Às vezes é preciso dar um passo atrás para conseguirmos dar dois passos para a frente! Você já reparou que, às vezes, retroceder um pouco é uma alternativa melhor do que insistir em seguir em frente? Já percebeu que seguir em frente nem sempre é sinônimo de progresso? Ao longo da minha carreira eu aprendi que em alguns casos a melhor alternativa é justamente dar um passo atrás. Voltar uma fase, começar de novo ou, simplesmente, parar para respirar.

Essa constatação traz à minha mente um clássico do cinema: Alice no País das Maravilhas. Em um determinado momento do filme, Alice está em dúvida sobre qual caminho tomar quando se vê diante de uma verdadeira encruzilhada. Então ela encontra um gato, para quem pergunta:

“- O senhor poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar?”

O gato respondeu: “- Isso depende muito! Para onde você quer ir?”

Alice responde: “- Não me importo muito para onde vou!”

Então o gato, sabiamente, responde: “- Então também não importa o caminha que você vai escolher!”

Insatisfeita, Alice comenta: “- Tudo o que eu quero é chegar em algum lugar!”

E o gato retruca: “- Oh, você pode ter certeza de que vai chegar a algum lugar se caminhar bastante!”

Essa fábula serve para nos mostrar que saber para onde se quer ir é o mais importante, porque quem deseja chegar a algum lugar, chegará… Em qualquer lugar… Só que talvez esse lugar não seja aquele que desejávamos. Por isso que às vezes é preciso parar, para analisar cuidadosamente onde estamos a fim de determinar para onde queremos ir. A caminhada e a própria velocidade da caminhada somente farão sentido quando a gente sabe para onde está indo.

Voltando à questão que eu comentei no começo do texto, eu acredito mesmo que nem sempre seguir em frente é sinônimo de progresso. Da mesma forma, acredito que dar um passo atrás não é necessariamente um sinal de retrocesso, mas sim de maturidade e humildade por termos reconhecido que o caminho pelo qual estávamos seguindo não era o correto. Só que, muito embora todos nós tenhamos a condição de dar esse passo atrás para refletir melhor sobre o caminho que está sendo tomado, dificilmente encontramos pessoas dispostas a fazer isso. O motivo? Muitos acham que dar um passo atrás é sinal de fraqueza.

Para essas pessoas, penso que falta humildade e até um pouco de sabedoria para reconhecer que o que importa não é estar em movimento, mas sim em movimento para o lugar certo.

Participe da discussão

4 comentários

  1. A dois meses atrás adotei essa frase como meu lema de vida, tive uma mudança significativa em meus hábitos, na verdade essa frase surgiu em minha cabeça naturalmente, pois nunca tinha ouvido isso antes e hj resolvi pesquisar, gostei muito da explicação e da ligação feita com o filme, Parabéns.

    1. Olá, Marco!

      Eu acredito que há frases cujas simples palavras fazem grande diferença na vida da gente! Fico feliz que isso tenha acontecido com você e mais feliz ainda pela nossa explicação ter feito sentido! Obrigado pelo seu comentário!!

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.