Muitas pessoas não têm a resposta para esta pergunta e, na semana que antecede o dia dos Pais, acabamos sempre nos deparando com aquela dúvida sobre o que comprar para homenagear nossos pais.
Tenho certeza de que a dúvida não está ligada ao presente em si, mas em como conseguir traduzir em um presente o sentimento que nós temos pelas figuras paternas que nos acompanham.
É uma busca e tanto! E eu diria, inclusive, que é um tanto injusta. Afinal, custo a acreditar que conseguiremos embalar sob a forma de um presente a nossa retribuição por todo carinho, amor e entrega que recebemos ao longo de nossas vidas.
Essa dúvida sempre me acompanhou e eu nunca consegui encontrar um presente à altura de tamanha dedicação que eu recebi ao longo da minha vida (e ainda recebo…).
E justamente por pensar muito sobre isso que eu cheguei à conclusão que há alguns presentes com os quais a gente sempre vai acertar. São gratuitos, são sempre feitos por nós mesmos e nunca saem de moda. Quer saber quais são?
- Estar presente: um dos melhores presentes para o dia dos Pais é estar presente. Se puder estar fisicamente presente, melhor ainda. Se não, a tecnologia está aí, ao alcance de todos, permitindo que a gente se conecte com essas pessoas especiais. E se a pessoa que a gente quer homenagear não estiver mais entre nós, ainda assim a gente pode se conectar com ela por meio de uma oração e de bons pensamentos. Sempre tem como estarmos presentes neste dia!;
- Gratidão: o ato de agradecer alguém é muito poderoso, pois mostra o quanto os gestos de amor e carinho são importantes para nós. É uma forma de renovarmos nosso laço com as pessoas que são especiais para nós, bem como de gerarmos ainda mais amor e carinho;
- Reconhecimento: muitos pais exercem jornadas múltiplas e às vezes sentem-se culpados pelo fato da sua vida profissional lhe afastar do convívio da família. Muitos sentem-se desprotegidas justamente por não estarem conseguindo proteger a sua família – algo que é muito forte e faz parte do instinto paterno. Por isso que é fundamental o reconhecimento. Reconhecer é dar um testemunho positivo, é colocar-se ao lado da pessoa, é exercer empatia e valorizar cada gesto de serviço, amor e carinho proporcionada pela figura paterna.
Notem que esses presentes podem ser dados por todos nós, todos os dias!
Por fim, gostaria de deixar duas observações que eu considero muito relevantes mim e que eventualmente possam ser úteis para todos: (1) a gente entende mais facilmente os nossos pais quando temos nossos próprios filhos; (2) não espere até ter seus próprios filhos para entender, valorizar e reconhecer os seus pais.
Feliz dia dos Pais!