Por ser o último texto do ano, nada mais natural do que falar daquilo que muitas pessoas se põem a pensar quando esta época se aproxima: as metas para o ano-novo! As resoluções, as promessas, enfim, tudo aquilo que a gente não realizou no ano que termina e que ficamos devendo para nós mesmos.

As pessoas que têm por hábito fazer uma lista de promessas ou compromissos para o ano-novo, irão facilmente identificar o que foi realizado e o que vai ficar para 2025. Quem não fez a lista ou quem apenas mentalizou aquilo que desejava realizar, talvez tenha mais dificuldade em lembrar de todos os compromissos assumidos.

O fato é que para muita gente é normal fazer uma espécie de balanço do ano que passou. Para alguns, esse balanço vai ter um resultado negativo e, assim será, se medirmos o resultado do ano somente a partir daquilo que for tangível:

  • No quanto vendemos a menos;
  • No quanto deixamos de ganhar;
  • Nos investimentos que deixamos de fazer;
  • Naquele emprego que perdemos…

Por outro lado, para outros o saldo do ano será positivo, justamente, porque tiveram conquistas pessoais e profissionais:

  • Alcançaram metas;
  • Foram promovidos;
  • Foram bem-sucedidos naquilo que fizeram…

Mas, independente do resultado do seu ano, eu penso que esta é uma oportunidade de fazermos um balanço diferente, refletindo sobre o quanto aprendemos, evoluímos e crescemos em 2024. Quantas mudanças fizemos, quantas ideias tivemos e quantos projetos antigos tiramos do papel e colocamos em prática. Assim será possível ver que a gente sempre tem a ganhar. Em outras palavras:

Ou a gente vence, ou a gente aprende

Penso que essa é a verdadeira tônica que devemos dar às nossas reflexões sobre o ano que está terminando. Mas, se ainda assim o saldo do seu ano for negativo, significa que no próximo ano a gente não pode colocar a culpa na crise, por mais um ano de saldo negativo das nossas ações.

Então, fica o convite para que desde já cada um se permita a realizar seus projetos, dar vazão as suas ideias e arriscar mais do que está acostumado. Que seu ano novo seja focado em aprender, crescer e evoluir.

Vale a pena! Assim você terá um ano-novo ainda melhor!

Feliz 2025!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *