Às vezes é preciso dar um passo atrás para conseguirmos dar dois passos para a frente! Você já reparou que, às vezes, retroceder um pouco é uma alternativa melhor do que insistir em seguir em frente? Já percebeu que seguir em frente nem sempre é sinônimo de progresso? Ao longo da minha carreira eu aprendi que em alguns casos a melhor alternativa é justamente dar um passo atrás. Voltar uma fase, começar de novo ou, simplesmente, parar para respirar.

Essa constatação traz à minha mente um clássico do cinema: Alice no País das Maravilhas. Em um determinado momento do filme, Alice está em dúvida sobre qual caminho tomar quando se vê diante de uma verdadeira encruzilhada. Então ela encontra um gato, para quem pergunta:

“- O senhor poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar?”

O gato respondeu: “- Isso depende muito! Para onde você quer ir?”

Alice responde: “- Não me importo muito para onde vou!”

Então o gato, sabiamente, responde: “- Então também não importa o caminha que você vai escolher!”

Insatisfeita, Alice comenta: “- Tudo o que eu quero é chegar em algum lugar!”

E o gato retruca: “- Oh, você pode ter certeza de que vai chegar a algum lugar se caminhar bastante!”

Essa fábula serve para nos mostrar que saber para onde se quer ir é o mais importante, porque quem deseja chegar a algum lugar, chegará… Em qualquer lugar… Só que talvez esse lugar não seja aquele que desejávamos. Por isso que às vezes é preciso parar, para analisar cuidadosamente onde estamos a fim de determinar para onde queremos ir. A caminhada e a própria velocidade da caminhada somente farão sentido quando a gente sabe para onde está indo.

Voltando à questão que eu comentei no começo do texto, eu acredito mesmo que nem sempre seguir em frente é sinônimo de progresso. Da mesma forma, acredito que dar um passo atrás não é necessariamente um sinal de retrocesso, mas sim de maturidade e humildade por termos reconhecido que o caminho pelo qual estávamos seguindo não era o correto. Só que, muito embora todos nós tenhamos a condição de dar esse passo atrás para refletir melhor sobre o caminho que está sendo tomado, dificilmente encontramos pessoas dispostas a fazer isso. O motivo? Muitos acham que dar um passo atrás é sinal de fraqueza.

Para essas pessoas, penso que falta humildade e até um pouco de sabedoria para reconhecer que o que importa não é estar em movimento, mas sim em movimento para o lugar certo.

Participe da discussão

10 comentários

  1. A dois meses atrás adotei essa frase como meu lema de vida, tive uma mudança significativa em meus hábitos, na verdade essa frase surgiu em minha cabeça naturalmente, pois nunca tinha ouvido isso antes e hj resolvi pesquisar, gostei muito da explicação e da ligação feita com o filme, Parabéns.

    1. Olá, Marco!

      Eu acredito que há frases cujas simples palavras fazem grande diferença na vida da gente! Fico feliz que isso tenha acontecido com você e mais feliz ainda pela nossa explicação ter feito sentido! Obrigado pelo seu comentário!!

      Um abraço!

  2. Fabiano, obrigada pelo texto!
    Encontrei-o através do LinkedIn, e parece um retrato de tudo aquilo que estou a passar nos últimos meses.
    Demiti-me de um trabalho e de uma empresa que amava por falta de valorização, a qual sei que nunca iria alcançar como merecido. Ainda não consegui encontrar o propósito de tudo, porque continuo a estar um passo atrás desde que deixei aquele emprego. Mas acredito que, um dia, tudo fará sentido.

    1. Oi, Daniela!

      Obrigado pelo seu comentário!
      Já passei por uma situação assim e costumo dizer que é uma fase de luto. A boa notícia é que as suas palavras já trazem a resposta para o que você está sentindo. Hoje parece que a situação não faz sentido, mas com o tempo você verá que esse passo atrás foi necessário para você continuar a sua caminhada. Digo isso porque você falou em falta de valorização e eu creio que a sua atitude foi corajosa justamente porque você é que deu para si o valor que não te foi dado na empresa em que trabalhava. Ao fazer isso, você teve uma grande atitude de amor próprio. Por isso, tenha certeza que os vários passos para frente ainda virão.

      Um abraço!

    1. Olá, Fernando!

      Em termos de discurso, nenhum me encanta. Mas eu acredito que o verdadeiro passo atrás não está se o candidato A ou B for eleito, e sim se continuarmos sendo meros expectadores da política nacional. O passo à frente ocorrerá quando formos mais atuantes política e socialmente.

      Um abraço!

  3. Estou passando por um momento exatamente assim .
    Peço permissão pra compartilhar seu texto nas minhas redes sociais , muito obrigada pela partilha de conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *