Estatísticas apontam que um dos principais motivos de brigas entre os casais é o dinheiro. Ou melhor, as dificuldades financeiras pelas quais uma família passa. Quando o dinheiro acaba, podem acabar também a paciência, o humor e, infelizmente, o amor.

Claro que esta é uma situação muito fatalista. É o pior cenário. Só que se considerarmos o momento econômico que o Brasil tem passado nos últimos anos e a assustadora marca de 14 milhões de pessoas desempregadas, é possível afirmar que a situação descrita acima tende a ser cada vez mais comum.

Mas o problema não está na falta de dinheiro! O problema começa na falta de conversa sobre o dinheiro. Na falta de entendimento sobre o assunto e na falta de decisões e ações quando o assunto é dinheiro.

Tudo isso faz com que as pessoas optem por ignorar os problemas financeiros do casal e da família e optem também por não buscar ajuda profissional em momentos de crise. Até o dia em que a bomba estoura!

Esse é o tema central deste livro, escrito pelo consultor Gustavo Cerbasi. Publicado originalmente em 2004, este livro se transformou num best seller porque traz lições que podem ser facilmente aplicadas em todas as fases da vida do casal.

É um verdadeiro guia, que aponta ações estratégicas que irão viabilizar todos os sonhos e objetivos que o casal deseja realizar. Além das lições sobre planejamento financeiro para o casal, o livro apresenta também insights importantes sobre a importância da educação financeira para os filhos e para a importância do planejamento financeiro para a melhor idade.

Mas o ponto central do livro, em minha opinião, é o de mostrar o quanto é importante administrar bem as finanças pessoais. Além das ferramentas e metodologias apresentadas pelo autor, creio que o conteúdo desta obra também lança as bases para o que chamamos de finanças comportamentais.

Finanças comportamentais é o entendimento que a forma como lidamos com o dinheiro é influenciada por questões ligadas ao nosso perfil comportamental, aos exemplos que recebemos e as nossas heranças culturais.

Este livro é uma grande inspiração para o desenvolvimento do Coaching Financeiro, que atua fortemente numa metodologia de planejamento financeiro alinhada ao perfil comportamental de cada pessoa.

Tendo em vista o fato de que os ensinamentos propostos por Gustavo Cerbasi em seu livro serem atemporais, as pessoas podem ler e adotar as técnicas por ele apresentadas em qualquer momento da vida.

É claro que quanto mais cedo, melhor, porque daí o fator “tempo” irá atuar a nosso favor a fim de que a gente consiga se planejar para ter grandes ganhos financeiros num longo prazo.

Recomendo a leitura! E, principalmente, recomendo aplicar as técnicas por ele ensinadas neste livro.

FICHA CATALOGRÁFICA:

CERBASI, Gustavo. Casais inteligentes enriquecem juntos. São Paulo: Sextante, 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *