Recentemente eu recebi um desafio muito interessante! Uma empresa, na qual eu trabalho com consultoria, me convidou para realizar um treinamento com os líderes que atuam na organização.
Esse treinamento tinha um tema bem claro e específico: os propósitos organizacionais da empresa!
Para quem não conhece, chamamos de propósitos organizacionais o conjunto composto pela missão, visão, valores e declaração de negócio de uma organização. Não importa se for uma empresa pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Todas as organizações têm propósitos, mesmo aquelas que não formalizam, escrevem ou divulgam para seus colaboradores e parceiros de negócio.
Não é o caso da empresa em que eu realizei esse trabalho. Nesta organização, os propósitos estão bem definidos e são de conhecimento de todos. Mas, alguma coisa estava faltando…
A leitura que fizemos, antes de organizar o treinamento, foi de que parecia não estar claro para as pessoas a forma como cada um poderia se engajar, ou melhor, praticar os propósitos da empresa. Mais ainda: estava claro que os propósitos deveriam ser empregados no dia a dia da empresa, para que as expressões que compunham a missão, visão e valores se tornassem algo natural para os colaboradores.
Durante o treinamento, ficou nítido o engajamento dos líderes para com tudo o que estava sendo falado. Porém, em um certo momento do treinamento fiz uma pergunta que, felizmente, levou a liderança a refletir sobre a sua atuação dentro da organização. Perguntei:
“Qual é a missão do seu departamento?”
Apesar da pergunta ser simples e direta, a resposta não surgiu de forma tão rápida assim. E não era para menos, pois para muitos líderes a missão do departamento era bem clara: bater as metas estabelecidas!
Logicamente, essa missão faz todo o sentido. O objetivo geral do trabalho, aquele pelo qual cada líder é cobrado, é bater as metas do seu setor. Mas a pergunta persiste: qual é a missão do seu departamento?
Para tentar facilitar a resposta, fiz algumas perguntas adicionais:
- Para que o seu setor existe?
- O que o seu departamento faz?
- Como o departamento em que você trabalha contribui para o resultado da empresa?
Acredito que foi neste momento que as coisas ficaram mais claras para os líderes, que se permitiram enxergar de forma mais sistêmica o trabalho do seu departamento.
Não foi possível responder naquele dia qual era a missão de cada departamento, de modo que cada um dos participantes levou consigo a tarefa de escrever a missão do seu departamento, para depois compartilhar com os colegas no encontro seguinte.
Passada uma semana, lá estávamos nós novamente reunidos para debater sobre o tema e, para a minha felicidade, as contribuições foram muito preciosas!
Depois que cada um compartilhou a missão do seu departamento, tomei a liberdade de perguntar de que forma cada um havia chegado naquela declaração. De forma quase unânime, disseram que haviam se reunido com pessoas da sua equipe para debater a respeito, o que leva a constatar que construir a missão do departamento foi também um trabalho em equipe e um exercício de liderança.
Perguntei também o que havia mudado depois da descoberta da missão do departamento e, nesse quesito, todos disseram que passaram a ver de forma diferente o trabalho exercido não só pelo seu, mas também pelo trabalho feito pelos outros departamentos.
É claro que a descoberta da missão não irá simplesmente revolucionar uma empresa. É preciso que ela seja compartilhada e, principalmente, vivida diariamente pelas pessoas. Mas, uma coisa é certa: torna-se mais fácil para as pessoas entender o impacto das suas ações no todo e, saber como podem contribuir para o resultado global da organização, quando elas conhecerem a missão da área em que trabalham.