Transcrição do episódio "24 – Charles Darwin e a Mudança"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
Era Natal, no distante ano de 1831. O país era a Inglaterra e o clima era chuvoso e frio, como é típico da Inglaterra nesta época do ano. Esse foi o ponto de partida de Charles Darwin para uma das mais importantes expedições já realizadas pela humanidade. A bordo do navio chamado “Beagle”, Darwin partiu para uma viagem de cinco anos, na qual passou pelo continente sul-americano, Oceania e Ásia.
Durante essa viagem, Charles Darwin fez descobertas impressionantes que o levaram a desenvolver a sua teoria sobre a evolução dos seres vivos, que foi posteriormente publicada em seu livro “A Origem das Espécies”, no qual propõe que os seres vivos evoluem e se adaptam a partir do que ele chamou de seleção natural. A teoria de Darwin foi revolucionária. Quebrou paradigmas e mudou a forma de pensar sobre os seres vivos. O melhor de tudo é que ela tem ajudado a olhar de forma diferente para a mudança.
É por isso que Charles Darwin, evolução e mudança são os temas de hoje do Coachitório Online.
—
O ano de 2019 marca o aniversário de 160 anos do lançamento do livro “A Origem das Espécies”. Embora a viagem de Darwin tenha sido concluída em 1835, o livro foi lançado somente em 1859 porque o cientista temia receber críticas da comunidade científica e religiosa. A verdade é que ele recebeu várias… Mas, controvérsias e críticas à parte, a teoria de Darwin sobre a evolução dos seres vivos foi aceita pela comunidade científica muito embora seja alvo de críticas e revisões até os dias atuais.
Mas eu quero chamar a atenção para o fato de que várias frases escritas por Darwin há mais de um século são mais atuais do que nunca. Embora a teoria de Darwin não se refira às empresas, eu acredito que dá para fazer uma relação direta entre a Teoria da Evolução das Espécies e o que acontece nas empresas, pois as empresas são como organismos vivos, que vibram e pulsam assim como vibram e pulsam as pessoas. E são exatamente as pessoas que fazem com que tudo aconteça nas organizações. Construímos o ambiente ao nosso redor e assim damos vida às organizações.
É por isso que eu quero falar sobre algumas frases de Darwin que nos fazem pensar sobre as nossas empresas e as nossas carreiras.
—
A primeira frase que eu quero comentar é a seguinte: Num ambiente hostil, qualquer vantagem, ainda que insignificante, contribui para a perpetuação da espécie.
Perceba o quanto essa frase se encaixa como uma luva para as empresas. O ambiente hostil, lembrado na frase de Darwin, é caracterizado pelo mercado em que as empresas competem. E o mercado é hostil, sobretudo em épocas de crise. Aliás, eu diria que o mercado é hostil e implacável, porque não tolera erros, omissões e, principalmente, falta de ética.
Para lidar bem neste mercado, é preciso ter vantagens competitivas, ou seja, características que vão fazer com que a gente se destaque no mercado frente à concorrência. Essa vantagem, quando for usada com sabedoria, vai permitir que a empresa alcance perenidade, ou seja, vai garantir a sustentação da espécie.
Mas vale lembrar que essa frase também se aplica a cada um de nós, para as nossas carreiras. Digo isso porque o mercado de trabalho é competitivo, principalmente em épocas de crise. Há pessoas tentando se recolocar no mercado de trabalho, assim como há pessoas tentando se manter no mercado de trabalho. E há também pessoas que estão procurando crescer profissionalmente. Independente do grupo em que você se encaixa, lembre-se de que quanto mais você conhecer e usar suas vantagens competitivas, mais sucesso terá.
—
Outra frase magnífica de Charles Darwin é um verdadeiro hit das redes sociais: Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.
Seja resiliente! Acho que esse foi o recado de Darwin quando escreveu essa frase. Resiliência é a nossa capacidade de lidar com problemas, de adaptar-se às mudanças, de superar obstáculos, de absorver e resistir à pressão do ambiente.
Muitas pessoas se orgulham de serem firmes como uma rocha. O problema é justamente esse, pois rochas não dobram e nem envergam. Somente quebram. E quanto mais firmes e resistentes nós formos, maior a probabilidade de quebrarmos. Quem quebra não é resiliente. Às vezes, quem quebra é teimoso ou cético demais para enxergar que as mudanças geralmente trazem bons ventos e nos levam para um lugar melhor.
Essa capacidade de adaptação ao ambiente é fundamental para o mercado de trabalho, pois muitas pessoas acabam perdendo oportunidades ou dando um tiro no seu próprio pé quando preferem se apegar a frases como “Sempre fizemos assim!” ou “Em time que está ganhando não se mexe!” Quanto mais forte for essa crença, mais difícil será abrir a porta para o novo e para a evolução. E mais perigos estaremos trazendo para a nossa carreira.
—
Tem outra frase de Darwin, que fala diretamente sobre as relações que as empresas devem ter com o seu mercado: A sobrevivência de um organismo depende da sobrevivência de um outro.
É o que hoje chamamos de “Coopetição”, que é um termo usado para descrever relações em que mesclamos a competição e a cooperação. É uma palavra inventada há muito tempo, por um economista americano chamado John Nash. Você deve se lembrar dele, daquele filme “Uma Mente Brilhante”, com o Russel Crowe.
A teoria afirma que todas as empresas, mesmo sendo concorrentes, têm interesses que são congruentes entre si. Um exemplo disso é a preservação do seu sistema, pois não é saudável para nenhuma empresa atuar num mercado de forma predatória com relação aos seus fornecedores, tampouco com relação aos seus clientes e concorrentes. Essas práticas predatórias podem derrubar a concorrências, mas no médio prazo podem também arruinar a própria empresa.
Esse conceito é mais fácil de entender nos dias de hoje. Para que uma empresa sobreviva, ela precisa da sobrevivência de várias outras. O mesmo acontece com a nossa carreira, pois ninguém prospera se trabalhar de forma isolada. Nenhum departamento tem sucesso sozinho, assim como nenhum líder consegue resultados sem a sua equipe. Minha carreira terá ainda mais sucesso se eu ajudar outras pessoas a crescer e evoluir. Simples assim!
—
E então, Coachitório Online! Foi legal relembrar algumas frases de Darwin? Eu até confesso para vocês que foi difícil selecionar as três frases que usamos no podcast de hoje, porque tem muita coisa legal na obra desse cientista britânico. Acho até que ele deve voltar futuramente em outro episódio do Coachitório online.
Bom, já que falamos em mudança e evolução, quero contar um segredo para vocês: o Coachitório online também está mudando e evoluindo e logo, logo, teremos novidades para vocês! Claro, são mudanças para melhor, conforme dizia o próprio Darwin.
Por isso eu te convido a seguir o nosso podcast e também a deixar a sua mensagem nas redes sociais. No Instagram eu sou o fabiano.goldacker e você me encontra também no Linkedin e no Facebook. Você também pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br
Vou ficar feliz com a sua mensagem, seu feedback e sugestões. Assim a gente constrói um Coachitório online cada vez melhor.
Também quero agradecer a você, que tem nos acompanhado desde a primeira temporada! Muito obrigado! E obrigado por encontrar você aqui novamente. E, para quem está chegando agora, seja bem-vindo! O Coachitório online já está na 2ª. temporada e eu te convido a visitar a nossa primeira temporada, na qual nós falamos dos 19 verbos que fazem a diferença em nossas vidas.
Compartilhe o nosso podcast nas suas redes sociais e convide os seus amigos a nos acompanhar nessa jornada.
O Coachitório online está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify. Escolha a sua plataforma favorita e vamos juntos!
Encontro você no próximo episódio! Um abraço!