidos com os nossos.
O engajamento profissional é o vínculo que o colaborador tem com uma determinada empresa, que supera o vínculo formal que é estabelecido pelo contrato de trabalho. O engajamento diz respeito às conexões emocionais que uma pessoa estabelece com a empresa.
Aliás, lá no site da Ponte ao Futuro tem um eBook em que a gente fala sobre a importância de ter um olhar diferente sobre os propósitos organizacionais da empresa. Vale a pena dar uma olhada, porque nesse eBook a gente fala justamente que as pessoas se engajam quando a conexão que estabelecem com a organização vem de dentro para fora. Acontece naturalmente. O engajamento acontece quando as coisas fazem sentido.
O que eu quero dizer é que as pessoas se engajam somente com aquilo com que se identificam e acreditam. A gente se engaja somente quando percebe um propósito claro, um motivo, naquilo em que estamos nos envolvendo.
Digo mais: o engajamento é uma atitude que nós deveríamos ter em vários pontos da nossa vida: no trabalho, nos relacionamentos, nos estudos e por aí afora.
—
Mas tem outras perguntas importantes a serem respondidas: quais são os efeitos positivos do engajamento? O que acontece quando a empresa tem pessoas engajadas em suas equipes? Pode haver muitas respostas para estas perguntas, mas eu acho que tem duas coisas que são inegáveis quando encontramos pessoas engajadas:
Pessoas engajadas são bem-sucedidas. Ou seja, pessoas engajadas têm sucesso. E que fique claro que não estou me referindo somente ao sucesso financeiro – muito embora esse também seja um efeito positivo. A pessoa engajada tem sucesso porque acaba atraindo pessoas igualmente motivadas para perto de si e, assim, tudo aquilo em que elas se envolvem acaba sendo feito com muita dedicação, capricho e amor.
Pessoas engajadas também trazem sucesso para a organização em que trabalham. Não importa se é um trabalho voluntário ou remunerado. Pessoas engajadas trazem resultado. E o melhor de tudo é que esse resultado vem automaticamente, como num passe de mágica, tudo por conta da capacidade de mobilização que as pessoas engajadas têm para com aquilo que estão fazendo.
—
E daí o líder, o empresário, o gestor, me pergunta: como eu encontro pessoas engajadas? E a resposta que eu dou para esta pergunta é simples: seja você o primeiro a ser engajado. Seja um exemplo para tudo, inclusive para o engajamento, porque se você não for, não espere que outras pessoas sejam. Se o dono da empresa ou seus líderes não estiverem engajados, ninguém mais estará.
—
Se você gostou, não deixe de assinar esse podcast. Ele está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify.
Lembro que você pode acompanhar esse tema no ebook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro.
Qualquer dúvida, fale comigo. Escreva para fabiano@ponteaofuturo.com.br