Pode haver comunhão entre Medicina e Espiritualidade. Ou seja, entre o racional e o emocional, entre a ciência e a fé? É o que propõe o livro que dá título a este texto.

Escrito por Deepak Chopra, médico indiano radicado nos Estados Unidos, o livro se tornou rapidamente um grande sucesso de vendas por deixar claro que o conceito de sucesso e felicidade é muito mais amplo do que as pessoas imaginam e, principalmente, de que o sucesso é fruto do curso natural da vida e tudo o que precisamos fazer é entender as principais leis que regem a nossa vida.

As sete leis não foram criadas pelo autor. Elas são frutos de suas práticas hinduístas e espiritualistas e o motivo do sucesso deste livro é que o autor foi muito feliz em traduzir estas leis para o nosso cotidiano, nossa vida pessoal e profissional.

Um exemplo disso é quando o autor afirma que a maneira mais fácil de obter o que se quer é ajudar os outros a conseguirem o que querem. É a prática do desapego e do altruísmo, fazendo com que a gente reconheça a importância da presença das outras pessoas em nossas vidas.

O autor também lembra que as lamentações que fazem com que muitas pessoas fiquem prostradas e reclamem da falta de sorte são apenas uma consequência das escolhas feitas no passado. Ele afirma que, de forma consciente ou inconsciente, nosso estado atual é fruto das escolhas feitas por nós. Consequentemente, se quisermos um futuro melhor, tudo o que precisamos fazer é melhorar as escolhas feitas no presente.

Mas quais são as leis citadas pelo autor? De forma breve, elas estão listadas logo abaixo:

  • Lei da Potencialidade Pura: a fonte de toda a criação é a consciência;
  • Lei da Doação: dar e receber são fundamentais, pois estimulam a troca de energia;
  • Lei da Causa e Efeito: colhemos o que plantamos;
  • Lei do Mínimo Esforço: a natureza funciona sem esforço;
  • Lei da Intenção e do Desejo: nossas intenções se transformam em energia e realizações;
  • Lei do Distanciamento: quando nos abrimos ao desconhecido, nos entregamos a todas as possibilidades;
  • Lei do Propósito de Vida: todos têm um propósito, algo único para dar aos outros.

Interessante também é observar que o autor propõe uma quebra de paradigma muito importante no que diz respeito ao conceito de sucesso. Para Chopra, o sucesso somente tem sentido quando estiver ligado ao sucesso espiritual, da mente, do bem-estar interior das pessoas. O autor lembra que o sucesso não está diretamente relacionado às questões financeiras, pois para que os ganhos materiais sejam sustentáveis é fundamental ter equilíbrio interior.

De certa forma é por isso que esta obra faz tanto sucesso, sobretudo entre as pessoas cuja realidade atual está pautada na alavancagem e no crescimento material e financeiro. Talvez a mensagem das sete leis espirituais do sucesso torne essa caminhada mais prazerosa, pois, conforme o próprio autor afirma, o sucesso está na jornada e não no destino.

 

FICHA CATALOGRÁFICA:

CHOPRA, Deepak. As sete leis espirituais do sucesso. São Paulo: Best Seller, 1994.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *